Iniciante

Iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão social

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Em 2021, os Jogos Paralímpicos de Tokyo levaram a importante bandeira da inclusão no esporte aos holofotes, posto que todos os atletas são portadores de alguma deficiência. No entanto, nota-se que a articulação dos esportes como ferramenta de inclusão social, no Brasil, é ocasional. Isso se deve, máxime, à desvalorização de seu caráter transformador e à conjuntura decadente de investimento.

A priori, vale salientar que o esporte é capaz de proporcionar relevantes rupturas de correntes de dominação. Nesse âmbito, destaca-se a história do atleta Jesse Owens, homem negro, que se contrapôs à ideia de superioridade caucasiana em plena Alemanha nazista, durante as Olimpíadas de Berlim. Embora o ato date do século passado, o esporte hodierno ainda carrega consigo um pertinente potencial de transformação e inserção social – como o visto nos Jogos de Tokyo -, apesar de pouco divulgado. Nessa perspectiva, é indubitável que a desvalorização dessa aptidão do esporte atua como principal entrave da iniciativa. 

Paralelamente, o mau aproveitamento dessa predisposição é, também, agravado pelo baixo investimento em atividades esportivas. Nesse aspecto, posto que o esporte e lazer cumprem como significativos indicadores de qualidade de vida, revela-se a ineficiência estatal no contexto referido. Sob tal ótica, John Locke, filósofo iluminista, caracteriza-se por seu viés contratualista; ou seja, considerava o Estado como responsável por prover o bem-estar coletivo. Assim, no cenário brasileiro, infere-se a má gestão estatal, haja vista que o Governo Federal discumpre seus deveres ao não dispor as verbas necessárias, perpetuando a inércia diante das possibilidades do nicho esportivo.

Logo, depreende-se a urgência da mobilização ante a asseguração do tema. Desse modo, o governo brasileiro deve atuar no financiamento de maiores estruturações de lazer e esportes, através, por exemplo, da construção de complexos esportivos, em todo o território nacional, com o fito de ampliar espaços para atletas em condições de vulnerabilidade. Somente assim, e de maneira gradual, será possível observar um cenário mais inclusivo via atividades esportivas, como exemplificado nas Paralimpíadas.

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5 Correções

  1. Você está de parabéns, dissertaste muito bem, nota-se que você possui um domínio da forma culta, bem como um vocabulário bem abrangente. Ao longo da redação soube elencar e se posicionar de maneira que a leitura seja leve e não se torne cansativa. A única sugestão que eu te daria é detalhar mais a tua conclusão, pois está um pouco vaga em algumas momento, mas como um todo está excelente. Parabéns novamente!

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  2. oii thais!!
    _____________________
    sua redação é praticamente digna de nota 1000, estou surpresa em como voce soube dissertar o assunto tão bem
    você soube usar dos argumentos que tinha de forma fluida e coesa, os corretores leriam com prazer sua redação hahaha!!!
    continue assim e chegará a nota 1000 facilmente
    _____________________
    <3

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  3. Competência 1: 200
    Ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa.

    Competência 2: 200
    Ótima compreensão do tema e da proposta apresentados

    Competência 3: 200
    Ótima argumentação.

    Competência 4: 180
    Não resolveu o problema da falta de inclusão na proposta de intervenção.

    Competência 5: 160
    Faltou o detalhamento.

    Total: 940

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  4. Em 2021, os Jogos Paralímpicos de Tokyo levaram a importante bandeira da inclusão no esporte aos holofotes, posto que todos os atletas são portadores de alguma deficiência. No entanto, nota-se que a articulação dos esportes como ferramenta de inclusão social, no Brasil, é ocasional. Isso se deve, máxime, à desvalorização de seu caráter transformador e à conjuntura decadente de investimento.

    REPERTÓRIO- OK

    CONTEXTUALIZAÇÃO COM O TEMA- OK

    DIRECIONAMENTO AS TESES- OK

    ERROS DE ORTOGRAFIA- OK

    A priori, vale salientar que o esporte é capaz de proporcionar relevantes rupturas de correntes de dominação. Nesse âmbito, destaca-se a história do atleta Jesse Owens, homem negro, que se contrapôs à ideia de superioridade caucasiana em plena Alemanha nazista, durante as Olimpíadas de Berlim. Embora o ato date do século passado, o esporte hodierno ainda carrega consigo um pertinente potencial de transformação e inserção social – como o visto nos Jogos de Tokyo -, apesar de pouco divulgado. Nessa perspectiva, é indubitável que a desvalorização dessa aptidão do esporte atua como principal entrave da iniciativa.

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK

    REPERTÓRIO- OK

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X (COLOQUE SEU TEMA)

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    ERROS DE ORTOGRAFIA- OK

    Paralelamente, o mau aproveitamento dessa predisposição é, também, agravado pelo baixo investimento em atividades esportivas. Nesse aspecto, posto que o esporte e lazer cumprem como significativos indicadores de qualidade de vida, revela-se a ineficiência estatal no contexto referido. Sob tal ótica, John Locke, filósofo iluminista, caracteriza-se por seu viés contratualista; ou seja, considerava o Estado como responsável por prover o bem-estar coletivo. Assim, no cenário brasileiro, infere-se a má gestão estatal, haja vista que o Governo Federal *discumpre* (DESCUMPRE) seus deveres ao não dispor as verbas necessárias, perpetuando a inércia diante das possibilidades do nicho esportivo.

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK

    REPERTÓRIO- OK

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    ERROS DE ORTOGRAFIA- X

    Logo, depreende-se a urgência da mobilização ante a asseguração do tema. Desse modo, o governo brasileiro deve atuar no financiamento de maiores estruturações de lazer e esportes, através, por exemplo, da construção de complexos esportivos, em todo o território nacional, com o fito de ampliar espaços para atletas em condições de vulnerabilidade. Somente assim, e de maneira gradual, será possível observar um cenário mais inclusivo via atividades esportivas, como exemplificado nas *Paralimpíadas* (PARAOLIMPÍADAS).

    QUEM?OK OQUE?OK COMO?OK DETALHAMENTO-X EFEITO- OK FECHAMENTO E RETOMADA-OK

    C1- 200

    C2- 200

    C3- 160

    C4- 200

    C5- 180

    NF- 940

    Oii, faço correção mais detalhada, caso tenha interesse entra em contato comigo pelo whatssapp (81987291158)

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  5. Introdução:
    Contextualização ok.
    Tese ok.
    Projeto de texto ok.

    D1:
    Nunca comece um parágrafo com “A priori”, esse termo não é sinônimo de “Em primeira análise” ou “Primeiramente”.
    Você retomou o projeto de texto.
    Há repertório.
    Há marca de autoria.

    D2:
    Você retomou o projeto de texto.
    Há repertório.
    Há marca de autoria.

    Proposta de Intervenção:
    Há agente.
    Há ação.
    Há meio/modo.
    Há finalidade.
    Faltou o detalhamento.

    Espero ter ajudado!!!

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