Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil(se for possível, corrija na forma do enem)

  • 1

Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à documentação pessoal e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão da invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da exclusão social.

Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução, a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na afirmação do obstáculo.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a exclusão social. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “Modalidade Líquido” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão Invisibilidade e registo civil: garantia da entrada na cidadania brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução.

Portanto, é fundamental que especialistas no assunto, têm o apoio do governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais sobre a Invisibilidade e registo civil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação da Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Enfim, essa problemática será gradativamente eliminada, pois, segundo Gabriel O Pensador: “Na mudança do presente a gente molda o futuro”

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite!
    Então, gostaria de fazer uns comentários acerca do seu texto.

    (ANTES DE TUDO)
    Obs:. não tou só criticando o texto, só tou tentando pontuar o que acho que poderia melhorar, por favorzinho não me entenda mal, como se eu tivesse dizendo “ah que texto ruim”, NÃO É ISSO! só tou querendo falar sobre o que acho pertinente e que pode te ajudar futuramente tá.

    (VISÃO GERAL) – Primeiramente, de modo geral, acredito que se você almeja uma nota 900+ em suas redações, fique alerta quanto ao tamanho dos parágrafos, pois, o que percebo é que você utilizou muitaaas linhas para uma contextualização na introdução e pouquissímas para os desenvolvimentos do arguementos, que de certa forma deveriam ser os mais desenvolvidos e isso contribuiria para o aprodufundamento argumentativo que é o mais imprescindível para um texto “dissertativo-argumentativo”.

    INTRODUÇÃO: Como falei na visão geral, achei um pouco grande, porém, a alusão a ONU é de grande importância e esse modo de ligar o objetivo inicial de algo, contrastando com a desgraça do Brasil (é algo que eu particularmente gosto de fazer), é sempre válido e muito pertinente. Outro ponto é que quando você retoma o tema da redação, ele vem muito “cru”, você só reescreveu, é mais interessante que você mude um pouco as palavras quando for citá-lo na intrudção, ou seja, ao invés de por “invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, ponha algo mais enxuto no lugar de reescrever uma frase enorme, isso vai lhe dar espaço para os próximos parágrafos de desenvolvimento do texto. Sobre as teses, eu também fiz o enem desse ano, encontrei bastante dificuldade em encontrar teses coerentes para desenvolver, e o que acredito que tenha acontecido com você é que você seguiu um pouquinho no “automático” quando pensou nessa tese sobre a mídia, tipo quando a gente põe a culpa de tudo no governo ou algo do tipo.

    DESENVOLVIMENTO: você poderia ter economizado linhas na introdução e usado elas para aprofundar mais sobre essa questão tanto da mídia quanto da exclusão social, a impressão que fica é que você tinha essas citações prontas e queria encaixá-las no texto, mas, mesmo que tenha sido isso, pontos pra você viu, pq eu mesmo geralmente não consigo usar filósofos, sociólogos etc.

    INTERVENÇÃO: Eu amo rap cara, você citou o Gabriel pensador bem no finalzinho alí, so que cuidado com isso, quando for citar algo é importante que essa citação seja PERTINENTE quanto ao assunto trabalhado, por isso, os professores geralmente dizem “cuidado com citação, ou alusões no final dos parágrafos”.

    Portanto,(1) é fundamental que especialistas no assunto, têm(2) o apoio do governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais sobre a Invisibilidade e registo civil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos.
    (1) Boaaa, eu sempre gosto de começar a intervenção bem assim “Urge, portanto,” ou “Infere-se, portanto”
    (2) aqui deveria ter escrito “tenham”, mas, eu trocaria a ordem dos fatores e escreveria assim, pra que ficasse mais claro “é fundamental que o Governo em parceria com o Ministério da Educação, apoie especialistas no assunto e financie projetos educacionais acerca da importância do registro civil e a consequente invisibilidade que a falta de tal gera…”

    EU NÃO VOU TE ATRIBUIR NENHUMA NOTA! pq se você realmente quer melhorar sua escrita, isso é o de menos se atente aos detalhes, não importa se alguém aqui te deu 500, 800 ou 1000, busque apenas melhorar o que as pessoas apontam aqui que possa está te impedindo de avançar. É isto, muito obrigado pela atenção(caso você leita).

