Iniciante

Intolerância e discurso de ódio contra minorias

  • 3

A obra literária “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, enfatiza uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de conflitos sociais. Entrementes, o atual cenário contemporâneo brasileiro mostra-se contraditório ao que é empregado por More em sua obra, uma vez que a própria sociedade brasileira se denota responsável pela intolerância perante as classes minoritárias. Assim sendo, vê-se a necessidade da adoção de uma metodologia a fim de combater esta problemática.

Precipuamente, é fulcral pontuar a frase “Conhecimento é poder”, do filósofo inglês Francis Bacon, visto que esses ciclos de intolerâncias ocorrem devido à ignorância popular, guiados por um passado racista, homofóbico, patriarcal e aporofóbico. Deste modo, nota-se a importância de tratar o problema pela raiz, ou seja, a partir da conscientização popular, procurando deliberar essa ideologia arcaica que permanece até os dias atuais na sociedade brasileira.

Ademais, é importante frisar a frase “O homem é o lobo do homem”, do filósofo inglês Thomas Hobbes, tendo em vista que as negligências governamentais – que buscam amenizar as displicências acometidas às classes minoritárias – impossibilitam a resolução deste problema. Isto deve-se, principalmente, por estabelecer um ideal inimputável, permitindo a repetição desse ciclo por parte de seus autores, seja por meio da internet – devido o anonimato – ou no próprio mundo real, o que acentua ainda mais a realidade sofrida pelas minorias.

Desta forma, há a necessidade da atuação das minorias como um todo com o objetivo de pressionar a atuação do governo federal perante esta problemática social, e esse, por sua vez, atuar por meio da mídia e demais setores da comunicação, promovendo propagandas e programas sociais que busquem auxiliar às classes minoritárias, conscientizando o restante da população e estabelecendo um ideal igualitário na sociedade brasileira. Em suma, visa-se o combate à intolerância perante as classes minoritárias brasileiras por meio da conscientização popular.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, Gabriel, Tudo bem?
    Sou novata aqui, mas vou dar minha opinião. Achei a redação muito boa no geral, está muito bem estruturada. Porém o parágrafo 3 ficou um pouco confuso, não ficou claro para mim qual a relação da frase do Thomas Hobbes com o texto. Outra coisa, é indicado colocar as causas do problemas que você vai desenvolver na sua introdução.
    Beijos.

    • 0
  2. Olá
    Sua redação ficou bem escrita, coesa e defendeu bem o seu ponto de vista
    Na introdução você souber contextualizar e defender seu ponto de vista muito bem.
    Seus desenvolvimentos, o 1° ficou muito bom, você fez um bom uso do repertório social escolhido. No 2° ficou um pouco confuso no início, mas logo mais no final do parágrafo deu pra entender o seu ponto ali.
    Sua conclusão, você poderia buscar outras ações além de conscientizar, tipo uma maior fiscalização para que seja cumprida uma lei já existente, algo assim.
    Parabéns e boa sorte.

    • 0
  3. Os seus parágrafos estão bem estruturados, de modo que não se embaralha no momento de localiza-los. Suas alusões foram muito bem encaixadas para embasar os argumentos e não se tornou uma redação expositiva.
    Entretanto, o uso de palavras muito ornadas tornou a leitura um pouco difícil de ser realizada. Recomendo que se usar palavras muito rebuscadas, toda a sua redação também deve ser, pois poderá acarretar em perdas de pontos na competência 1.
    Recebi está dica e a transfiro para ti: evite usar o verbo “conscientizar”, pois os corretores não aprovam muito o seu uso.
    No mais, está de parabéns!
    Continue os seus estudos que irá longe!!!

    • 0
  4. C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    NOTA: 880 (sou apenas uma iniciante então posso estar equivocada)
    – Poderia colocar na introdução duas causas do problema em questão para o leitor se cituar do que virá.
    – Senti falta do desenvolvimento da tese. Você citou o passado racista, homofóbico e etc mas não introduziu alguma informação que afirmasse isso.
    – Você poderia conectar o final do texto fazendo alusão ao que foi citado na introdução

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.