Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (se for possível corrija na forma do enem)

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Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação e garante a todos os indivíduos o direito à documentação pessoal e ao bem-estar social. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão da invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil impede o pleno exercício desse direito. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da má influência midiática e da exclusão social.

Sob uma primeira análise, pode-se apontar como um impedimento à consolidação de uma resolução, a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se analisar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na afirmação do obstáculo.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a exclusão social. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “Modalidade Líquido” vivida no século XXI. Nesse contexto, essa liquidez que influi sobre a questão Invisibilidade e registo civil: garantia da entrada na cidadania brasileira funciona como um forte empecilho para sua solução.

Portanto, é fundamental que especialistas no assunto, têm o apoio do governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie projetos educacionais sobre a Invisibilidade e registo civil nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Sendo assim, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e erradicação da Invisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Enfim, essa problemática será gradativamente eliminada, pois, segundo Gabriel O Pensador: “Na mudança do presente a gente molda o futuro”

 

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3 Correções

  1. O texto apresenta excelente argumentação. Excelente escrita e respeito a norma culta. Sem dúvidas um ótimo texto. Único problema está na conclusão que infelizmente ficou vaga e pobre de solução.
    Por fim, sugiro que invista mais na conclusão buscando exemplificar e mostrando como aplicar na prática a solução do problema apresentado.

    NOTAS:

    I – 200
    II – 200
    III – 200
    IV – 180
    V – 140

    TOTAL: 920

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  2. C1- (120). Houveram mais de 3 erros de pontuação. “a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende” não separa sujeito do verbo a não ser que tenha aposto. “Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da má influência midiática e da exclusão social.” “Portanto, é fundamental que especialistas no assunto, têm o apoio do governo”
    Competência 2 (160): compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; O ideal é usar um repertório pertinente ao tema e, caso use de outras áreas, é bom articular ele em cima de um argumento.
    Competência 3(120): selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; Você citou mas não defendeu um ponto de vista, não explicou como e não apontou as possíveis consequencias (essa não é obrigatória, mas ajuda muito para não deixar o texto expositivo). Voce também não articulou bem o conceito de “exclusão social” no parágrafo.
    Competência 4 (200): demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; Você usou bem os conectivos
    Competência 5 (160): elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A usa intervenção cumpriu todas as exigências do parágrafo. Porem, há uma parte no primeiro período que ficou desconexa. Além disso, a proposta de intervenção precisa resolver o problema proposto, entretanto não ficou claro o problema, se não fosse por isso a pontuação seria 200.

    760

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  3. Olá, Anailson. Vou tentar corrigir sua redação na forma mais “bondosa”.
    Competência 1: Existe o bom uso do Português, sendo assim, não vi nenhum erro. (PS: caso exista erro na redação original do Enem, modifique a nota.

    Competência 2: Adentra totalmente no tema, as palavras chaves estão presentes e tem um bom repertório sócio cultural.

    Competência 3: O maior pecado da sua redação está ai. A argumentação está muito fraca. Não conseguiu sustentar sua ideia.

    Competência 4: Vasto repertorio de conectivos, que estão bem colocados.

    Competência 5: Faltou o detalhamento :/.

    Segue sua nota pela minha análise

    Competência I: 200 (podendo ser alterado).
    Competência II: 200 (Se o corretor for rígido, será 160)
    Competência III: 120 (se o corretor for rígido, será 80.)
    Competência IV: 200.
    Competência V: 160.
    TOTAL: 880

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