Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil(se for possível, corrija na forma do enem)

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Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à documentação pessoal e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão da invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da exclusão social.

Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução, a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na afirmação do obstáculo.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a exclusão social. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “Modalidade Líquido” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão Invisibilidade e registo civil: garantia da entrada na cidadania brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução.

Portanto, é fundamental que especialistas no assunto, têm o apoio do governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais sobre a Invisibilidade e registo civil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação da Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Enfim, essa problemática será gradativamente eliminada, pois, segundo Gabriel O Pensador: “Na mudança do presente a gente molda o futuro”

 

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2 Correções

  1. A redação foi desenvolvida de maneira convincente, porém, há erros gramaticais e de concordância. É possível perceber, também, que há erros gramaticais e de concordância no texto. Diante disso, é possível utilizar a sua análise, utilizar a sua redação e apresentá-la como uma intervenção muito bem desenvolvida. Segue esse caminho e busque aplicar todo o conhecimento, bem como utilizar referências e citações mais desenvolvidas, que as suas redações serão literalmente perfeitas.

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  2. C1 (160)= No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão da invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil impede(quem impede? faltou o sujeito) o pleno exercício desse direito.

    …é a característica da “Modalidade Líquido”(seria “Modernidade Líquida”?) vivida no século XXI.

    Portanto, é fundamental que especialistas no assunto, (que) têm o apoio do governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais…

    Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação da Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. (Primeiro, essa estrutura já foi repetida algumas vezes ao longo do texto. Segundo, não faz sentido. Haverá a erradicação da invisibilidade (ok) e do registro civil (?). Cuidado com esses encaixes do tema propriamente dito no meio do texto.

    C2 (120) = A abordagem do tema está prejudicada devido a extrema superficialidade dos argumentos(como se dá a invisibilidade? onde a questão do registro civil foi discutida?…), ainda assim, trata-se de um texto dissertativo-argumentativo. Há quatro repertórios socioculturais (um em cada parágrafo), apenas o da ONU é produtivo, sendo que o da conclusão é totalmente dispensável.

    C3 (80) = Nenhum dos argumentos está desenvolvido. O primeiro desenvolvimento, basicamente, só diz que a mídia influencia no problema, entretanto, não é explicado como. O segundo, em tese deveria falar da exclusão social, mas na prática nada foi dito sobre isso, o foco esteve 100% em cima do repertório, que não foi feita nenhuma relação com o tema, apenas está lá, solto. Além de tudo isso, aqueles encaixes do tema no meio do texto também são descontados aqui.

    C4 (160) = Não há uma quantidade expressiva de conectivos. Há a repetição de uma mesma estrutura várias vezes (nesse sentido, nesse contexto, nessa perspectiva).

    C5 (200) = A proposta de intervenção conta com o cinco elementos (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento), então tudo ok.

    720.

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