A garantia de acesso à cidadania tem sido um fator muito comentado nos diferentes setores sociais, visto que trouxe consigo a temível indiferença causada pela invisibilidade do público em condições de fragilidade socioeconômica. Tal situação encontra respaldo não só na ausência de atendimento às pessoas não portadoras dos principais documentos de identificação, mas também na falta de iniciativas solidárias por parte de outros indivíduos. Assim, a fim de atenuar o quadro retratado, medidas são precisas.
Diante desse cenário, convém pontuar que a carência de atuação estatal frente à situação dos registros nacionais configura um descumprimento dos princípios legislativos brasileiros. Isso porque, de acordo com a Lei n° 9.534 de 1997, o registro de nascimento adquire caráter gratuito à população. Embora o regimento legal exista, não há reforço às iniciativas diretas para solucionar esse gravíssimo entrave, uma vez que, mesmo com o projeto de transportes voltados à assistência social, a inexistência dos documentos pode prejudicar a inscrição em benefícios como o Bolsa Família. Para tanto é inadmissível que, em um país como o Brasil, problemas desse nível perdurem.
Além disso, um considerável equívoco é avaliado na inaplicabilidade de ações solidárias oferecidas por outros cidadãos. Nesse aspecto, cabe destacar as influências históricas desse comportamento, posto que, na fase pós-colonial muitos negros escravizados foram impedidos de exercer a cidadania após a libertação dada pela Lei Áurea, o que ocasionou a invisibilidade do grupo citado. Semelhantemente, muitos cidadãos nativos não recebem de outrem o devido auxílio, o que impossibilita a inclusão. Desse modo, é urgente desconstruir tal influência e o paradigma da escassez empática.
Para tanto, o Poder Executivo, responsável popular, por meio de pesquisas geográficas com o apoio do IBGE, deve reforçar a inserção de ônibus em regiões com maior demanda, a saber, o nordeste e o sudeste, com o fito de confirmar o direito assegurado a essa classe. Espera-se, com isso, identificar e corrigir os equívocos que impedem o reconhecimento e direito à documentação pessoal.
Marya@37
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: ótima introdução. Apresenta um bom argumento introdutório e de acordo com o tema. Além de ter bons pontos na tese a serem discutidos ao longo do texto.
Desenvolvimento: D1- adorei o tópico frasal. Possui um argumento pertinente e explicativo sobre o assunto discorrido e pontuado na tese. Assim como, apresenta repertório produtivo que amplia o seu conhecimento e frase conclusiva de intensificação. D2- contém tópico frasal e uma boa ampliação do mesmo, ou seja, uma explicação. E também, aponta um repertório que valida e da credibilidade ao assunto desenvolvido no parágrafo. Por fim, há frase conclusiva de intensificação.
Conclusão: achei a conclusão um pouco curta, poderia ter retomado algum argumento dito anteriormente. Tirando isso, a sua conclusão está ótima, apresenta os cinco elementos necessários para fazer uma proposta de intervenção.
Visão geral: faz o uso de convectivos que ajudam a interligar os parágrafos de forma eficiente e coesa. Além disso, não apresenta muitos desvios de gramática. O seu texto esta bom, porém há pontos a serem melhorados como por exemplo a conclusão, onde você podeira ter argumentado um pouco mais. Continue treinando você está indo muito bem!
Espero ter ajudado, bons estudos!
FRANCISCOFONTENELLE
Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem:
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 200
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. PONTUAÇÃO: 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. PONTUAÇÃO: 200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final: 880
ana.gomes
CI. 200
CII. 180
– Repertório sociocultural.
Poderia somar um pouco mais de repertório ao texto.
CIII. 120
– Retomada da tese no parágrafo de conclusão.
Seria interessante vc ter feito isso para trazer um fechamento mais completo do texto.
– Planejamento correto das ideias.
Tanto no primeiro, quanto no segundo argumento, houve uma desorganização sutil das ideais em seu desenvolvimento, o que dificultou a interpretação das suas reais afirmações.
CIV. 200
CV. 200
TOTAL – 900
Ficou bem legal a sua redação. Ela segue uma estrutura simples, com a gramática correta, bom uso de conectivos e um detalhamento bom na conclusão. O que pontuei foram coisas importantes de se prestar atenção, mas que acabaram não sendo tão graves no seu texto.