Insegurança alimentar

  • 0

Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Análogo à isso, a sociedade brasileira está intimamente relacionada à temática, visto que muitos não percebem a dificuldade que famílias enfrentam para conseguir estabilidade nutricional. Desse modo, é importante ressaltar o consumismo exagerado como fator que favorece a insegurança alimentar brasileira.

Em primeiro plano, é importante frisar que a segurança alimentar é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, porém é evidente que essa garantia não é totalmente eficaz, uma vez que os brasileiros estão constantemente preocupados se terão as próximas refeições.Por outro lado, temos as pessoas e instituições que insistem em constantemente desperdiçar os alimentos que poderiam ser aproveitados por pessoas que sofrem de fome,ou seja , que passam pela insegurança alimentar.

Consequentemente, esses indivíduos não tem nutrição adequada para sobreviver e para assegurar a sua família de boas condições de vida. Com isso, os cidadãos que passam pela incerteza alimentícia, são obrigados a privar – se de comer quando tem,para poupar alimento para a próxima refeição, ou ainda para priorizar seus filhos. Dessa forma, é evidente que a fome e a falta de garantias do próximo almoço/janta estão ligadas.Tendo assim, necessidade de medidas cabíveis para resolução da problematica.

Em suma, nota-se a demanda de atenuar os desafios atrelados à falta de segurança nutritiva. Logo, é indubitável que o Governo, através do SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional- implemente ações que disponibilizem cestas básicas à uma grande quantidade de famílias do país, de modo a promover mais seguridade e salubridade nutricional para a sociedade brasileira. Assim, os desafios ligados a insegurança alimentar serão amenizados e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá sou bem iniciante, mas o que posso dizer a respeito da sua redação, é que está muito boa.
    Em relação a competência 2(o conhecimento de mundo), sua redação apresenta dois repertórios Zygmunt Bauman e a Constituição Federal de 1988, em relação ao primeiro paragrafo, me fez falta um pouco mais de contextualização não apenas citar superficialmente o repertório, algo como “segurança alimentar é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 inserido no art. 6…”
    No restante me parece muito bem escrita, uma estimativa da nota seria [500-700]

    • 0
  2. A redação apresenta estrutura aplausível, atende os requisitos cobrados. A introdução tem uma abordagem convincente trazendo um celebre autor no prelúdio, assim caracteriza uma reportório cultura, no mais as arguições são sólidas, tecendo os argumentos de maneira sistemática. O ato redigir requer persistência, portanto escrever tende elevar o nível na escrita e também discutir temas diversos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.