A Constituição Federal de 1988 garante a igualdade como direito de todos os cidadãos. Porém, é notável que, no cenário atual as vítimas de rua são descartadas do meio social estabelecido pela classe média-alta. Entretanto essa realidade lamentável pode ser alterada com algumas medidas na contemporaneidade.
Em primeiro lugar, vale salientar os preconceitos que esses indivíduos sofrem na sociedade. A marginalização dessas pessoas acontece, na maioria das vezes, devido à discriminação cultural e histórica enraizada na sociedade. Outrossim, o descaso das políticas públicas contribuem para a permanência da desigualdade social e do isolamento. Por isso, é possível ratificar essa ideia por meio da citação do renomado filósofo Zygmunt Bauman quando ele afirma que a própria população marginaliza pessoas diferentes, invalidando esses seres como seres cidadãos.
Em segundo lugar, é importante mencionar os efeitos que esses atos geram na vida desses cidadãos. A falta de acessibilidade é uma das grandes consequências ocasionadas por essa exclusão, são impedidos de acessar lugares públicos, por exemplo, na entrada de shoppings, bancos e comércios. Devido à falta de oportunidades de trabalho e educação, alguns acabam entrando na criminalidade —
muitas vezes para sair da extrema pobreza —, já outros começam a adquirir problemas psicológicos.
É inegável, portanto, que a inserção dos moradores de rua no meio social é de suma importância. Para que tal ação seja realizada é necessário que sejam criadas Organizações Não Governamentais (ONG) sem fins lucrativos, que visam inserir novamente essas pessoas na sociedade moderna, possibilitando o livre acesso social e cultural. Independente do estado que essas vítimas se encontram, todos possuem os mesmos direitos. De forma análoga, o filósofo grego Platão afirma que a democracia é uma constituição agradável e distribuidora de igualdade, indiferentemente a iguais e desiguais. Garantindo então os direitos de todos os cidadãos estabelecidos na Constituição Federal.
matheusrabelloIniciante
INVISIBILIDADE DOS MORADORES DE RUA NO SÉCULO XXI – SE PUDEREM, COM NOTA ESTILO ENEM, PFVR :D
Compartilhar
FelipeBertoldo
Sua introdução ta incompleta olha vc falou bem no começo mas os argumentos 1 e 2 n estão citados nela , vc apenas deu uma opinião mais n colocou um causa a isso como ex: tanto por um preconceito aos moradores de rua, tanto por uma falta de apoio pelas organizações governamentais.
Esses exemplos são apenas pra vc ter um ideia pra poder deixar sua introdução melhor, que é uma carro chefe para o corretor ja se impressionar.
Seu desenvolvimento vc deveria tentar colocar alguma citação histórica filosófica algo assim pra deixar claro que vc tem essa competência e abranger mais o seu argumento 1 no primeiro paragrafo, e o 2 no segundo, para que sua redação posso ter mais sentido e coerência.
Sua conclusão ja está bem melhor e é uma dos pontos mais positivos dessa sua redação tem todos os componentes necessários.
Espero ter ajudado e tenha uma boa tarde, a nota seria em média uns 680-700. Devido a estar meio bagunçada mais só organizar vc é capaz de fz isso, a norma culta e conectivos vc ja tem agora é só focar treinar mais que vc consegue. Não sou profissional em correção mais to apenas passando o que visualizei e acho que poderia ser corrigido. Boa tarde
rafaelaeliaas
Oiii, gostei muito do seu texto, você escreve muito bem!! Tome cuidado com o uso do gerúndio, como nessa última frase : “ Garantindo então os direitos “
Você faz um bom uso de conectivo, lembre-se que realmente precisa utilizar em todos os períodos para conseguir nota máxima na competência 4