inserção do jovem no mercado de trabalho

  • 0

A busca por um emprego não vem sendo uma tarefa fácil, tanto que no Brasil a cerca de 14 milhões de desempregados segundo o IBGE. Porém, o que não se esperava é que o grupo etário que está encontrando maior dificuldade nessa busca são os jovens, que enfrentam um grande desafio quando o assunto é o primeiro emprego, problema que afeta tanto o próprio jovem quanto sua família.

Normalmente quando se encontra uma oportunidade de emprego destinada a jovens é comum que a mesma seja para aqueles que já apresentam alguma experiência mínima na área, isso se deve ao fato de que um funcionário sem experiência se torna mais caro, contratando alguém experiente o empregador economiza tempo de treinamento e gastos com alguém inexperiente. Quando acontece do jovem encontrar uma oportunidade em que não é necessária experiência prévia, outros fatores interferem, como por exemplo, o jovem periférico que precisa passar pela barreira geográfica para chegar ao local de trabalho, que geralmente ficam nos grandes centros.

Outro fator que interfere na inserção do jovem no mercado é a necessidade da dupla jornada. Por boa parte ainda estar em idade escolar, frequentando o ensino médio ou a faculdade, muitas vezes os horários de estudo e aqueles disponibilizados pelas empresas não se encaixam, fazendo o jovem perder mais uma oportunidade. Contudo, dados do jornal Valor Econômico, apresentam que o percentual de jovens em idade escolar entrando no mercado teve uma crescente em média de 3% em relação a 2016, colocando que quase metade dos jovens estão na dupla jornada.

No entanto, ainda existem jovens com dificuldades e medidas devem ser tomadas. Criação de cursos populares destinados na formação do jovem, o colocando em áreas especificas de atuação no mercado precisam ser feitos e divulgados. A ampliação do Programa Jovem Aprendiz é necessária, um trabalho a ser feito tanto pelo Governo do Estado quanto pelas próprias empresas, colocando as oportunidades em mais horários e de forma mais espalhada pelas cidades.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Primeiramente parabéns pelo texto e por estar sempre buscando melhorar.

    Vou pontuar algumas coisas que poderiam estar mais bem elaboradas:

    •Introdução: Você apresentou um bom argumento e trouxe um dado revelevante, no entanto, fez isso de forma meio bagunçada. Opte sempre por afirmações consistentes e clareza nas ideias.

    •Desenvolvimento 1: Idem aos problemas da introdução. Aqui também faltou um melhor embasamento para o seu primeiro argumento, é necessário autoridade ao leitor, sem nunca deixar dúvidas sobre donde surgiram as afirmações.

    •Desenvolvimento 2: Você teve uma ótima articulação. Parabéns.

    •Conclusão: excetuando-se as observações, nada a reclamar também, ótima proposta e detalhamento.

    *Observações
    Quando se começa o segundo desenvolvimento ajuda muito na coesão empregar conectivos de adição

    Ex.: Além disso, outro fator que interfere na inserção do jovem no mercado

    O mesmo vale para a conclusão

    Ex.: Com Isso, nota-se que ainda existem jovens com dificuldade…

    • 0
  2. A busca por emprego não é uma tarefa fácil, no Brasil há cerca de 14 milhões de desempregados segundo o IBGE. Porém, o que não se esperava é que o grupo etário que está encontrando maior dificuldade nessa busca são os jovens, que enfrentam um grande desafio quando o assunto é o primeiro emprego, problema que afeta tanto o próprio jovem quanto sua família.

    Normalmente quando se encontra ofertas de emprego destinadas a jovens é comum que a mesma seja para aqueles que já apresentem alguma experiência mínima na área, isso se deve ao fato de que um funcionário sem experiência se torna mais caro, contratando alguém experiente o empregador economiza em gastos e em tempo de treinamento. Quando o jovem finalmente encontra uma oportunidade onde não é necessária a experiência prévia, outros fatores interferem, por exemplo, a realidade periférica de muitos, que precisam passar pela barreira geográfica para chegarem ao local de trabalho, que geralmente fica nos grandes centros.

    Outro fator que interfere na inserção do jovem no mercado é a necessidade da dupla jornada. Por boa parte ainda estar em idade escolar frequentam o ensino médio ou a faculdade, por muitas vezes os horários de estudo e aqueles disponibilizados pelas empresas não se encaixam, fazendo o educando perder mais uma oportunidade. Os dados do jornal Valor Econômico, apresentam que o percentual de jovens em idade escolar entrando no mercado de trabalho teve uma crescente em média de 3% em relação a 2016, colocando que quase metade dos jovens estão na dupla jornada.

    Ainda existem jovens com dificuldades e medidas devem ser tomadas, a criação de cursos populares destinados a formação do jovem, o colocando em áreas especificas de atuação no mercado devem ser feitos e divulgados, uma ampliação do Programa Jovem Aprendiz é necessária, e deve ser feita pelo Governo do Estado juntamente com as empresas, que devem proporcionar horários mais flexíveis em pontos estratégicos da cidade.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.