Iniciante

Internet: a Cultura do Cancelamento

  • 0

No livro Microfísica do Poder, do filósofo francês Foucault, é discutido a inserção do poder em instituições sociais que querem controlar os corpos e comportamentos. De forma análoga no Brasil contemporâneo, a arte de cancelar os indivíduos na Internet resulta em diversos fatores negativos prejudiciais ao “cancelado”. Assim, cabe a análise acerca de causas, consequências e possível solução dos problemas.

Inicialmente, é possível destacar a falta de respeito de opiniões contraditórias como um dos motivadores para esse impasse. Na Internet, essa prática é bastante comum entre os internautas, principalmente na rede social Twitter, em que os usuários tem fácil disponibilidade para expressar seus pontos de vista. Entretanto, é inaceitável esse costume, uma vez que ao julgar e cancelar o indivíduo, poderá acarretar em problemas futuros, sendo o mais perigoso: o suicídio.

Da mesma forma, é viável salientar que a falta de saúde mental provocada devido aos ataques repentinos da ‘web’ colabora para um arriscado legado de doenças psicológicas. O filósofo espanhol Adolfo Vázquez afirmava, em linhas gerais, que o aumento da frequência de um determinado evento ocasionaria, erroneamente, sua naturalização. Diante disso, é nociva a percepção de que se o ato de cancelar não for erradicado urgentemente, poderá haver aumento considerável de casos de transtornos e outras doenças mentais.

Portanto, a mídia, com a veiculação de propagandas de orientação nas redes sociais, deve auxiliar a mobilização social em relação a cultura do cancelamento por meio de parcerias público-privadas. Espera-se com isso, tolerar a divergência de ideias, e só assim poderíamos nos livrar da prisão do pensamento e comportamento, como Foucault sintetizou.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução- Sua introdução está boa, porém, geralmente na redações nota 1000 já apresentam os argumentos no final da introdução (apenas citam).
    Conclusão- Quanto mais detalhada e específica ela for, maior será sua nota nessa competência. Fique atenta!!
    Não se esqueça que o número mínimo de caracteres é 300
    Competência 1- 180
    Competência 2-200
    Competência 3- 200
    Competência 4- 180
    Competência 5- 120
    Nota: 880

    • 1
  2. Olá! Não sou expert mas tentarei ajudar da melhor maneira!
    Uma coisa que reparei é na sua introdução é que faltou destacar os 2 problemas, um para ser discutido no D1 e outro no D2.
    Outrossim, não consigo encontrar sua tese.

    D1: uma dica é se puder sempre citar um fato, dado, pesquisa. Assim, você consegue comprovar sua idéia.

    D2: Fico legal!!! Citou uma questão e relacionou a um pensamento de um filósofo.

    Conclusão: faltou o “Como?” e o “para que?”
    Como isso vai ser realizado?
    Para que finalidade??
    Sempre responda as perguntas:
    Oque?
    Quem?
    Como ?
    Para que?

    Espero ter ajudado!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.