Taiwan é uma nação pequena, com extensão territorial menor que o estado do Rio de Janeiro, no entanto, que ao longo de décadas, tornou-se um Estado exemplar quando se trata de Pesquisa e Desenvolvimento (PeD). Por outro lado, é de pesar de que mesmo o Brasil ter muitas riquezas: setor energético, exportação de minérios e o maior sistema único de saúde mundial, o país pouco investe com o próprio povo mediante as pesquisas e no desenvolvimento social, mas também políticas públicas padecentes.
Frente ao primeiro ponto, só neste ano, o Ministério da Educação cortou parte financeira das universidades federais. A Universidade Federal do Rio de Janeiro consta na lista de cortes. Tal ação provoca descarrilamento no avanço educacional, pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Isso, mediante ao fato de nossa Constituição Federal, bem no artigo 6º, constar que a Educação ser direito social.
Dado ao segundo exposto, pouco se tem visto falar de algumas políticas públicas nos telejornais, Jornal Nacional e afins. Ações públicas, estas, como o financiamento estudantil, transporte especial, cursos profissionalizantes tiveram pouca atenção dos meios de comunicação, bem como dos nossos representantes eletivos.
Em vista dessa realidade PeD, em terras brasileiras, é necessário que os chefes de todo o Poder Executivo se atentam, majoritariamente, aos investimentos na pasta da Educação. Para isso, o Ministério da Educação, conjuntamente, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações devem investir, em massa, na oferta de cursos voltados à informação para o polo carente. Isto é, a população de baixa renda. Da mesma forma, retornar com o oferecimento das verbas às universidades federais, assim como renovar as estruturas escolares que se encontram visualmente arcaicas, tal qual sua forma de ensino.
Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota:120
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:140
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:80
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:120
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:140
Dúvidas: [email protected]
elizasolanum
Oii!
Competência 1 – 160 pontos
Demonstra bom domínio da escrita formal. Apresenta poucos desvios.
Ex 1: “o país pouco investe com [1] o próprio povo mediante as pesquisas e no desenvolvimento social, mas também políticas públicas padecentes.”
Ex 2: “..Isso, mediante ao fato de nossa [2] Constituição Federal, bem no [3] artigo 6° , constar [consta] que a Educação ser [é] direito social.”
Ex 3: “..Dado ao segundo exposto, pouco se tem visto falar de algumas políticas públicas nos telejornais, Jornal Nacional e afins [4].”
Ex 4: “..devem investir, [sem vírgula] em massa, [sem vírgula] na oferta de cursos voltados à informação para o polo carente.”
[1]: investe no próprio povo*
[2]: Evite pessoalidade no seu texto, opte por “na Constituição Federal..”
[3]: Esse termo é dispensável. Use só “no artigo 6°..”
[4]: Como você só deu um exemplo, ficaria melhor finalizar o período após “telejornais”.
Competência 2 – 120 pontos
Sua introdução está otima.
Você apresentou um bom repertório sociocultural, no entanto, seu texto é mais expositivo do que argumentativo.
No desenvolvimento 2 você não usou nenhum dado para sustentar seu ponto.
Competência 3 – 80 pontos
Faltou argumentação em ambos os desenvolvimentos.
Ex: “..Tal ação provoca descarrilamento no avanço educacional, pesquisa e desenvolvimento no Brasil..”
Por quê? Elabore mais.
Ex 2: “..Isso, mediante ao fato de nossa Constituição Federal, bem no artigo 6º, constar que a Educação ser direito social.”
Essa parte ficou meio “isolada” no final do parágrafo. Você poderia ter usado o artigo 6° no começo do seu D1, dessa forma, você desenvolveria seu argumento de forma mais fluida.
“..Ações públicas, estas, como o financiamento estudantil, transporte especial, cursos profissionalizantes tiveram pouca atenção dos meios de comunicação, bem como dos nossos representantes eletivos.”
Quais são as consequências disso?
Note que o seu D1 e D2 falam basicamente sobre a mesma coisa, poderiam ser facilmente fundidos em um só desenvolvimento. Melhore a escolha dos seus argumentos.
Competência 4 – 120 pontos
Seu texto apresenta uma estratégia coesiva mediana.
“..Para isso, o Ministério da Educação, conjuntamente, com [5] o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações..”
[5]:”conjuntamente com” é redundante, opte por “conjuntamente ao”
• Cuidado com as repetições!
Competência 5 – 120 pontos
Na sua conclusão, você apresentou algumas propostas que ficaram meio largadas no texto. Além de sugerir o investimento em massa, sugeriu a retomada das verbas e a renovação das estruturas escolares, mas não encaixou nos 5 elementos da intervenção.
Ação: Investir em massa na oferta de cursos voltados à informação
Detalhamento: para o polo carente
Agente: Ministério da Educação e da Ciência
Meio: Não especificou
Efeito: Não especificou
NOTA: 600
Continue escrevendo! <3