Na série de livros “Harry Potter”, da autora e escritora britânica J. K. Rowling, é relatada a situação de três amigos, Thiago, Pedro e Sirius, que possuem o poder de transformação em algum animal, animagos. Entretanto, eles são impedidos de exercer sua habilidade legalmente por não terem obtido o registro adequado no Ministério da Magia, recebendo então, uma invisibilidade de suas capacidades. Fora da ficção, similarmente ao cenário brasileiro, onde ocorre o não registro de nascimento de diversas crianças, impedindo-as de conseguirem a garantia de cidadania e também ocorrendo o não reconhecimento de existência deste ser.
Primeiramente, é válido destacar que com a certidão de nascimento, direitos civis são conquistados. Porém, ao privar um recém-nascido de sua declaração de que nasceu, priva-se também o acesso aos demais documentos da nação brasílica, necessários para ser considerado um cidadão. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), todo ser humano tem direito à acesso a educação e trabalho de qualidade, mas isso torna-se uma dificuldade para aquele que não tem sua vida reconhecida pelo país.
Ademais, como colocado pela Lei Nº 9534, o registro de pessoas é gratuito no Brasil, estando em vigor desde 1997. Visto que, mesmo com o acesso financeiro facilitado, ainda assim existem partes da população que estão invisíveis na nação, possivelmente por falta de informações concedidas aos pais que geraram o filho. Consequentemente ao carecimento de esclarecimento de dúvidas, um novo cidadão pode acabar desconhecido como parte do povo verde-amarelo.
Portanto, é de mister necessidade promover o aprimoramento de campanhas publicitárias sobre a importância de reconhecer em cartórios as suas proles, afim de aumentar o número de cidadãos da pátria. Para o funcionamento do projeto, o Ministério da Cidadania através de mídias televisivas e redes sociais, deve promover uma propaganda explicativa do tema e para a população mais carente, utilizar a propagação da mensagem por cartazes e outdoors. Dessa maneira, será possível registrar aqueles que necessitam e promover a garantia de acesso à cidadania no Brasil.
OBS: se puderem corrigir a redação aplicando os conceitos do Enem eu agradeço muito. <3
Daniel Barbosa
Boa noite!
Sua redaç.ão está muito boa, porém você deveria ser mais crítica no D1 e D2 no mais tudo bem com o seu texto…
C1 160
C2 180
C3 180
C4 180
C5 180
880
======================================================
Continue treinando que você chegará a nota máxima!!!!
Se possivel por favor corrija a minha redação enem 2021 e participe de nosso canal no youtube, grato!!
JeffersonF
Olá, bom dia!! Não sou nenhum especialista, mas lá vai:
A sua redação está muito boa, só sinto que às vezes você não construiu pontes entre os parágrafos, isso também é válido na conclusão, onde você não retoma nenhuma alusão, apenas cria uma aleatória. Seria bastante interessante se você criasse uma alusão na introdução e a retomasse na conclusão, fazendo uma ponte melhor no seu texto.
O texto está bom, acredito que uns 800 dá pra tirar!