No filme “Blade Runner”, num mundo futurista, o protagonista se apaixona por um androide que consegue reproduzir comportamentos e sentimentos humanos. Além da ficção, no mundo atual do século XXI, são desenvolvidos vários tipos de máquinas que desempenham diversos tipos de atividades. Não obstante, o surgimento de novas tecnologias com base em IA (Inteligência artificial) traz várias consequências para a sociedade vigente. Nesse contexto, o Brasil, um país subdesenvolvido, ainda não apresenta o investimento necessário nessa área.
Ademais, a IA é utilizada, com sucesso, em inúmeros campos de conhecimento no mundo todo. De maneira geral, ela é definida como a capacidade de dispositivos de aprender a solucionar problemas. Com isso, é evidente que tal tecnologia pode ser empregada em diversas áreas e com efeitos extremamente positivos. De acordo com Elon Musk (sócio principal de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo), aparelhos com IA são o ponto-chave para um pleno desenvolvimento atualmente. Por isso, é imprescindível que tal ferramenta seja usada em um país que queira se destacar.
Assim, considerando a falta de incentivo na área de tecnologia por parte do governo brasileiro, é provável que o país demore para desfrutar dos benefícios que a Inteligência artificial pode trazer. Durante a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, o emprego de máquinas para a automação do trabalho tornou-se combustível para um desenvolvimento sem precedentes no mundo inteiro. Nesse sentido, uma IA pode aprender a executar trabalhos de diversos tipos, para poupar o esforço humano e contribuir para a evolução da Humanidade.
Portanto, com base no que foi proposto, o governo do Brasil, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (órgão responsável pela implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia), deve investir em projetos para influenciar empresas no âmbito nacional a adotarem o uso de IA, oferecendo benefícios para aquelas que o fizerem. Desta forma, estará garantido o futuro da nação e uma boa colocação do Brasil entre os outros países do mundo. Além disso, com o aprimoramento dessa tecnologia, talvez androides tão avançados como os de “Blade Runner” sejam possíveis.
jheniffer0407
Introdução: bem articulada, com alusão histórica e apresentação do problema.
Argumento 1: Boa comparação em relação ao filme, e foi bem mostrado o porque de algumas pessoas ainda terem medo da vacinação.
Argumento 2: foi apresentado bem o segundo problema envolvido na temática, além disso abordou causas e consequências.
Conclusao: utilizou todos os elementos necessários: agente, meio, modo e finalidade.
hartmannjonatan
Sua redação está boa.
Porém, você não citou algum problema real relacionado ao tema, o que piorou bastante seu texto, deixando-o muito expositivo e cansativo de ler. Pelo mesmo motivo não foi possível encontrar seus argumentos e o posicionamento sobre o assunto.
Como o tema era “… e seus efeitos na SOCIEDADE” acredito que você deveria citar algum problema mais focado para o lado social (desemprego causado pela substituição de pessoas por máquinas com IA; a IA nas relações humanas…) enfim, seria isso.
Mas é um bom ponto citar que você soube utilizar bem a língua para desenvolver, além de que a estrutura ficou clara (introdução, desenvolvimento, conclusão).
Parabéns!