Um dos problemas recorrentes nas últimas décadas tem sido a falta de investimentos em diversos setores, hoje o que mais tem assustado os brasileiros é o fato de que em meio a uma pandemia a situação do país em relação as pesquisas, o tratamento e os equipamentos necessários para enfrentar a atual doença não é das melhores.
A última verba destinada as pesquisas científicas foi em 2017, cerca de 1,26 % do PIB. Desde então os financiamentos foram caindo, assim como na saúde, na educação e em outras áreas, tendo como consequência a dependência do Brasil para importar aparelhos, testes e vacinas, enquanto os Estados Unidos e a Alemanha que dando o apoio financeiro a área e avanços tecnológicos, hoje se encontra preparados para enfrentar tal cenário e tem “colhido o que plantaram”.
Vale ressaltar que em nosso território há diversos profissionais bons e qualificados, alunos, mestres, grandes nomes da ciência que pela ausência do capital necessário para aprofundar seus estudos foram para outro país compartilhar saberes e não voltaram devido fatores como: melhor qualidade de vida, maiores oportunidades e avanços tecnológicos.
Com isso, nota-se que as dividas internas só aumentam, as necessidades são supridas com produtos vindos de fora o que gera um gasto muito maior do que se produzidas aqui, tem-se que entrar em filas de espera com outros países enquanto poderia estar gerando um lucro se houvesse investimentos.
Logo, medidas devem ser tomadas e de imediato antes que a situação fuja do controle. Cabe ao governo destinar ainda que uma pequena contribuição para as instituições que realizam tais pesquisas, com o intuito de ajudar, seria de grande eficácia e o Ministério da Educação promover mais bolsas de ensino para futuros pesquisadores que tendem a fazer grandes contribuições. Assim sendo, se alcançaria o paradigma de um país mais independente e pronto para qualquer crise.
MariaHe
Gostei da sua redação. Sua tese foi bem apresentada porém faltou um melhor uso de conectivos. Preste bastante atenção na colocação das vírgulas e pontos finais. Uma frase super grande no parágrafo cansa o leitor, ser mais objetivo, fazendo um bom uso dos sinais de pontuação e uma boa colocação dos conectivos com uma vasta variedade você já garante uma ótima pontuação. Gostei da sua argumentação, teve um boa colocação em cada parte do desenvolvimento, o repertório ficou muito bom. Continue treinando que você vai conseguir tirar uma boa nota!
Wellgms
Eu gostei muito da sua redação.
Parabéns, você está no caminho certo para tirar uma nota boa no ENEM.
Só queria salientar o uso dos conectivos nos parágrafos posterior ao de introdução. Acredito que um melhor uso deles, trás um teor maior de argumentação e objetividade.
E também, faltou citar quem foi o agente dessa pesquisa levantada no começo do seu desenvolvimento.