invisibilidade e registro civil

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O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude o medo é desesperança refletidos no semblante de um personagem envolvo por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela falta de documentação é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e o desinteresse social.

A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa às causas dessa situação. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das instituições zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedades, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica devido à baixa atuação das autoridades, o aviso sobre a importância das documentações não são publicadas, assim gerando grande desinformação para a sociedade. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.

Outrossim, é igualmente preciso apontar a sociedade, com como outro fator que contribui para a manutenção do problema. Posto isso, de acordo a declaração universal dos direitos humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Diante de tal exposto, nota-se que pessoas pobres de conhecimento e sem estudos devido à falta de documentação não procuram sair da sua zona de conforto a procura da sua identificação, logo assim virando um ciclo vicioso, Logo. é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a as consequências desse problema. Dessarte a fim de instruir a população a solicitar sua documentação, é preciso que o governo – por meio de anúncios/propostas – a fim de orientar e fazer mais pessoas com pouco conhecimento a fazer o processo de identificação. paralelamente, é imperativo que. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratado por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico

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3 Correções

  1. Faz uma correlação bem interessante entre o quadro e situação problema, traz para a realidade brasileira atendendo aos aspectos necessários da introdução : contextualização, transição e tese.Traz a tese explicita sobre as causas, tem falta de virgula,erro gramatical “envolvo” é “envolto” e alguns outros desvios durante o texto o que te faz perder pontos.
    Durante o desenvolvimento, tem bom entendimento do tema, porém pode melhorar sua estratégia argumentativa, você fala muito do repertorio mas não torna-o produtivo, precisa linca-lo mais com o tema e mostrar como ele se faz presente nesse problema colaborando pra sua permanência.Você citou Bauman, mais não explicou bem a relação com o problema, ficou confusa essa parte. No terceiro paragrafo,você deixou claro na sua tese que iria falar de como a sociedade coaduna para a permanência do problema, mais quando fala de que pessoas pobres e sem conhecimento não fazem nada para mudar essa situação, isso remete a uma falha governamental no sistema educacional e não uma falha da sociedade em si, então você não desenvolvi bem o que é apresentado pela tese .
    Na conclusão, você consegue trazer a ação, agente, meio, finalidade, porém falta o modo, como esses anúncios se darão ?
    É por televisão,midias socias… e falta o detalhamento da sua intervenção.
    Você consegue entender muito bem o tema, retomar elementos do texto na conclusão, deixando o texto cíclico ( bacana isso), mas precisa melhorar argumentação e conclusão, além dos desvios gramaticais e de vírgula.

    C1-120
    C2-160
    C3-120
    C4-200
    C5-160
    Total – 760

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  2. Olá, vou analisar sua redação com base nas competências no Enem.
    Sua introdução apresentou alguns desvios semânticos e falta de pontuação ou a mesma empregada de forma inadequada, por exemplo, não houve virgulas em meio aos sentimentos retratados no quadro.(Repertorio bem encaixado, produtivo, pertinente ao tema)
    Seu D1 também teve os mesmos desvios na norma de escrita. Você argumentou como culpa do Estado a má circulação de informações legitimas que possam chegar a todos, principalmente aos mais afetados, mas será que “esse aviso não ser publicado” é mesmo culpa do Governo? Será que isso não cabe a imprensa ou a mídia? seu argumento da citação do sociólogo Bauman deveria ser aplicada a outra problemática, a omissão midiática.
    No D2, será que os cidadãos atingidos por essa adversidade não buscam sua documentação? pode ser que sim, mas não podemos dizer que essa é a “zona de conforto” deles.
    Na proposta de intervenção nao consegui identificar a ação e o detalhamento com clareza, podem ter ficado implícitos com o uso do termo “a fim de”, boa retomada da ideia apresentada na introdução.
    C1=140
    C2=150
    C3=200
    C4=200
    C5=140
    NOTA:830.
    BONS ESTUDOS!!

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  3. 1° Parágrafo: Ótimo, muito bom.

    2° Parágrafo: Leia a observação do primeiro parágrafo.

    3° Parágrafo: No final do parágrafo você errou a pontuação. “… vicioso, Logo. é inadmissível …”

    4° Parágrafo: Não tem uma retomada de objetivo, efeito e falta detalhamento.

    Notas em geral: Você soube argumentar, entendeu muito bem a problemática tem um bom uso de repertórios e conectivos. Se atenta mais na pontuação, houveram alguns casos que dificultaram a compreensão da frase por causa da pontuação.

    C1: 140; C2: 200; C3: 180; C4: 200; C5:140.

    TOTAL: 860

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