Invisibilidade do idoso no Brasil

  • 1

Com o advento da Revolução Industrial, vários avanços importantes assolaram a sociedade moderna, um desses avanços foi o da medicina. Analisando a perspectiva da contemporaneidade, o aumento da expectativa de vida é o símbolo das melhores condições de saneamento básico, de medicamentos e de tratamentos especializados. Hodiernamente, os indivíduos, cuja longevidade de vida foi alcançada ao máximo, sofrem com a invisibilidade social causada pela ausência de políticas que os integrem na sociedade e desinformação.

Nessa conjuntura, cabe salientar que a ineficiência na implantação de medidas governamentais integrativas é uma das principais razões para o apagamento social dos idosos no Brasil. De acordo com o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, o legislador deve realizar bonanças de forma lenta e gradual, visando prolongar a vida pública. Desse modo, a lentidão para instaurar medidas como, centros esportivos destinados a idosos, colabora para a invisibilidade desses sujeitos sociais.

Dessarte, a sociedade brasileira é marcada pela influência midiática e, consequente a isso, baseia suas ações nas representações vistas nela. De acordo com o jornalista Caco Barcellos, a culpa não é de quem não sabe, mas sim, de quem não informa. Logo, a falta de informação acerca das necessidades que os idosos requerem, como o cuidado na locomoção, provoca um buraco em nosso tecido social que acaba por apagar esses indivíduos dos meios coletivos de convívio.

Portanto, existe a necessidade de realizar medidas não somente no âmbito governamental, como no informativo, fazendo com que, essa mazela social seja atenuada. Sendo assim, cabe ao governo federal proporcionar investimento financeiro e educacional, através da construção de centros culturais, na incorporação de idoso no âmbito social. Ademais, convém às instituições privadas de televisão e rádio, como a Roberto Marinho, desenvolver propagandas educacionais, a fim de auxiliar na reeducação dos brasileiros sobre a invisibilidade do ancião no Brasil. Portanto, os avanços ocorridos décadas passadas não serão em vão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução:
    • Com o advento da Revolução Industrial, vários avanços importantes assolaram a sociedade moderna, um desses avanços foi o da medicina. Analisando a perspectiva da contemporaneidade, o aumento da expectativa de vida é o símbolo das melhores condições de saneamento básico, de medicamentos e de tratamentos especializados. Hodiernamente, os indivíduos, cuja longevidade de vida foi alcançada ao máximo, sofrem com a invisibilidade social causada pela ausência de políticas que os integrem na sociedade e desinformação.

    Obs.:
    • Sua introdução está boa, porém tem uma pequena falta de organização. Separe “apresentação do tema” de “tese”.
    • Cadê os conectivos após os pontos finais? Tá perdendo na c4 atoa.

    Desenvolvimento 01:
    • Nessa conjuntura, cabe salientar que a ineficiência na implantação de medidas governamentais integrativas é uma das principais razões para o apagamento social dos idosos no Brasil. De acordo com o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, o legislador deve realizar bonanças de forma lenta e gradual, visando prolongar a vida pública. [1] Desse modo, a lentidão para instaurar medidas [2] como, [3] centros esportivos destinados a idosos, colabora para a invisibilidade desses sujeitos sociais.

    Obs.:
    • 1 – Essa frase você deu uma modificada nela? Se for não, precisa das aspas.
    • 2 – Ausência de vírgula.
    • 3 – Equívoco de vírgula.
    • Ué, só isso de argumentação, é muito pouco.

    Desenvolvimento 02:
    • Dessarte, a sociedade brasileira é marcada pela influência midiática e, consequente a isso, baseia suas ações nas representações vistas nela. De acordo com o jornalista Caco Barcellos, a culpa não é de quem não sabe, mas sim, de quem não informa. [1] Logo, a falta de informação acerca das necessidades que os idosos requerem, como o cuidado na locomoção, provoca um buraco em nosso tecido social que acaba por apagar [2] esses indivíduos dos meios coletivos de convívio.

    Obs.:
    • 1 – Novamente, é uma frase direta ou indireta? É difícil saber.
    • 2 – Coloque aspas em “apagar”.
    • Novamente, só isso de argumentação? Construa outro período maiorzinho.

    Conclusão:
    • Portanto, existe a necessidade de realizar medidas não somente no âmbito governamental, como no informativo, fazendo com que, [1] essa mazela social seja atenuada. Sendo assim, cabe ao governo federal proporcionar investimento financeiro e educacional, através [2] da construção de centros culturais, [3] na incorporação de idoso no âmbito social. Ademais, convém às instituições privadas de televisão e rádio, como a Roberto Marinho, desenvolver propagandas educacionais, a fim de auxiliar na reeducação dos brasileiros sobre a invisibilidade do ancião no Brasil. Portanto, os avanços ocorridos décadas passadas não serão em vão.

    Obs.:
    • 1 – Equívoco de vírgula.
    • 2 – Uso inadequado do “através”, pois significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    • 3 – Equívoco de vírgula.
    • Faltou um pouco mais de detalhamento, né?

    Nota:
    c1: 160
    c2: 200
    c3: 160
    c4: 160
    c5: 160
    Total: 840//

    • 0
  2. Introdução: Para evitar repetir duas vezes a palavra “avanços”, você poderia ter escrito: “Com o advento da Revolução Industrial, vários avanços importantes assolaram a sociedade moderna, um deles foi o da medicina”. Como não há nenhum conectivo entre a primeira frase e a segunda, elas ficaram meio soltas no texto; você poderia ter usado “nesse sentido”, por exemplo. O tema e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes foram bem apresentados, o que demonstra que houve um planejamento de texto.
    Desenvolvimento 1: O tópico frasal resumiu bem a ideia que será apresentada. A citação é pertinente ao tema, mas achou que faltou desenvolver melhor uma argumentação a partir disso, e para encerrar o parágrafo é aconselhável concluir a ideia que você construiu.
    Desenvolvimento 2: Para evitar repetir “de acordo”, use algum sinônimo, como “segundo”. Como o parágrafo não ficou muito longo, acho que você poderia ter explorado mais o assunto.
    Conclusão: No lugar de “através”, que deve ser usado quando uma coisa literalmente atravessa outra, use “mediante” ou “por meio de”. Na primeira proposta de intervenção, faltou mais detalhamento e para mim a finalidade não foi apresentada de forma tão explícita (para deixar mais claro, use “com o fito de” ou “para”. Na segunda proposta, faltou como isso vai ser feito.
    Nota: 880
    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.