Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à documentação pessoal e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão da invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da exclusão social.
Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução, a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na afirmação do obstáculo.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a exclusão social. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “Modalidade Líquido” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão Invisibilidade e registo civil: garantia da entrada na cidadania brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução.
Portanto, é fundamental que especialistas no assunto, têm o apoio do governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais sobre a Invisibilidade e registo civil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação da Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Enfim, essa problemática será gradativamente eliminada, pois, segundo Gabriel O Pensador: “Na mudança do presente a gente molda o futuro”
iiancorrea
Não sou especialista, mas vendo sua redação e tendo em vista as competências do enem:
Competência 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
200
Competência 2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
160
Competência 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
200
Competência 4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
160
Competência 5. Respeito aos direitos humanos
200
Nota=920