    • 1
  2. oii não sou profissional em correção mas tentarei corrigir sua redação da melhor maneira possível!
    Primeiramente eu gostei bastante da sua redação, achei bem legal que você tenha utilizado muito recursos linguísticos o que é muito bom e mostra que você tem domínio da língua e das características que a banca pede, outro ponto perceptível do seu texto é as citações bastante utilizadas o que é muito bom também desde que tenha coerência com o tema e o argumento proposto, um ponto que quero destacar como forma atenção são os errinhos ortográficos que são mínimos mas é sempre bom revisar.
    Parabéns pela sua redação! ficou muito boaa espero que dê tudo certo <3

    NOTA:880

    • 1
  3. Olá !
    Seu texto está muito bom na vista de apresentação, mas irei fazer uma análise detalhada de cada parágrafo para ser mais objetivo.

    – Introdução: Sua introdução está linda, apenas procure atentar-se na parte “garante a todos os indivíduos o direito à documentação pessoal”, porque esse direito é concedido pela constituição federal. Outrora suas teses estão maravilhosas.

    -Desenvolvimento 1: Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, sua argumentação é credibilizada por sua exemplificação, mas você deveria dar mais detalhes sobre Pierre Bourdieu, porque apenas o nome pode ser referido a qualquer pessoa, e na frase do sociólogo coloque aspas, pois caso contrário será contado que a frase é sua. Então eu sugiro você usar (Segundo o sociólogo francês Pierre Bourdieu, em sua frase “O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão”…). Assim sua argumentação será bem mais bem melhor vista pela banca.

    -Desenvolvimento 2: Sua argumentação, mais uma vez com credibilidade lá em cima, por sua exemplificação e sua argumentação estar divina. Entretanto você já usou essa área do conhecimento que é sociologia, a redação em sua segunda competência diz que “Deve-se compreender a proposta e aplicar conceitos de várias áreas de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema…”, pois limitando o texto a apenas uma área sua nota da segunda competência não subirá. ( Mas eu amei o repertório sobre o sociólogo hahahaha foi divino)

    -Conclusão: Sua proposta de intervenção tem todos os cinco exigências de uma proposta (Agente, ação, meio, detalhamento e finalidade), mas a sua solução saiu um pouco do tema, a problemática estava associada ao Brasil e você a isolou nas escolas. Outro problema encontrado foi uma alusão que não encaixada no contexto, sugiro se for fazer alguma alusão faça na introdução ou desenvolvimento, já a proposta procure apenas resolve-la.

    No contexto você foi bem, na próxima se atente nas seguintes dicas que te dei. Estarei torcendo por você.

    Até breve!

    • 1
  4. Parabéns por sua redação!

    Olá, seu texto está muito bom, porém você deixou o d1 e d2 muito pequenos, teria feito com mais crítica e explanação de seu ponto de vista melhor…

    Teve uma introdução ótima;
    Desenvolvimentos bons;
    Intervenção completa.

    C1 = 160
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 200 ======》 860

    Continue assim e você chegará a nota máxima!!!!!!!!
    Curta nossas redações!!!!!@@

    Por favor corrija a minha enem 2021!

    • 0
  5. Olá, bom dia!! Não sou nenhum especialista, mas lá vai:

    A sua redação está muito boa, só sinto que às vezes você não construiu pontes entre os parágrafos, isso também é válido na conclusão, onde você não retoma nenhuma alusão, apenas cria uma aleatória. Seria bastante interessante se você criasse uma alusão na introdução e a retomasse na conclusão, fazendo uma ponte melhor no seu texto.

    O texto está bom, acredito que uns 800 dá pra tirar!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.