Na Grécia Antiga, apenas homens livres, filhos de pais atenienses e proprietários de terras possuiam acesso à cidadania. Entretanto, no Brasil, mesmo que tal legislação não é existente no país, muitos indíviduos não exercem a cidadania por não possuir certidão de nascimento. Nesse sentido, isso se deve à falta de acesso à tal documento, que resulta na falta de exercimento dos direitos da cidadania.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o acesso limitado ao documento de nascimento é um problema. Nessa perspectiva, a lei n° 9534 confirma que tal registro pode ser feito gratuitamente no Brasil. Contudo, por causa da precaridade de diversas regiões do país, a invisibilidade dos indivíduos persiste como problemática. Além disso, os locais mais periféricos não possuem grande acesso à informação, fazendo com que os moradores não façam registro de nascimento, pois desconhecem a existência de tal documento.
Consequentemente, tais indivíduos perdem os direitos pertinentes à sociedade brasileira. Sob esse viés, a Constituição de 1988 menciona que todos são iguais perante a lei e que todos possuem direito à liberdade, à moradia, à saúde, entre outros. Porém, para a execução destes direitos, é necessária a documentação desde a certidão de nascimento. Dessa forma, o cidadão que não possui esse registro é impossibilitado a viver em sociedade, já que é exigida documentaçào para esses direitos básicos.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Cidadania deve permitir o direito da cidadania à todos, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que nas cidades menores deve haver um ponto de registro para a criação de uma certidão de nascimento caso não seja possível criar no hospital. Assim, tal ação terá a finalidade de garantir a cidadania a todos no Brasil.
C1: 140
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Nota final: 900.
Obrigado a todos que me ajudaram nessa jornada ❤. Acreditem, é possível!!
mylle3008
Olá, irei tentar pontuar algumas coisas que podem ter feito voc~e perder ponto nas competências!
O que pode ter te prejudicado na C3 foi o fato de que no D1 não fizesse o fechamento das ideias no último período da tua redação, deixando a argumentação incompleta; outro fator foi a questão da tua conclusão não ter tido a retomada do repertório na introdução.
Um ponto que cabe destacar é que a argumentação influencia diretamente na tua nota da C3,então eu recomendo uma argumentação completa e com termos que gerem um teor argumentativo (jamais expositivo).
Acho que o fato da sua nota ter sido 140 na C1 foi o fato de ter tido muitas repetições de palavras ao longo do teu texto (aqui o corretor foi bonzinho, já que a grande maioria tira pontos por causa de repetição tanto na C1 quanto na C4).
Dicas: sempre quando terminar uma redação reveja se te alguma palavra que está sendo muito repetida. Normalmente os candidatos repetem muito (cidadão, população, sociedade) (direitos, garantias)…
Continue tentando, sua redação tem um grande potencial. Atente-se aos erros e siga em frente ;)
AnaJúliamckgird
Na Grécia Antiga, apenas homens livres, filhos de pais atenienses e proprietários de terras possuiam acesso à cidadania. Entretanto, no Brasil, mesmo que tal legislação não seja existente no país, muitos indíviduos não exercem a cidadania por não possuir certidão de nascimento. Nesse sentido, isso se deve à *falta* de acesso à tal documento, que resulta na *falta* de exercimento dos direitos da cidadania.
*Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o acesso limitado ao documento de nascimento é um problema*. Nessa perspectiva, a lei n° 9534 confirma que tal registro pode ser feito gratuitamente no Brasil. Contudo, por causa da precaridade de diversas regiões do país, a invisibilidade dos indivíduos persiste como problemática. Além disso, os locais mais periféricos não possuem grande acesso à informação, fazendo com que os moradores não façam registro de nascimento, pois desconhecem a existência de tal documento.
Consequentemente, tais indivíduos perdem os direitos pertinentes à sociedade brasileira. Sob esse viés, a Constituição de 1988 menciona que todos são iguais perante a lei e que todos possuem direito à liberdade, à moradia, à saúde, entre outros. Porém, para a execução destes direitos, é necessária a documentação desde a certidão de nascimento. Dessa forma, o cidadão que não possui esse registro é impossibilitado a viver em sociedade, já que é exigida documentaçào para esses direitos básicos.👍👍
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Cidadania deve permitir o direito da cidadania à todos, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que nas cidades menores deve haver um ponto de registro para a criação de uma certidão de nascimento caso não seja possível criar no hospital. Assim, tal ação terá a finalidade de garantir a cidadania a todos no Brasil.👌
mariac12
falta da retomada de repertorio na introdução
necessário uso de conectivo antes de primeiro lugar e consequentemente
sem detalhamento na conclusão e sem “final feliz” (retoma o repertorio da introdução na conclusão)
dica construtiva- é melhor usar repertórios mais diversos já que usa dados é melhor não usar a constituição mas é apenas uma dica!