Invisibilidade do registro civil: garantia de acesso à cidadania

  • 0

Em “vidas secas”, obra literária de Graciliano Ramos, Fabiano e sua família vivem uma situação desgastante  marcada principalmente pela miséria.  No livro os filhos do protagonista não recebem nomes,  sendo limitados a serem chamados de apenas “mais velho” e o “mais novo” recurso do autor para evidenciar a desumanização do individuo. Ao sairmos da literatura ainda sem desconsiderar o contexto histórico da obra podemos notar a problemática: a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta do registro civil, documento que garante acesso  á cidadania no Brasil e previne  a invisibilidade social. Nesse sentido, a ausência desse documento causa a marginalização da população e impede a evolução social dos brasileiros.

É nítido a deficiência do registro civil repercute, sem duvida na persistente  falta de pertencimento do cidadão brasileiro. Assim para que haja uma cidadania completa no Brasil é necessária a existência também dos direitos sociais, políticos e civil não garantido é possível fazer com que a cidadania seja alcançada.

A falta de cidadania na população reflete na manutenção de uma sociedade excluída. De acordo com a analise da antropóloga brasileira Lilia Schwarcz, desde a independência do Brasil, não há a formação de um ideal de coletividade. Com isso se mantem o caráter de exclusão social, sobre tudo as pessoas que não tiveram o registro oficial.

Portanto fica claro que medidas são necessárias para eliminar a invisibilidade social provocada pela ausência de registos civis. Nesse sentido, é importante que os tribunais de justiça de todo o território nacional ampliem programas para percorrer as cidades brasileiras para garantir a documentação de nascimento da população. Assim, será possível garantir com que mais cidadãos tenham acesso plenos aos seus direitos e possam participar ativamente da sociedade.

Compartilhar

4 Correções

  1. A introdução está ótima com sua tese em conjunto com o repertório sociocultural.

    Gostei da sua conclusão, mas o problema da redação está nos parágrafos de desenvolvimento.

    Usou muito bem os conectivos.

    Os parágrafos de desenvolvimento estão de acordo com o tema da redação, mas não com sua tese.

    Uma dica : Poderia usar um parágrafo de desenvolvimento para falar sobre a marginalização da população. Já o outro parágrafo de desenvolvimento falava sobre o impedimento evolução social dos brasileiros.

    • 1
  2. introdução: boa, citação, tema, tese.
    desenvolvimento: incompleto: vc não falou sobre sua tese, pouco formulada, ficou sem sentido
    proposta de intervenção: incompleta, vc só falou a ação, falta os outros elementos.

    competencia 1: 80
    competencia 2: 40
    competencia 3: 40
    competencia 4: 80
    competencia 5: 40

    • 1
  3. A introdução está boa, o desenvolvimento está incompleto você deveria acrescentar mais coisas a respeito das duas causas que vc citou na introdução, e a conclusão vc faltou dos agentes sociais. Sua redação tem alguns erros gramaticais

    C1: 120
    C2: 180
    C3: 90
    C4: 120
    C5: 80

    Total: 590 pontos

    • 0
  4. Sigo o mesmo pensamento dos colegas acima, acrescento que existem palavras faltando acentos ortográficos:
    – dúvidas no segundo parágrafo;
    – Análise e mantém no penúltimo parágrafo;
    – usa-se vírgulas após as palavras adversativas e conclusivas e faltou uma em “portanto” que está no último parágrafo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.