Intolerância religiosa.

  • 0

Brasil, país multicultural e que em meados de 1890 tornou-se um estado laico, ainda passa por divergências em relação a escolha ou não de possuir uma crença. A intolerância religiosa é responsável por números significativos de violência no país, diante dos fatos apresentados, é importante ressaltar as causas e consequências do tema abordado.
Segundo Pontes Miranda, ” liberdade de crença compreende a liberdade de ter uma crença e a de não ter uma crença”. Infelizmente, essa liberdade não é respeitada e um país que deveria ser laico, acaba possuindo religiões específicas como aceitas, enquanto outras são excluídas, ocasionando ofensas pessoais por conta da religião, ofensas contras liturgias e/ou cultos.
Esse tipo de intolerância manifestar-se de maneiras bárbaras, ações graves que resultam em profanação, violência física e destruição de templos.
A lei prevê punição contra atos de discriminação, como ofensas, injúrias em virtude de raça, cor, etnia ou religião, porém ainda não há uma lei específica que criminalizar quem comete tal ato.
Levando-se em consideração esses aspectos, é imprescindível o quão a intolerância religiosa é prejudicial, logo, medidas devem ser tomadas, como a naturalização da religião nos ambientes escolares, afim de ensinar as crianças sobre a importância do respeito, como leis poderiam ser criadas, criminalizando quem comete tal ato e oferecendo apoio as pessoas que já sofreram esse tipo de preconceito, sendo assim nosso país faria juz ao título de um país laico.

Compartilhar

3 Correções

  1. Em “manifestar-se” a palavra seria escrita sem a letra R. é necessário cuidar com repetição de palavras, como a palavra criminalidade. o texto segue a estrutura e possibilita a clareza do entendimento ao assunto abordado. No mais o tema foi bem explorado, o texto em si é significativo, apresentou bem suas ideias e defendeu seu ponto de vista dando uma boa possível solução na conclusão.

    • 1
  2. As informações presentes no texto são interessantes, só acho que elas poderiam ser organizadas de uma forma melhor para que ajude na fluidez da leitura. Na conclusão, seria interessante deixar os agentes mais claros ao leitor e ao longo do texto utilizar mais pontos finais ao invés de vírgulas.

    • 1
  3. Bem, inicialmente tudo okay, uma pequena observação diante a introdução e desenvolvimento é que, poderia haver mais intertextualidade em relação ao tema, como por exemplo uma notícia real de um caso ocorrido ou estatísticas numeradas de violência sobre o tema. Por fim a conclusão faltou a citação do órgão público o qual deve mencionar como responsável para a solução do problema.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.