Instagramação da vida hodierna

  • 0

As redes sociais têm sido uma grande contribuinte para o agravamento da doença do século, a depressão. O Instagram é a principal rede atrelada a essa enfermidade, uma vez que nela é onde se encontra o maior número de compartilhamentos de aparentes vidas perfeitas e padrões de beleza inatingíveis.

   Estudos realizados pela ¨Royal Society for Public Health¨ apontam que: o compartilhamento de fotos via Instagram causam impactos negativos ao sono e a autoestima; os usuários que permanecem por mais de duas horas diárias antenados em plataformas digitais estão mais propensos a desenvolver estresse psicossocial. 

   Clóvis de Barros Filho, filósofo contemporâneo brasileiro, disserta sobre o fenômeno da padronização da felicidade. Nessa manifestação social há uma alienação do indivíduo a uma cobrança de padrões normativos. Essa percepção de vida perfeita gera uma insatisfação com a própria realidade, tendo por consequência, o desencadeamento de distúrbios de saúde mental.

   Diante dos argumentos supracitados, pode se observar que há a necessidade de uma transmutação comportamental dos influenciadores digitais, que devem mostrar mais verdade por meio de suas publicações. Marcas de grande influência midiática devem produzir marketing com influenciadores fora dos modelos tradicionais. Tais medidas proporcionariam mais representatividade para os usufrutuários das mais diversas malhas sociais. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito do seu repertório e da menção a um filósofo e ao Royal Society. Só acho que você poderia citar do que se trata o Royal, pois nem todos têm esse conhecimento e daria maior credibilidade ao texto. No primeiro parágrafo eu colocaria dois pontos ao invés de uma vírgula entre a palavra “século” e “depressão”. E no segundo parágrafo acho que é desnecessário esses mesmos dois pontos. O Royal Society for Public Health não precisa ficar entre aspas, apenas se fosse alguma citação – o que não é o caso. Seu parágrafo de conclusão (assim como o de introdução) deve ser menor do que os de argumentação, que poderiam ser mais detalhados. No entanto, gostei muito da sua proposta de intervenção e das palavras e termos que você usa durante seu texto. Só tome o cuidado para as palavras bonitas não se tornarem rebuscadas ao ponto de não entenderem a ideia que você quer passar. Parabéns!

    • 1
  2. Olá, bom dia!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 160 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
    Total: 880.

    • 0
  3. Boa tarde analianunes! 1. Seus parágrafos ficaram muito pequenos, isso dificulta a compreensão do leitor em relação ao seu ponto de vista. Sugiro que na introdução você coloque um repertório sociocultural, isso ajudará a enriquecer sua redação e você terá uma ajuda ao partir do princípio do repertório. Ainda na introdução, deixe explícito a sua tese, ou seja, sua opinião de forma subjetiva, você deve “resumir” o que sua redação apresentará nos próximos parágrafos.
    2. “Estudos realizados pela ¨Royal Society for Public Health¨ apontam que” – Você deve levar em conta que pessoas podem não saber do mesmo repertório que você, por isso, explique-o antes, diga se é um canal, site, jornal…
    3. No seu 1° desenvolvimento falta argumentações: Por que o compartilhamento de fotos causa sono e baixa autoestima? O que é estresse psicossocial? Detalhe a sua redação, não deixe pontas soltas.
    4. Sua conclusão deve apresentar: agente, modo, meio, detalhamento e finalidade – qual agente irá realizar a ação, de que modo ela será feita, por qual meio, detalhe sua proposta e indique a finalidade.
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações fiquem cada vez melhores!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.