Insegurança alimentar no Brasil

  • 1

No filme “O poço” retrata a história que é encenada em uma prisão com números de andares desconhecidos na qual os alimentos chegam para os encarcerados de cima para baixo que conforme os andares vão aumentando a comida vai ficando escassa. De maneira análoga, percebe se notoriamente como o acesso a alimentos é cada vez mais restrito, onde as classes altas permanecem com seus pratos cheios, enquanto as classes baixas continuam com seus pratos vazios. Dessa forma, a desigualdade social é percebida de maneira clara na questão da insegurança alimentar.

Em primeira análise, deve se levar em conta a falta de oportunidade do cidadão de entrar no mercado de trabalho visto que a classe mais baixa está mais propícia a ser excluída dos cargos de trabalho dado que essa classe não apresenta qualificação profissional, consequentemente a falta de acesso a determinados bens e serviços pelo cidadão é agravada. Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pouco mais de 2,9 milhões de pessoas estavam em busca de um emprego há mais de dois anos no segundo trimestre de 2020.

Na obra cinematográfica “O poço”, há uma personagem chamada Iomaguiri, antes funcionária da administração da prisão, que durante seu tempo encarcerada tenta florescer sem sucesso nos prisioneiros a chamada “solidariedade espontânea”, ou seja, tenta conscientizar as pessoas a comer só o necessário para sobrar comida a todos. Entretanto, esse processo de intervenção se torna de certa maneira inútil pois ele deve ocorrer de maneira sistemática no qual os recursos devem ser distribuídos de maneira equilibrada, porém, nota se no cenário vigente que as regulamentações de leis que asseguram os direitos humanos, dentre eles o acesso a alimentação, recebe negligência por parte do Poder executivo, implicando, assim, a diminuição da qualidade de vida .

Mediante ao exposto, devemos garantir que o direito a alimentação não se torne privilegio, cabe então ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentivar à agricultura familiar e ao médio e pequeno produtor por meio de uma renda que possa garantir ao cidadão recursos para continuar suas atividades, já que eles são responsáveis por fornecer alimentos para grande parte dos brasileiros. Só assim, o Brasil conseguirá sair do mapa da fome entrando, em fim na prosperidade

Se possível, avaliar com uma nota até 1000 seguindo as competências do ENEM, e se possível os gramaticais, desde já agradeço :)

Compartilhar

1 Correção

  1. No filme “O Poço” é retratada a história que encena uma prisão com números de andares desconhecidos, na qual os alimentos chegam para os encarcerados de cima para baixo; conforme os andares vão aumentando, a comida vai à escassez.
    § Nesta parte, coloquei um pouco de sentido nas orações e encurtei algumas partes. Também aconselho o uso do sinal (;) como visto acima, pois auxilia a evitar repetição de preposições e conjunções. Cuidado com nome próprio, como de obras, lugares, pessoas, etc. pois eles necessitam de letra maiúscula.

    De maneira análoga, percebe-se notoriamente como o acesso a alimentos é cada vez mais restrito, onde as classes altas permanecem com seus pratos cheios, em contrapartida, as classes baixas continuam com seus pratos vazios. Dessa forma, é perceptível a desigualdade social na questão da insegurança alimentar.
    § Apenas troquei algumas palavras que trazem mais sofisticação ao texto e encurtam, auxiliando na hora de colocar em prática outras ideias.

    Em primeira análise, deve se levar em conta a falta de oportunidades do cidadão de entrar no mercado de trabalho, visto que a classe mais baixa está propícia a ser excluída dos cargos de trabalho, dado que essa classe não apresenta qualificação profissional, consequentemente a falta de acesso a determinados bens e serviços pelo cidadão é agravada. Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pouco mais de 2,9 milhões de pessoas estavam em busca de um emprego há mais de dois anos no segundo trimestre de 2020.
    § Novamente, apenas troquei algumas palavras que encurtaram. Atenção à virgula! Ela é essencial para dar sentido.

    Novamente na obra “O Poço”, há uma personagem chamada Iomaguiri, antes funcionária da administração da prisão, que durante seu tempo encarcerada tenta florescer nos prisioneiros, sem sucesso, a chamada “solidariedade espontânea”, ou seja, tenta conscientizá-los a comer só o necessário para sobrar comida a todos. Entretanto, esse processo de intervenção se torna, de certa maneira, inútil, pois ele deve ocorrer de maneira sistemática no qual os recursos devem ser distribuídos de maneira equilibrada, porém, nota-se no cenário vigente que as regulamentações de leis que asseguram os direitos humanos, dentre eles o acesso a alimentação, recebe negligência por parte do poder Executivo, implicando, assim, a diminuição da qualidade de vida.
    § Vírgula novamente. Este parágrafo não teve muitos erros, então está bom! Apenas mudei “Tenta florescer, sem sucesso nos prisioneiros” para o que está na correção, pois obteve mais sentido; também a primeira oração “Na obra cinematográfica “O poço”, pois ela já foi citada antes, então podemos ligar com a introdução! Outra vez, cuidado com nome próprio, eles NECESSITAM de letra maiúscula.

    Mediante ao exposto, devemos garantir que o direito à alimentação não se torne um privilégio. Cabe então ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentivar à agricultura familiar e ao médio e pequeno produtor por meio de uma renda que possa garantir aos cidadãos recursos para continuar suas atividades, já que eles são responsáveis por fornecer alimentos para grande parte dos brasileiros. Só assim, o Brasil conseguirá sair do mapa da fome entrando, enfim, na prosperidade.
    § Este parágrafo também está bom, com sentido e conclui bem sua redação. Apenas uma dica: enfim > advérbio, sinônimo de “finalmente”(usado na correção acima); em fim > locução adverbial, indica “no fim de”

    Percebi que sua dificuldade é maior na gramática que no resto em geral, então indico que você preste atenção.
    Vou deixar um link sobre umas dicas para uso de vírgulas!

    At. te.
    Bons estudos e abraços!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.