Intolerância religiosa no Brasil

  • 0

Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado o país é laico, e defende a liberdade de crenças. Por outro tem a falta de habilidade ou da vontade em reconhecer  e respeitar essas praticas.

O Brasil é uma mistura de religiões e etnias, e perante a Constituição Federal que a escolha de religião é totalmente livre. Diante disso, a legislação que assegura a liberdade de crenças religiosa, quando vista em prática não são bem aceitas e respeitadas. Assim, romantizar essa situação não é bem uma opção, mas um motivo de preocupação.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa do USP, a cada mês são registrados pelo menos 10 denúncias de intolerância religiosa e dessas 15% envolvem violência física, sendo as principais vitimas fieis afro-brasileiras. Partindo disso, esse problema está causando um grande desrespeito, por algo que é liberado. Além de causar perseguições, pode haver espancamentos, e esses são mais um dos motivos para o combate, e só assim torna o Brasil mais tolerante.

Portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o desrespeito com as religiões. Com isso, cabe a Constituição Federal usar através da mídia e da educação, anúncios e o aprendizado, com o intuito de solucionar essa controversa, assim, as pessoas serem cada vez mais influenciadas a compartilhar o respeito no mundo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, percebi alguns erros de acentuação, mas gostei bastante da sua redação.
    Praticas ( Práticas)
    Vitimas ( Vítimas)
    Fieis( Fiéis)
    Penso que você deveria ter desenvolvido mais a sua conclusão, uma sugestão para isso é de sugerir que o governo elabore mais políticas públicas para combater a intolerância religiosa.

    • 2
  2. INTRODUÇÃO:
    faltou sinalizar seus argumentos.

    1⁰ PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO:
    Deve iniciar o parágrafo com conectivo.
    Faltou dizer como essa negligência governamental ocorre.

    2⁰ PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO:
    Deve iniciar o parágrafo com conectivo.

    CONCLUSÃO:
    “Portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o desrespeito com as religiões” ficou incoerente esse início.
    Faltou detalhamento.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 860

    • 1
  3. Tema:
    Intolerância religiosa no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em reconhecer e respeitar essas praticas (práticas).
    Essa introdução é um tanto contraditória, como seria um país laico e que defende a liberdade de crença, mas, simultaneamente, não possui a vontade de reconhecer e respeitar as crenças? Seria bom que você usasse algum tipo de estratégia para encabeçar essa argumentação, como exemplo: “Embora o país tupiniquim seja considerado laico, o índice crescente da intolerância revela que tal adjetivo não se conecta com a atual realidade brasileira.” Seja direto e claro quanto a sua tese.
    ________________________________
    DESENVOLVIMENTO 01:
    O Brasil é uma mistura |1| de religiões e etnias, e perante a Constituição Federal que |2| a escolha de religião é totalmente livre. Diante disso, a legislação que assegura a liberdade de crenças religiosa (religiosas), quando vista em prática não são bem aceitas e respeitadas|3|. Assim, romantizar essa situação não é bem uma opção, mas um motivo de preocupação.|4|
    1 – Substitua o termo “mistura”, para algo como “diversidade”, ou seja, o Brasil possui uma diversidade de religiões e etnias. Entendi o sentido, mas acredito que o termo “misturar” traz uma certa informalidade para o texto dissertativo.
    2 – Aqui há um típico erro quanto à coesão do texto, o qual interfere na leitura, você poderá perceber se lê-lo.
    3 – Por quê? O que não é aceito e respeitado e por que não é aceito e respeitado? Tente sempre explicar e preencher a sua argumentação com fatos, opiniões.
    4 – Por que seria um motivo de preocupação? Quais são as consequências?

    _________________________________________
    DESENVOLVIMENTO 02:
    Segundo dados do Instituto de Pesquisa do (*da) USP, a cada mês são registrados (*registradas) pelo menos 10 |1| denúncias de intolerância religiosa (*vírgula aqui) e dessas 15% envolvem violência física, sendo as principais vitimas (vítimas) fieis (fiéis) afro-brasileiras. Partindo disso, esse problema está causando um grande desrespeito|2|, por algo que é liberado. Além de causar perseguições, pode haver espancamentos, e esses são mais um dos motivos para o combate, e só assim torna o Brasil mais tolerante.|!|
    1 – Regra geral p/ redação – Escreva por extenso os números de zero a dez. Escreva com algarismos os números de 11 a 999. A partir de mil, escreva com algarismo mais a palavra dos números redondos, como 5 mil, 77 milhões, 1,3 bilhão. Números não redondos devem ser apresentados com algarismos por completo: 98.765. Não use 1 mil, apenas mil.
    2 – Seria mais apropriado escrever que esta situação de intolerância está causando violência ou caos ou desarmonia.
    Senti falta de uma conclusão mais fechada, aliás, esse final está desconexo.
    ________________________
    CONCLUSÃO:
    Portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o desrespeito com as religiões|1|. Com isso, cabe a Constituição Federal (AGENTE) usar |2| (*Vírgula aqui) através |2| da mídia e da educação, anúncios e o aprendizado (MEIO), com o intuito (OBJETIVO) de solucionar essa controversa (controvérsia), assim, as pessoas serem (*serão) cada vez mais influenciadas a compartilhar o respeito no mundo (DETALHAMENTO DO OBJ).
    1 – Essa frase está incompleta.
    2 – Esqueceu da ação.
    Conclusão boa, embora tenha esquecido de um elemento essencial como é o caso da ação.

    ****************xXXx*******************
    1C: 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    2C: 160 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão

    3C: 80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados e contraditórios, em defesa de um ponto de vista.

    4C: 160 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5C: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    TOTAL: 680

    Não tenha medo de usar mais linhas para explicar suas ideias, pelo contrário, aproveite-as o máximo que puder para deixar as suas ideias claras e bem explicadas! Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte na sua jornada, cuide-se!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.