No mundo todo, há mais de 10 mil religiões de diversas origens, culturas e diversidades. O que faz um indivíduo pensar que em um planeta com uma abrangente diversidade cultural, apenas a sua respectiva religião seja a dona da verdade absoluta? E o que faz esse indivíduo pensar que outras crenças e dogmas de diferentes culturas sejam classificados como errados e para muitos, abominável? É a chamada intolerância religiosa.
A constituição Brasileira juntamente com a legislação assegura a liberdade religiosa do cidadão, nos mantendo protegidos de qualquer atitude ofensiva ou agressiva. Porém, é claro que na prática geralmente não funciona assim. O intolerante religioso, geralmente cresce com o pensamento de religião única e verdadeira, sendo induzido a pensar que outras culturas e crenças seriam na verdade, erradas e “diabólicas”. Essas pessoas possuem dificuldade em aceitar o diferente, tendo a mente fechada em torno da sua verdade.
A maioria das vítimas de discriminação por parte religiosa são de religiões afro descendentes, muitas vezes tendo sua crença, como a Umbanda por exemplo, associada a bruxaria e feitiçaria ou até satanismo. Mas os casos de discriminação muitas vezes não estão em apenas xingamentos ou tratamentos diferentes por parte de outras pessoas, mas também a violência física e psicológica.
O resultado disso é um grupo de pessoas excluído e invalidado apenas por crer e ter uma cultura diferente da maioria em questão. A educação dentro disso, é imprescindível na formação de jovens com a mente aberta para aceitar diferenças dentro da sociedade. Pesquisas apontam que sociedades melhor desenvolvidas na área educacional tem índices menores de discriminação de qualquer vertigem, sendo religiosa, racial, de gênero etc.
A diminuição ou extinção desses casos é evidentemente a permanência de um estado laico deixando prevalecer a liberdade de expressão que não agrida os direitos humanos, assim como já existe no Brasil, mas que necessita reforçar suas leis e penalidades nessa questão, tanto quanto são hoje rígidas as leis contra o preconceito racial. Reformas no currículo educacional geral do país devem ser feitas, além de direcionar profissionais da educação que trabalhem sem doutrinação, apenas visando a liberdade de expressão, igualdade e direito a todos.
Nayare
Olá, peço licença para comentar sua redação. A priori, meus parabéns pela escolha do tema e a forma como trouxe esse assunto, ainda que pouco falado, mas muito atual em todo globo.
1° parágrafo: A sua introdução está muito boa mas tome cuidado com as perguntas feitas: lembre-se que, por mais que o questionamento apresentado chame a atenção do leitor, a pergunta deve ser respondida ao longo do texto.
2° parágrafo: O uso de conectivos é muito importante para manter a coesão em seu texto. Há uma lista deles nesse link: https://www.passeidireto.com/arquivo/43070144/lista-de-conectivos. Eles servem para ligar as informações que há em seu texto e enriquecem de forma potencializada sua redação. Tome muito cuidado ao afirmar determinados tipos de informações que dependem de confirmações para além de nossa opinião: será que todos os intolerantes religiosos crescem acreditando que sua religião é unicamente verdadeira? Não existe um desenvolvimento da intolerância após o conhecimento da religião? São apenas questionamentos que, porventura, o leitor pode ter.
3° parágrafo: Por que as religiões afro-descendentes são alvos da discriminação e intolerância religiosa? Você citou uma informação muito importante em seu texto mas não justificou o porquê disso. Busque por fontes sociais e principalmente históricas que justifiquem a realidade dos fiéis que seguem essa religião.
4° parágrafo: Você trouxe à tona mais uma infomração de extrema relevância que é a atuação da educação na problemática em questão e ainda citou os estudos que foram feitos acerca do assunto. Mas que estudos foram esses? Quando e onde foi publicado? Quem realizou a pesquisa? Informações desse tipo enriquecem sua redação.
5° parágrafo: Sua proposta de intervenção está boa, mas tente sair um pouco do óbvio. Isso é, seja criativa em suas resoluções; sempre priorizando a inexistência da utopia e fantasias para resolver mas trazendo soluções que realmente ultrapassam barreiras básicas.
►Dica 1: em sua introdução você pode citar fontes históricas, frases famosas, referências audiovisuais ou literárias acerca do assunto. sempre lembrando de quando e onde foi lançado e fazendo uma relação com o assunto em questão.
►Dica 2: evite usar termos muito coloquais como “mente aberta/fechada” pois dissertações desse tipo aclamam por um vocabulário mais culto. Lembre-se que não precisa de palavras rebuscadas mas cuide com o uso de termos que, no sentido literal, podem trazer outra interpretação.
Meus parabéns pelo esforço e pela redação.
Boa sorte, continue se esforçando e até a próxima. :)
Pedro_Alysson
Sua redação é muito boa, a posição acerca do tema também. Dá pra perceber que você conhece bem o tema e sabe discutir sobre. Mas, eu sentir falta dos conectivos entre os parágrafos, é muito importante pra ganhar pontos na C4. Séria bom que você diminuísse os parágrafos e fizesse apenas 4 parágrafos, pois, a folha de redação só possui 30 linhas. Outra dica é quando você for colocar algum tipo de alusão no texto, seja ele de livros, série, música, você precisa informar a fonte. É isso!
Carrero
Sua redação é de fato muito boa, porém geralmente a redação do enem é feita em quatro parágrafos e, no máximo, 30 linhas, sendo o 1° parágrafo de introdução, 2° e 3° parágrafos de desenvolvimento e 4° parágrafo de conclusão.
Tente usar mais conectivos para coesão intra e Inter parágrafos.
Meus parabéns pela redação!!
Luzimara Aline
A estrutura do seu texto é bom mais cuidado com a quantidade de linhas poi, na redação do Enem só há 30 linhas. Use mais conectivos e repertório,é o que vai enriquecer o seu texto. gostei muito a conclusão pois amostra que você entendeu o assunto .
Obs:estude e pratique repertório é evite o uso de perguntas se souber responder no seu texto pois o leitor quer saber da resposta
Boa sorte
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Olá, seu texto é bom,mas desorganizado, a leitura dele é muito pesada você pode optar por fazer apenas dois parágrafos de desenvolvimento desenvolvendo só duas tese ,aliás sua tese deveria ser explicada na introdução, cuidado com perguntas na redação, não são proibidas mas elas devem ser evitadas por que se forem mal colocadas ou não respondidas você perderá pontos ,cuidado também pra não deixar seu texto subjetivo tem que ser mais objetivo o possível, sendo que metáforas devem ser evitadas ,faltou a fonte no seu repertório o que inválida sua argumentação, enfim espero ter ajudado bons estudos ; )
eduardacastro17
Venho dizer que não é necessário o uso de três parágrafos de desenvolvimento.
Quais pesquisas apontam esses fatos você não me deu os dados????. “Pesquisas apontam que sociedades melhor desenvolvidas na área educacional tem índices menores de discriminação de qualquer vertigem, sendo religiosa, racial, de gênero etc.”
Também evite usar “etc”
Além de tudo a redação apresenta os problemas de conexão entre as ideias, o que prejudica a progressão textual em alguns momentos.