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Invisibilidade civil

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A Constituição Brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito a cidadania como inerente a todo o cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a invisibilidade civil no brasil, esse fator atua com dificultador da universalização desse direito social de suma importância. Diante dessa perspectiva, é imperiosa a análise dos elementos que favorecem esse quadro.

Em primeira instância, é válido ressaltar a ineficiência das medidas governamentais em solucionar a questão da invisibilidade civil, que a afeta parte da população brasileira. Logo, a formulação de leis como a que tornou o registro de nascimento gratuito é ineficaz, a medida que o Brasil possuem dimensões continentais, o que faz essa parcela populacional não ter acesso aos locais que realizam as emissões desses documentos. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre com a função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a cidadania.

Ademais, é fundamental apontar o desconhecimento, de uma camada dos cidadãos, sobre a importância do direito civil, como impulsionador para a situação de invisibilidade civil. Segundo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão de renome no setor de coleta de dados, aproximadamente três milhões de cidadãos brasileiros, consequência esta do pensamento, que o reconhecimento civil e emissão de documentos não é necessário, estar inserido na realidade dessa parcela da sociedade. Desse modo, é inadmissível que essa maneira de pensar continue a perdurar.

Dessa forma, é necessário encontrar soluções para esses empecilhos. Primeiramente, é dever do Congresso Nacional, criar as Delegacias de Registro Civil, sigla DRC, que serão implantadas em todos os municípios brasileiro e realizarão a emissão de documentos relacionados ao registro civil, afim de democratizar esse mecanismo de acesso à cidadania. Paralelamente, cabe as escolas, elaborarem projetos pedagógicos, que serão destinados aos pais e alunos e deverão ser ministradas das reuniões pedagógicas e no turno escolar, com a pretensão de informar e conscientizar a população sobre a importância do registro civil. Somente assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos da Magna Carta.

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2 Correções

  1. A Constituição Brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito a ( Esse a possui crase) cidadania como inerente a todo o cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a invisibilidade civil no brasil, esse fator atua com (Acho que é “como”, né!?) dificultador da universalização desse direito social de suma importância. Diante dessa perspectiva, é imperiosa a análise dos elementos que favorecem esse quadro. (Muito bom! As palavras do tema apareceram na introdução, esta ficou bem clara e bem estruturada)

    Em primeira instância, é válido ressaltar a ineficiência das medidas governamentais em solucionar a questão da invisibilidade civil, que a (Não tem esse a) afeta parte da população brasileira. Logo, a formulação de leis como a que tornou o registro de nascimento gratuito é ineficaz, a medida que o Brasil possuem (O verbo concorda com Brasil, logo deve ficar no singular) dimensões continentais, o que faz (Quebra de paralelismo. “(…) o que faz com que (…)” essa parcela populacional não ter (tenha) acesso aos locais que realizam as emissões desses documentos. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista ( o nome do filósofo é vocatico, logo deve vir entre vírgulas) John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre com a função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a cidadania. (Muito bom! D1 bem estruturado e com ótimas referências. Teve mínimos desvios gramaticais.)

    Ademais, é fundamental apontar o desconhecimento, de uma camada dos cidadãos, sobre a importância do direito civil, como impulsionador para a situação de invisibilidade civil. Segundo,( não tem essa vírgula) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão de renome no setor de coleta de dados, aproximadamente três milhões de cidadãos brasileiros,(( consequência esta do pensamento, que o reconhecimento civil e emissão de documentos não é necessário, estar inserido na realidade dessa parcela da sociedade. )) ( Essa parte ficou confusa, sugiro que reveja)Desse modo, é inadmissível que essa maneira de pensar continue a perdurar. (Exceto a parte confusa, o paragrafo ficou bom. Poderia ter trago referências mais pertinentes.)

    Dessa forma, é necessário encontrar soluções para esses empecilhos. Primeiramente, é dever do Congresso Nacional, (Não tem essa vírgula) criar as Delegacias de Registro Civil, sigla DRC, que serão implantadas em todos os municípios brasileiro (Mantenha o plural = brasileiroS) e realizarão a emissão de documentos relacionados ao registro civil, afim de democratizar esse mecanismo de acesso à cidadania. Paralelamente, cabe as escolas,(Não separe o sujeito do verbo com vírgula.) elaborarem projetos pedagógicos, que serão destinados aos pais e alunos e(,) deverão ser ministradas das (nas) reuniões pedagógicas e no turno escolar, com a pretensão de informar e conscientizar a população sobre a importância do registro civil. Somente assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos da Magna Carta. (Você não falou sobre a Magna Carta nos paragrafos de desenvolvimento, portanto, ficou um pouco deslocada. Poderia ter retomado a constituição ou o John Locke.)

    No geral ficou bom, parabéns!
    Nota:
    c1 120 – Teve quantidade significativa de desvios gramaticais.
    c2 160 – O texto ficou bem estruturado com argumentos consistentes.
    c3 160 – Nessa competência, você não tiraria total por conta do D2 que ficou um pouco confuso.
    c4 200 – Teve mínimos desvios, muito bom!
    c5 200 – Apresentou boas propostas de intervenção.
    NT – 840
    Pratique: vírgula, concordância e paralelismo.

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  2. Opa! a correção da sua redação está no link a seguir(é pq eu usei minha mesa digitalizadora para fazer a correção =D).

    Correção: https://drive.google.com/drive/folders/1nOkPxDNcTEp6km5Lb7X59RVwjfRg1iFv?usp=sharing

    Minha humilde opinião:
    Competência 1: Você comete com certa frequência erros de concordância… Então, tenha mais atenção!
    Competência 2: Eu acredito que você tenha feito um uso produtivo dos repertórios, entretanto tome cuidado para não confundir o repertório com o seu ponto de vista!
    Dica: Faça um período para cada ideia, 1 para tópico frasal, 1 para apresentação do repertório, 1 para argumentação e outro para o desfecho.
    Competência 3: Você não explicitou sua tese(oq seria isso? Apresentar os seus 2 argumentos como, por exemplo, Desse modo, fica evidente que tal adversidade causada pela (argumento 1) e por (argumento 2), deve ser solucionada.
    Consequentemente, sua argumentação ficou um pouco confusa… No primeiro parágrafo você começou a abordar a “ineficácia governamental”, e logo em seguida você apresentou a “dificuldade em acessar os meios de registros públicos”, com isso eu digo que as duas argumentações não funcionaram direito.
    Dica: Tente focar sua argumentação APENAS em sua tese e procure ler outras redações =D
    Competência 4: Acredito que você fez um uso adequado dos conectivos e mecanismos argumentativos =D
    Competência 5: Como você pode notar, na correção, eu não corrigir a sua “segunda proposta de intervenção”, porque a primeira apresentada já estava completa =D

    E é isso cara, siga nesse caminho que você, indubitavelmente, alcançará os seus objetivos =D

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