Iniciante

Investimentos no setor de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

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Taiwan é uma nação pequena, com extensão territorial menor que o estado do Rio de Janeiro, no entanto, que ao longo de décadas, tornou-se um Estado exemplar quando se trata de Pesquisa e Desenvolvimento (PeD). Por outro lado, é de pesar de que mesmo o Brasil ter muitas riquezas: setor energético, exportação de minérios e o maior sistema único de saúde mundial, o país pouco investe com o próprio povo mediante as pesquisas e no desenvolvimento social, mas também políticas públicas padecentes.

Frente ao primeiro ponto, só neste ano, o Ministério da Educação cortou parte financeira das universidades federais. A Universidade Federal do Rio de Janeiro consta na lista de cortes. Tal ação provoca descarrilamento no avanço educacional, pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Isso, mediante ao fato de nossa Constituição Federal, bem no artigo 6º, constar que a Educação ser direito social.

Dado ao segundo exposto, pouco se tem visto falar de algumas políticas públicas nos telejornais, Jornal Nacional e afins. Ações públicas, estas, como o financiamento estudantil, transporte especial, cursos profissionalizantes tiveram pouca atenção dos meios de comunicação, bem como dos nossos representantes eletivos.

Em vista dessa realidade PeD, em terras brasileiras, é necessário que os chefes de todo o Poder Executivo se atentam, majoritariamente, aos investimentos na pasta da Educação. Para isso, o Ministério da Educação, conjuntamente, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações devem investir, em massa, na oferta de cursos voltados à informação para o polo carente. Isto é, a população de baixa renda. Da mesma forma, retornar com o oferecimento das verbas às universidades federais, assim como renovar as estruturas escolares que se encontram visualmente arcaicas, tal qual sua forma de ensino.

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2 Correções

  1. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:120

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:140

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:80

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:120

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:140

    Dúvidas: [email protected]

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  2. Oii!

    Competência 1 – 160 pontos
    Demonstra bom domínio da escrita formal. Apresenta poucos desvios.

    Ex 1: “o país pouco investe com [1] o próprio povo mediante as pesquisas e no desenvolvimento social, mas também políticas públicas padecentes.”

    Ex 2: “..Isso, mediante ao fato de nossa [2] Constituição Federal, bem no [3] artigo 6° , constar [consta] que a Educação ser [é] direito social.”

    Ex 3: “..Dado ao segundo exposto, pouco se tem visto falar de algumas políticas públicas nos telejornais, Jornal Nacional e afins [4].”

    Ex 4: “..devem investir, [sem vírgula] em massa, [sem vírgula] na oferta de cursos voltados à informação para o polo carente.”

    [1]: investe no próprio povo*

    [2]: Evite pessoalidade no seu texto, opte por “na Constituição Federal..”

    [3]: Esse termo é dispensável. Use só “no artigo 6°..”

    [4]: Como você só deu um exemplo, ficaria melhor finalizar o período após “telejornais”.

    Competência 2 – 120 pontos

    Sua introdução está otima.

    Você apresentou um bom repertório sociocultural, no entanto, seu texto é mais expositivo do que argumentativo.

    No desenvolvimento 2 você não usou nenhum dado para sustentar seu ponto.

    Competência 3 – 80 pontos

    Faltou argumentação em ambos os desenvolvimentos.

    Ex: “..Tal ação provoca descarrilamento no avanço educacional, pesquisa e desenvolvimento no Brasil..”

    Por quê? Elabore mais.

    Ex 2: “..Isso, mediante ao fato de nossa Constituição Federal, bem no artigo 6º, constar que a Educação ser direito social.”

    Essa parte ficou meio “isolada” no final do parágrafo. Você poderia ter usado o artigo 6° no começo do seu D1, dessa forma, você desenvolveria seu argumento de forma mais fluida.

    “..Ações públicas, estas, como o financiamento estudantil, transporte especial, cursos profissionalizantes tiveram pouca atenção dos meios de comunicação, bem como dos nossos representantes eletivos.”

    Quais são as consequências disso?

    Note que o seu D1 e D2 falam basicamente sobre a mesma coisa, poderiam ser facilmente fundidos em um só desenvolvimento. Melhore a escolha dos seus argumentos.

    Competência 4 – 120 pontos

    Seu texto apresenta uma estratégia coesiva mediana.

    “..Para isso, o Ministério da Educação, conjuntamente, com [5] o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações..”

    [5]:”conjuntamente com” é redundante, opte por “conjuntamente ao”

    • Cuidado com as repetições!

    Competência 5 – 120 pontos

    Na sua conclusão, você apresentou algumas propostas que ficaram meio largadas no texto. Além de sugerir o investimento em massa, sugeriu a retomada das verbas e a renovação das estruturas escolares, mas não encaixou nos 5 elementos da intervenção.

    Ação: Investir em massa na oferta de cursos voltados à informação

    Detalhamento: para o polo carente

    Agente: Ministério da Educação e da Ciência

    Meio: Não especificou

    Efeito: Não especificou

    NOTA: 600

    Continue escrevendo! <3

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