Estudante

INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL

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O filme “O Poço” retrata uma prisão vertical com uma cela, onde uma única plataforma com alimentos passa uma vez por dia, por todas às celas, alimentando de cima para baixo. Diante da conclusão do filme, é notável a preocupação em torno da Insegurança Alimentar que se assemelha ao acesso de poucos à alimentação substancial e evidencia a condição de pobreza.

Em primeiro plano, cabe ressaltar que o acesso de poucos à alimentação advém de desigualdades socioeconômicas e a pobreza estrutural, que atingem uma parcela significativa da população. Segundo o estudo mais recente do IBGE, 84,9 milhões de brasileiros viviam em condição de fome ou insegurança alimentar. Sob essa lógica, há uma desigualdade social marcante e o agravamento da fome. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.

Ademais, é importante salientar a condição de pobreza. De acordo com Sócrates: “Não vivemos para comer, mas comemos para viver”. Descreve que a qualidade de vida e bem-estar é bem sucedida quando se têm ampliação e abastecimento de alimentos, priorizada para todos os indivíduos, sem excessão. Sob esse viés, o indivíduo que não possuir acesso físico, econômico e social, fica restrito aos alimentos de forma a satisfazer suas necessidades substanciais. Assim sendo, são de suma importância, medidas que interfiram na ampliação e abastecimentos de alimentos aos indivíduos não favorecidos economicamente.

Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Cidadania promova a ampliação do abastecimento do mercado interno de alimentos para alcançar a população menos favorecida econômica e socialmente. Acionando a criação ou manutenção de políticas públicas, que sejam voltadas para a erradicação da fome e pobreza. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil seguro em alimentação substancial e escasso de desigualdades.

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2 Correções

  1. Olá sou estudante assim como você, portanto irei corrigir sua redação de acordo com as competências do Enem, certo?!
    Vamos lá:

    Sua redação tem desvios gramaticais.
    Os repertórios está bom, porém vc faltou desenvolver ele;
    Faltou argumentação
    Seu texto apresentou vários conectivos e foi coeso
    Proposta de intervenção, ótima

    C1: 180
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C4: 200

    nota: 860

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  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?

    “Diante da conclusão do filme, é notável a preocupação em torno da Insegurança Alimentar que se assemelha ao acesso de poucos à alimentação substancial e evidencia a condição de pobreza.”

    Esse período é compressível, porém um pouco confuso. Seria interessante que você deixasse a tese mais explícita, ou seja, antecipasse os argumentos que serão defendidos nos desenvolvimentos.

    ” o acesso de poucos à alimentação advém de desigualdades socioeconômicas e a pobreza estrutural,”

    O correto seria “advém DA pobreza estrutural”.

    “Ademais, é importante salientar a condição de pobreza.”

    Aqui no desenvolvimento 2, você utiliza como argumento a pobreza, mais uma vez. O ideal é que cite uma outra causa do problema, e essa outra causa será a base para a argumentação.

    “quando se têm ampliação”.

    Esse “têm” não possui acento, pois está no singular.

    “Portanto uma intervenção faz-se necessária.”

    Sempre há vírgula após um conectivo, principalmente quando se inicia uma oração.

    Competência 1- 160 (há alguns desvios gramaticais)
    Competência 2 – 160 (os repertórios podem ser mais desenvolvidos)
    Competência 3 – 120 (a argumentação é falha, não defende bem o ponto de vista)
    Competência 4 – 200 (texto coeso e interligado por conectivos)
    Competência 5 – 200 (apresenta todos os elementos da proposta de intervenção)

    Nota = 840

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