É notório que as diversas formas de intolerâncias estão presentes no nosso cotidiano e também nas nossas atitudes, promovendo ódio e conflitos a milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Se tratando do âmbito nacional é vedada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97 quaisquer que sejam os atos resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, sendo considerada crime qualquer ato de intolerância.
O Brasil é um país laico que garante a todos os cidadãos o direito de ir e vir, um país onde todos têm o direito de expressar a sua opinião e as suas ideias de modo que não prejudique ao próximo, nem todos são obrigados a apoiar ou aceitar as diferenças, mas todos têm o dever de respeitar a opinião e a diferença do próximo. Mas será que todos usufruem do seu direito de liberdade de expressão?
O filme Estrelas Além do tempo é um ótimo filme para se falar quando estamos tratando de intolerância, um filme que se passa em 1961, em plena guerra fria quando os EUA e a União Soviética disputavam a corrida espacial e os estados unidos lida com uma profunda cisão social quando se trata de negros e brancos, homens e mulheres, quando então Mary Jackson uma mulher negra, estudante de matemática e física, prova para os homens altamentes machistas que as mulheres e a população negra tem o poder e o direito de participar das principais decisões da época.
A intolerância de qualquer espécie pode gerar o preconceito e a discriminação e assim até a morte, muitos em nosso país têm perdido a vida por conta disso, segundo uma pesquisa nacional ibope 7 em cada 10 brasileiros já fizeram comentários preconceituosos, referentes a gênero, etnia, orientação sexual ou até mesmo sobre a aparência física, o brasileiro não se considera preconceituoso e intolerante, mas os seus atos revelam o contrário.
Hoje existem projetos e decretos de lei contra a discriminação e a intolerância, assim dando mais segurança à população que sofre algum tipo de intolerância seja ela qual for, como exemplo disso temos o artigo 5 da constituição Federal de 88, que garante a todos cidadãos brasileiros o direito à igualdade e a liberdade sendo um direito de todos e que o estado deve manter. Vale ressaltar também que a liberdade de expressão é um direito garantido pela ONU, um direito de todos.
Hoje a intolerância pode começar a ser combatida dentro de casa e principalmente nas escolas, ensinando as crianças que as diferenças existem, elas estão presentes na nossa sociedade e elas merecem ser respeitadas, devemos promover eventos de maior integração social, onde as pessoas possam ter mais contato com as diferenças, como exemplo disso caravanas de teatro que visem trazer temas relacionados a esses preconceitos, desconstruindo ideias preconceituosas e visando combater todo esse mal.
[email protected]
Bom o seu texto em minha opinião ficou excelente você soube argumentar muito bem! utilizou de ótimos argumentos para persuadir o seu leitor, e com relação a sua alusão histórica foi brilhante a sua ideia de encaixar um filme que aborda exatamente a temática do tema proposto, outro fator que você também soube desenvolver com maestria foi a utilização da constituição de 1988, e também a citação da ONU. Realmente você está de parabéns pela coragem e inteligência de conseguir desenvolver um tema tão polêmico, sem duvidas umas das melhores redações que já tive a oportunidade de ler você arrasou. A única dica que deixo como sugestão para você conseguir se aperfeiçoar ainda mais é somente o uso de mais conectivos, explorando isso você vai qualificar ainda mais as sua produções.
Arielmasnaoasereia12
O texto está realmente delicioso de se ler. Tem referências históricas, referências culturais e está presente ao nosso dia a dia. Está realmente impecável e deixou seu posicionamento claro, mas implícito no texto. Pra melhorar eu usaria mais conectores no texto, ficaria mais linear e mais encorporado. Abraço!