Intolerância religiosa

  • 0

Visto que a intolerância religiosa é uma forma de violência, física ou simbólica, que tem por objetivo a negação e a supressão de uma religião em detrimento de outra, ao longo da evolução da sociedade houve bastante discussões, teorias e entidades que foram tidas como seres supremos dos quais são considerados responsáveis pela criação humana. Destas teorias varias se perderam no caminho pela comprovação de outras por meio da ciência, porem as que restaram foram passadas de gerações sendo assim reforçadas e tomando grande parte da sociedade, foi quando essas teorias começaram a fazer sentido para as pessoas que houve a criação de religiões, lugares sagrados e códigos de conduta.
A intolerância religiosa é preocupante pois vivemos com pessoas diferentes e racionais das quais escolhem seguir a religião da qual faz mais sentido pra ela, quando somos intolerantes afirmamos nossa religião como única e correta, desprezando a religiosidade do outro. Quando falamos de religião estamos citando a espiritualidade que é algo individual, ou seja cada um tem a sua, no documentário ”intolerância religiosa: os caminhos para uma convivência harmoniosa entre as religiões” demonstra exatamente o que esta violência propaga, o desrespeito e a abominações de religiões de matrizes africanas sempre foi recorrente e ainda há bastante preconceito em relação a esta quando tratamos de legado cultura.
Vemos este problema bastante presente na reforma protestando onde foram criadas diversas religiões e pouco a pouco foram desaparecendo por causa do catolicismo pois era a mais influente daquele tempo, ocupava lugares de fala e de decisões uma das quais foi a proibição de religiões que questionassem o Deus católico ou quando o filosofo Giordano Bruno foi queimado na frente de todos por questionar a religião dominante na época. Podemos perceber que este assunto e essa atitude esta presente estruturalmente na nossa sociedade estando cada vez mais recorrentes nos debates, além de tratar da sua complexidade envolvendo fatos históricos.
Dessa forma percebemos o quanto isto afeta as relações humanas causando desconforto e desrespeito constante entre religiões, para estabelecermos a harmonia entre as diversas entidades religiosas e suas culturas. Deveremos em conjunto com os principais membros de cada religião propor palestras, panfletagem e o acolhimento de outras religiões falando sobre o respeito e a violência que afeta tanto eles, além de figuras extremamente conceituadas nas religiões declararem seu posicionamento contra esta forma de intolerância e como esta estruturado na nossa sociedade e passa de gerações, educar crianças e adolescentes nas escolas sobre o respeito de diversidades e de crenças, assim vamos trazendo a harmonia religiosa em conjunto a tolerância melhorando as relações sobre espiritualidade e crenças

Compartilhar

2 Correções

  1. Durante seu texto eu li muitas frases em primeira pessoa como, ” pois vivemos ” e “Quando falamos”; esse é um erro muito bobo e infelizmente estamos todos sujeitos à isso. Porém, tome cuidado quando for fazer uma redação, porque nos vestibulares eles não aceitam que seja escrita em outra pessoa que não seja em terceira.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.