Com o passar dos anos, o processo de urbanização se intensificou nas grandes cidades. Entretanto, aumentaram consigo os problemas das enchentes nas regiões metropolitanas. O processo de êxodo rural e a falta de planejamento urbano tem se tornado motivos para a continuidade da questão.
Pode-se citar que o processo de êxodo rural faz surgir as zonas periféricas das cidades, já que muitas pessoas que não encontram as oportunidades desejadas, migram para essas regiões da cidade, onde dificilmente possuem a coleta de esgoto e as condições mínimas de saneamento básico. Com isso, ao chover e as águas se elevarem, as pessoas dessa região tem o maior risco de se contaminarem com doenças infecciosas como leptospirose e esquistossomose.
Outrossim a falta de planejamento urbano associado a impermeabilidade do solo juntamente com o entopimento dos boeiros por lixo, faz com que as chuvas nas grandes cidades gere as enchentes. A 3° lei de Newton diz que toda ação tem como consequência uma reação. Desta maneira, o planejamento urbano inadequado faz ocasionar as enchentes que por sua vez gera grandes perdas materiais e de vidas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O governo e o Ministério da Infraestrutura devem fazer um planejamento urbano que não cause tantos danos á natureza e que consiga permeabilizar a água por meio de plantas da cidade com a ajuda de engenheiros e arquitetos para que as águas das chuvas penetrem e escoem com facilidade nas cidades. Ademais o MEC deve ministrar palestras socioeducativas por meio da ajuda de sanitaristas com estatísticas de quantas toneladas de lixo são retiradas dos boeiros, com o intuito de sensibilizar a população sobre o descarte correto do lixo para evitar o entopimento dos boeiros. Deste modo, os índices de enchentes cairá.
CíceraIniciante
Inundações consequentes
Compartilhar
mariaelisa610
Oii, tudo bem?
Seu texto está bem feito e sem muitos erros ortográficos, mas é claro que ocorreu alguns erros de vírgulas e crase, mas esses erros são comuns e com prática e estudos você consegue eliminá-los.
Uma dica é que quando você for usar alguma interdisciplinaridade introduza bem ela para que fique de fácil compreensão para o leitor
Chernoboy
texto muito bem estruturado, no modelo dissertação enem… vejo q vc teve uma boa coerencia entre os paragrafos, além da coesão em cada um. vc tem um bom foco argumentativo, pois esse tema é ótimo e vc soube bem msm como relacionar as suas ideias. a conclusão está ótima, você aplicou a proposta de intervenção como deve sem perder o foco da sua opinião.
Elisandra
Com isso= ao invés disso pode optar para= portanto
“Outrossim”???
Usar mais vírgulas. Elas são super importantes
Fora isso suas palavras estão extremamente adequadas.
Se for uma redação online, cuidado para o erro automático, que é quando as palavras acabam saindo juntas, como “outrossim” acredito que foi o caso, eu particularmente não entendi.
Não achei muito legal adicionar sobre a lei de Newton, achei um pouco fora do contexto, tente não sair do assunto, ainda mas desenvolvimento da redação
Cícera
Olá Elisandra, tudo bem?
eu optei por utilizar “com isso” ao invés de “portanto” para não ficar repetitivo. Além disso , o “outrossim” é utilizado como sinônimo de adição.
Obrigada pelas dicas, vou me aprofundar nas questões de pontuação e ortografia para desenvolver melhor meu texto.