Iniciativas para a inclusão de idosos no mercado de trabalho

  • 1

De acordo com a terceira lei do cientista Issac Newton, toda ação corresponde a uma reação. Análogo a isso, o Brasil tem aumentado sua expectativa de vida o que leva o país a possuir uma população de idosos maior e que tende a crescer nos próximos anos.  Com a superpopulação de idosos, é perceptível a falta da inclusão dos mesmos no mercado de trabalho. Por isso é importante discutir as causas e consequências de tal situação.

Em primeiro lugar, cabe-se destacar que vivemos em um modo de produção capitalista e os trabalhadores segundo o sociólogo Karl Max, são servos das maquinas. Ademais, a sociedade empresarial espera sempre uma mão de obra não só qualificada, mas jovem que possa ter mais disposição para trabalhar e produzir mais. Segundo o portal de notícias do G1, para 58% das empresas, a idade ainda é um fator relevante para a seleção de candidatos. Além disso, 50% ainda prefere contratar um profissional mais jovem.

Em segundo lugar, é incontrovertível que existe a discriminação pelo trabalho dos idosos. Na sequência, muitos deles acabam ficando desempregados passando necessidades, outros se aposentam e ficam à mercê de uma aposentadoria que os deixam numa situação vulnerável. Logo após, muitos se sentem inválidos e impotentes pela ideia de não terem mais serventia, em consequência tem aumentado o número de idosos depressivos e posteriormente o número de suicídios.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É preciso que o ministério dos direitos humanos que tem por objetivo promover os direitos da cidadania e inclusão dentro da sociedade, trabalhe para garantir os direitos dos idosos, por meio de leis e campanhas, através de verbas governamentais. Para que assim, possam valorizar o trabalho e talento das pessoas mais velhas, afim de mantê-los e contrata-los.

ps: por favor quem for corrigir se for possivel dar nota de acordo com as 5 competencias do ENEM  eu agradeço!

e vc que for corrigir, no final fale sobre vc.

quantas vezes fez o ENEM?

Se é a primeira vez?

qual curso quer tentar?

eu irei fazer o ENEM pela segunda vez.

Compartilhar

4 Correções

  1. O repertório é muito bom ,mas você pode ligar ele mais na sua introdução pra que ela não fique sobrando ali,deu pra ver o tema a tese muito bem, seu desenvolvimento um tem muita informação e pouca argumentação, quando colocar algum dado você pode interpretar lo ,seu desenvolvimento dois pode ser mais organizado, você passou ideias muito boas mas com um pouco de organização e explicação ficará muito melhor ,sua conclusão não está de todo mal mas pode melhorar saindo do senso comum e sendo mais criativa ,tem poucos desvios gramaticais mas você se saiu bem ,espero ter ajudado e bons estudos ; )
    PS: estou fazendo o enem pela primeira vez ,mas já terminei o Médio,estou estudando por conta própria e se conseguir vou tentar o curso de artes visuais : D

    • 1
  2. competência 1: 180
    competência 2: 180
    competência 3: 120
    competência 4: 120
    competência 5: 180
    TOTAL: 780
    irei fazer o Enem pela terceira vez :( quero fazer psicologia. ano passado tirei 760 na redação, porém nas outras matérias terei nota muito baixa, mas fé que esse ano saí kkkkkk beijos <3

    • 1
  3. Então sua nota é de 860, percebi alguns erros de concordância, porem não muito graves. O que realmente me fez pensar foi sobre a informação que você colocou sobre o aumento de suicídios, é sempre bom lembrar que se deve citar a fonte de onde foi tirada e ser sempre fontes confiáveis, o que você não fez, apenas jogou a informação no meio do seu texto isso desconta pontos demais.

    • 1
  4. oiiiii
    A sua redação está bem coerente e está de acordo com o tema abordado
    Acho que no 1 Paragrafo você deveria ter se aprofundado mas sobre o filosofo KARL MAX
    Mas tirando isso sua redação está ótima
    Mas se aprofunde mas no tema da redação
    PS: Esse é o meu 1 ano no Ensino Médio
    E o 1 ano que vou fazer o Enem
    Então eu não sou experiente

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.