Iniciante

Intolerância Religiosa no Brasil

  • 0

   Baseado nos Direitos Humanos, instituído no século XIX, todo ser humano tem direito à liberdade religiosa, entretanto o que se percebe é uma forte resistência, principalmente dos mais conservadores, à aceitação e respeito à religião escolhida pelo outro. Dois fatores são determinantes para que isto ocorra: a colonização por parte dos portugueses e o preconceito causado pelo choque cultural.

    É sabido que, desde o descobrimento do Brasil, os portugueses impuseram fortemente sua fé e cultura sobre índios e africanos, o que gerou um país majoritariamente católico, desprezando a quem não seguisse a mesma linha de raciocínio. Tal pensamento deve ser combatido, uma vez que, devido à modernização e à globalização, não se mostra mais compatível com a atual realidade, sendo antiquado e ultrapassado.

Além disso, dados mostram que os mais afetados com a intolerância religiosa no Brasil são aqueles adeptos a religiões de matrizes africanas, cerca de 1,6% da população, porém 25% das denúncias são realizadas pelos mesmos. Isso mostra que o Brasil tem muito o que avançar quanto ao combate aos atos intolerantes.

Diante dos fatos, vê-se necessário a intervenção do estado com punições mais rigorosas, além de parcerias com a comunidade, escolas, hospitais, presídios, entre outros, a fim de conscientizar a população sobre o assunto, garantindo que a represália, como a dos portugueses, fique apenas na história.

Compartilhar

3 Correções

  1. oii, espero que eu possa ajudar :)

    Introdução:
    Apesar de ter as três partes que uma introdução necessita, creio que você poderia ter colocado um ponto final antes de “entretanto.”
    Faltou um conectivo antes de “dois fatores”.
    Eu adorei os seus argumentos! Pontuou sobre o que o seu texto vai falar.

    D1:
    Tópico frasal e o embasamento estão juntos em um período, sendo: a colonização portuguesa e descobrimento do Brasil.
    Creio que seja melhor se você dividi-los.
    “[A priori, é preciso salientar que a colonização portuguesa criou raízes profundas em relação a religião sendo uma causa latente do problema.] [É sabido que, desde o descobrimento do Brasil, os portugueses impuseram fortemente sua fé e cultura sobre índios e africanos, o que gerou um país majoritariamente católico, desprezando a quem não seguisse a mesma linha de raciocínio.] [Tal pensamento deve ser combatido, uma vez que, devido à modernização e à globalização, não se mostra mais compatível com a atual realidade, sendo antiquado e ultrapassado.]”
    Você respondeu o porquê da colonização religiosa ser um problema. Parabéns.

    D2:
    Falta do tópico frasal, lembre-se de que o tópico frasal vai introduzir o que você quer falar.
    Faltou o seu argumento, você só expôs os problemas, nós sabemos que o Brasil precisa mudar em relação ao preconceito e por que ele não muda? A falta de conhecimento, pesquisa, o medo ao diferente poderiam ser usados para falar sobre isso.
    Fiz um exemplo sobre o que você disse:
    “Em paralelo, o preconceito causado pelo choque cultural é outra causa para a configuração da problemática. Segundo FONTE, os mais afetados com a intolerância religiosa no Brasil são aqueles adeptos a religiões de matrizes africanas, cerca de 1,6% da população, porém 25% das denúncias são realizadas pelos mesmos. Diante disso, EXPLICAÇÃO DO PORQUÊ O PRECONCEITO É UM PROBLEMA.”

    Intervenção:
    A palavra “estado” é com letra maiúscula.
    AGENTE: Estado e diversas instituições (comunidade, escolas, hospitais, presídios)
    AÇÃO: punições rigorosas.
    MODO: não tem.
    DETALHAMENTO: não tem.
    FINALIDADE: conscientização da população.
    Faltou uma frase para o fechamento da intervenção podendo ser uma citação, uma frase positiva ou retomada do texto e faltou uma frase para o início da intervenção.

    Espero que meus comentários tenha ajudado você :)))

    • 1
  2. Boa noite, tudo bem? sou apenas uma estudante, mas vou mencionar alguns pontos que você pode melhorar: primeiramente, seria legal que você, logo na introdução, deixasse que o “entretanto” fosse o início de um novo período, além de deixar claro que está se referindo à problematização especialmente no cenário brasileiro. Seu primeiro desenvolvimento está legal, mas no segundo senti falta de um repertório mais produtivo com argumentação mais pertinente. Sua conclusão está faltando alguns critérios e também está um pouco vazia, e o a gente é sempre escrito com letra maiúscula (Estado). Fora isso, Parabéns pelo seu texto e continue treinando!!!

    • 1
  3. Eu ainda sou estudante mas, o que pude perceber é que você acaba tendo vários deslizes gramaticais, o que derruba tua nota na competÊncia 1, que é muito importante. Outra coisa são as divisões dos períodos. Uma dica que te dou é: utilize menos vírgulas e mais pontos. Assim, fica mais amarrado e “entendível” para o leitor Seu embasamento de argumento não é sólido, tente buscar artigos da constituição e citações famosas, fica melhor para associar e inovar.

    Espero te ajudar, boas redações!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.