Iniciante

Iniciativas para a inclusão do idoso no mercado de trabalho

  • 1

O livro “Mr. Mercedes” conta a história do investigador Bill Hodges, que, ao completar 60 anos, acaba tendo crises existenciais por não trabalhar, pela idade avançada e condição física. Paralelo a isso, é visto que idosos sofrem dificuldades no ambiente trabalhista, sendo essas sociais e estruturais, havendo a necessidade de uma análise sobre.

Em primeiro aspecto, vale ressaltar que as propostas de empregos mais acessíveis  estão ocupados por pessoas jovens. A pesquisa do CLT mostra que menos de 30% das pessoas nesta idade trabalham em empregos de carteira assinada e em cargos consoantes a sua formação. Sob este prisma, é notável a preferência das empresas por mão de obra jovem. Essa opção  afasta o trabalhador idoso de uma oportunidade de emprego, contribuindo para a falta de renda na residência.

Em segundo lugar, deve-se por em pauta a desvalorização do idoso por idade e rendimento físico. O escritor de economia Jorge Felix afirmou que a integração de qualificados com mais de 60 anos é ineficiente, já que camadas menos escolarizadas são submissas a trabalhos incontingentes às suas condições. Assim, com a carência de serviços simétricos ao biotipo, a mão de obra idosa acaba desvalorizada.

Mediante as informações apresentadas, deve haver uma intervenção nas desavenças sociais e estruturais. Logo, é necessária uma reestruturação nos contratos trabalhistas que valorizem e estimulem a contratação de trabalhadores formais acima dos 50 anos, no intuito de diversificar os funcionários no mercado formal, tudo isso sendo executado pelas firmas contratuais. Dessa forma, situações como as do personagem Bill serão apenas enredos de livros estreados por idosos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom Dia! para iniciar vamos falar algumas qualidades de seu texto, você foi bem, utilizou as regras gramaticais corretamente; Mesmo com a falta de descrição, você não fugiu do tema, o que é bem comum para iniciantes! ; faltou um pouco de desenvolvimento de sua tese, ou melhor, seu ponto de vista. porem sua redação foi perfeita, exceto por esses erros básico!

    • 1
  2. Bom, não sou boa em correções pois redação não é “meu forte”… Porém, baseando-me nas cinco competências de redação do Enem, o pouco que entendo, posso dizer que na competência 1: você foi bem, apresentou domínio na escrita; Competência 2: Apesar de faltar detalhamento assim como foi dito por rafaelaeliaas, você não fugiu do tema. Competência 3: No meu ver, faltou um pouco de aprofundamento do seu ponto de vista, ou seja, na sua tese. Levando em consideração que a mesma seria apresentada nos desenvolvimentos e defendida na conclusão; Competência 4: Não sou capacitada ao nível de correção. Por esse motivo dispenso correções!; Competência 5: Particularmente, gostei da sua proposta de intervenção, pois, foram apresentadas propostas eficazes no combate a exclusão dos idosos no mercado de trabalho.
    Uma dica: Se você tivesse citado um agente governamental, na conclusão, enriqueceria seu texto!

    • 1
  3. bom dia Lanni, ontem eu fiz a minha primeira correção de redação, e coloquei como erro a citação logo no inicio da introdução. mas apreendi, que não é um erro. Fazendo a leitura da sua observei que você fez o mesmo. a minha a avaliação e que sua redação esta ótima; dentro da proposta com coerência e coesão. mas eu não sei avaliar com notas, espero que um outro colega possa fazer a correção com as notas. tenha um bom dia, um abraço de Minas Gerias

    • 1
  4. Faltou mais detalhamento na sua proposta de intervenção, onde achei que o agente não ficou explícito.. porém foi bom ter retomado o livro que você falou no início do texto.. bons usos de conjunções e conectivos, e bons argumentos no texto… parabéns e continue assim, que você vai conseguir o tão desejado 1.000 no Enem

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.