Iniciante

Intolerância religiosa no Brasil

  • 1

Durante a formação dos estados nacionais europeus – a Espanha em suas guerras de reconquista- lutava severamente contra os árabes a fim de expulsá-los da Península Ibérica.Tinham como objetivo ganhar a independência dessas terras e impor a religião Católica ao invés de islâmica que tinha maior predominância nessa época. Nesse sentido ,é fato que a realidade apresentada nesse período pode ser relacionada ao mundo da intolerância religiosa hodierna: gradativamente conseguimos observar uma gama de indivíduos que tomam os seus segmentos religiosos como absolutos, e tentam impor os mesmos a outras pessoas, muitas vezes de forma violenta.

Em primeiro plano, é fulcral pontuar que o quadro da intolerância deriva da Baixa atuação nos setores educacionais,no que concerne a discussão sobre as diversidades religiosas e as individualidades culturais. Segundo Louis banalof, “a cultura forma sábios,e a educação homens”. Nessa lógica, temos cada vez mais grupos religiosos não sábios divergindo e conflitando entre si,por não obterem a educação necessária acerca da religião do próximo.

Ademais, é imperativo ressaltar que a ignorância  com relação a diversidade cultural religiosa, acarreta muitas vezes na violência exacerbada. De acordo com o G1,uma idosa foi agredida a pedradas por sua vizinha por seguir a religião candomblecista. Diante disso, pode-se observar as raízes e frutos da problemática, e analisa-las  é algo que se faz urgente.

Infere-se portanto,a participação dos setores educacionais e do corpo social para resolução do imbróglio,a médio e longo prazo. Em primeira mão,faz-se necessário que o Tribunal de Contas da União direcione a capital,que por intermédio das instituições religiosas junto as educacionais,se mobilizem para criar palestras nas escolas desde a infância, a fim de discutirem Acerca das diferentes crenças e o respeito às mesmas, com materiais didáticos específicos e profissionais capacitados essas instituições conseguiriam saciar todas as dúvidas e colocar esses grupos religiosos em contato. Apenas dessa forma a coletividade alcançará o respeito religioso no Brasil,e cenas como a da formação do Estado Nacional espanhol, ou da idosa candomblecista não se repetiram.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, bom dia! Tudo bem?
    Gostei bastante da tua redação, você trouxe fatos históricos que complementam a tua tese.

    Introdução:
    – Muito boa. Tente fazer a introdução com mais ou menos 6, 7 linhas para que não fique tão longa.

    Desenvolvimento 1:
    – Está bom, trouxe referencial e bons argumentos.

    Desenvolvimento 2:
    – Ficou um pouco “solto” a parte da reportagem sobre a senhora, poderia ter explicado um pouco mais, talvez com outro referencial ou argumento.

    Conclusão:
    – Ótima.
    – Tente fazer a conclusão da mesma forma que a introdução, com 6 ou 7 linhas, para que não fique mais extensa que os desenvolvimentos.

    Em geral, seu texto está ótimo. Continue assim e terá uma boa nota.
    Espero ter ajudado de alguma forma.

    Beijos ;)

    • 0
  2. Gostei da redação, entretanto senti uma carência de argumentos para sustentar o D2. ( ESTE APRESENTA O TÓPICO FRASAL, O REPERTÓRIO, É AUSENTE DE ARGUMENTAÇÃO PARA SUSTENTAR O REPERTÓRIO E POSSUI A CONCLUSÃO DO RACIOCÍNIO) A intervenção está completinha, embora não precise ser tão grande , assim como a introdução.
    C1: 160
    C2:200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    Nota: 800

    • 0
  3. Olá! Tudo bem?
    Gostei muito da sua redação, parabéns! Mostrou bons argumentos para suas redes e trouxe alusões históricas pertinentes ao assunto
    A única parte do texto que senti meio “vaga” foi o terceiro parágrafo, no desenvolvimento 2. Acredito que você poderia desenvolver melhor a relação entre o fato ocorrido com a senhora e o assunto, ou seja, ligar esses dois argumentos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.