Estudante

Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

  • 2

No livro Vidas Secas, do autor Graciliano Ramos, é retratada a luta de uma família que conta com o pai, a mãe, o cachorro e seus dois filhos não nomeados pela sobrevivência no sertão nordestino. Longe da ficção, a realidade da falta de documentação pessoal está cada vez mais diligente porém, ao contrário do teor fictício da obra, no Brasil, essa realidade se estabelece de forma preocupante. Assim, é inegável que esse panorama tem origem na negligência do Estado, que se mostra omisso na resolução do quadro. Logo, acentuam-se a problemática não só a insuficiência governamental como também a negligência midiática.
Diante desse cenário, a insuficiência governamental cristaliza a inacessibilidade à documentação no país. Isso acontece devido ao conceito de cidadania mutilada do geógrafo Milton Santos que diz respeito à falta de acessibilidade a direitos garantidos na Constituição, o que contribui para a invisibilidade do indivíduo. Consoante isso, a cidadania se vê ameaçada ao passo que, ao não possuir acesso à documentos como RG e certidão de nascimento, por exemplo, uma parcela da população se vê impedida de exercer seus direitos e deveres. Dessa forma, a falta de políticas públicas que promovam a emissão de documentos pessoais no país representa a mutilação da cidadania.
Outro fator que corrobora para a problemática é a negligência midiática que perpetua o desconhecimento acerca da necessidade de documentação pessoal. Essa situação surge, principalmente, devido à Indústria Cultural, conceito cunhado pelos filósofos Adorno e Horkheimer que defendiam que a mídia funciona como uma espécie de fábrica produzindo conteúdos padronizados a fim de domar a sociedade. No que tange ao Brasil, a mídia desempenha papel fundamental na alienação dos brasileiros para com a emissão de documentos pessoais visto que, ao não exibir propagandas que divulguem a importância de possuir documentos de identificação, por exemplo, os meios de comunicação contribuem para a invisibilidade do indivíduo que não detém registro de nascimento, que seguirá sendo inexistente para o Estado e tendo a garantia de sua cidadania negada. Assim sendo, a Indústria Cultural por detrás da mídia brasileira está interligada com a invisibilidade do cidadão sem documentos.
Destarte, é necessário perceber que a existência de brasileiros sem registro geral no país é fruto inegável das ínfimas campanhas que promovam a emissão de documentação. Portanto, é mister que o Governo Federal, junto ao Ministério da Cidadania, crie, por meio do repasse de verbas, o Programa Nacional da Documentação, que contará com campanhas para emissão de documentos nas áreas rurais e urbanas das cidades brasileiras a fim da diminuição de brasileiros sem a documentação apropriada. Ainda, cabe à ANATEL a regulamentação de uma norma que torne obrigatório a divulgação das campanhas do Programa em rede nacional com o intuito de atrair mais interessados. Espera-se que, a partir de tais medidas, histórias tais quais a retratada em Vidas Secas fiquem restritas à ficção.

Compartilhar

4 Correções

  1. Demostra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita

    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de
    recursos coesivos

    Apresenta proposta de intervenção com os cinco elementos

    • 0
  2. olha, além do que falaram acima, minha nota seria

    180,200,180,200,200: 960

    C1:

    …Longe da ficção, a realidade da falta de documentação pessoal está cada vez mais diligente-FaltaUmaVírgulaAqui-porém, ao…

    a cidadania se vê ameaçada ao passo que, ao não possuir acesso à-essa crase não existe- documentos-seria bom colocar uma vírgula aqui-como

    C3: o texto não apresenta muitas marcas de autoria, exceto pelo começo com vidas seca. Claramente, como é dito no manual dos corretores, o texto apresenta nítidas partes prototípicas, ou seja, que já estavam prontas para serem usadas independentemente do tema. Isso ficou muito nítido principalmente no desenvolvimento 2( terceiro parágrafo).

    Tirando isso, de fato, o texto é incrível

    • 0
  3. oii tentarei corrigir da melhor maneira possível!
    Primeiramente eu adorei sua redação, e você soube trazer de uma forma muito boa o seu entendimento da forma gramatical de acordo com o tema o que mostra ao corretor seu domínio da língua, outro ponto é que você soube utilizar muito bem o conectivos na sua redação trazendo a estrutura de coesão para sua redação além das citações que você usou mostrando seu repertorio sociocultural em analise!
    eu gostei muuito da sua redação e espero que dê tudo certo <3

    NOTA:980

    • 0
  4. D2
    -” Isso acontece devido ao conceito de “Cidadania mutilada” do geógrafo Milton Santos “, como é um conceito atribuído ao geógrafo, eu colocaria com letra maiúscula e entre aspas.

    D3
    -“Outro fator que corrobora para a problemática é a negligência midiática (,) que perpetua o desconhecimento acerca da necessidade de documentação pessoal”> vírgula

    Conclusão
    -” que contará com campanhas para emissão de documentos nas áreas rurais e urbanas das cidades brasileiras” > A área urbana chama-se “cidade” logo na cidade não existe área urbana e rural, pois a cidade é apenas a parte urbana de um município ou região.

    -” a fim da diminuição de brasileiros sem a documentação apropriada” > esse “a fim” ficou descolado, a fim de que? diminuição de brasileiros? vão matá-los? poderia ser substituído por ” VISANDO a diminuição da TAXA de brasileiros…”, “com o ESCOPO de diminuir os ÍNDICES de brasileiros sem…”

    -” Programa em rede nacional com o intuito de atrair mais interessados” > apenas os interessados?? se a pessoa não tem nem conhecimento sobre a importância dos documentos ela vai se mostrar interessada??? considere colocar ” em rede nacional com o intuito de DIFUNDIR cada vez mais a informação”, “FACILITAR a difusão da informação” “atingir até mesmo áreas remotas, para que assim todos possam exercer sua cidadania…”

    -“Espera-se que, a partir de tais medidas, histórias tais quais a retratada em Vidas Secas fiquem restritas à ficção.” > Repetição de “tais”, para mim ficou bom mas alguns corretores são enjoados com a repetição de palavras no mesmo parágrafo, pois acham que vc não possui diversidade vocabular, isto é, palavras diferentes para uma mesma coisa. Tente substituir por “espera-se, com tais medidas, que histórias como a retratada em Vidas Secas fiquem restritas à ficção.”

    FINALIZANDO.
    Cara sua redação tá incrível, todos os repertórios que vc usou encaixaram perfeitamente, sua escola de palavras e o modo como abordou o assunto foram sublimes.
    O modo como vc se utilizou de legitimadores para concordarem com sua argumentação foi estupendo! Quero muito ler esse livro Vidas Secas, é bom?
    De qualquer forma, sua escrita é muito boa, de verdade. Eu normalmente procuro redações ruins para corrigir, para ajudar quem tá começando. Quando comecei a ler a sua quase desisti, vi que iria ser boa, e foi mesmo. Parabéns.
    Como sou estudante, não tenho confiança para atribuir notas ou coisa do tipo, além de que, os pontos que chamei atenção ali em cima é para ser feito apenas se vc achar pertinente, claro, se vc concordar com o “erro”.

    Bons estudos, não continue assim, fique cada vez melhor e não se contente com isso, busque cada vez mais. Sucesso!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.