Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro possui direitos que devem ser assegurados a fim de proporcionar uma vida digna à população. Entretanto, no Brasil, percebe-se um contexto contrário ao da lei no que tange a infraestrutura dos transportes públicos e seus desafios, criando, na realidade, um problema intensificado pela negligência governamental e por falta de investimentos.
Sob esse viés, é evidente como a negligência governamental é uma das razões pelas quais a problemática perdura. Consoante ao discurso do sociólogo Karl Marx, o governo é passivo frente aos problemas sociais. Desse modo, observa-se a persistência de entraves relacionados a falta de infraestrutura nos meios de locomoção do país. Nesse sentido, as críticas de Marx se fundamentam, pois o Estado Brasileiro não promove políticas públicas com o intuito de mitigar tais obstáculos.
Ademais, nota-se a falta de investimentos como fator extenuante da situação. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre esses problemas coletivos, como a questão dos desafios relacionados a infraestrutura dos meios de transporte público, é necessário investimento massivo, sobretudo para garantir verbas direcionadas à melhorias no tráfego de pessoas.
Portanto, faz-se necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério da Economia – responsável pela administração dos recursos financeiros do país, invista em construções, melhorias e manutenções de transportes utilizados pela sociedade. Também, deverá proporcionar formas alternativas de locomoção, a fim de garantir melhor mobilidade da população. Assim sendo, os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 serão respeitados.
Por favor, corrijam e pontuem de acordo com o ENEM, se possível. Obrigada.
tataiama
. Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro possui direitos que devem ser assegurados a fim de proporcionar uma vida digna à população. Entretanto, no Brasil, percebe-se um contexto contrário ao da lei no que tange a (A=A+À)infraestrutura dos transportes públicos e seus desafios, criando, na realidade, um problema intensificado pela negligência governamental e por falta de investimentos.
. Sob esse viés, é evidente como a negligência governamental é uma das razões pelas quais a problemática perdura. Consoante ao discurso do sociólogo Karl Marx, o governo é passivo frente aos problemas sociais. Desse modo, observa-se a persistência de entraves relacionados a (À) falta de infraestrutura nos meios de locomoção do país. Nesse sentido, as críticas de Marx se fundamentam, pois o Estado Brasileiro não promove políticas públicas com o intuito de mitigar tais obstáculos.
. Ademais, nota-se a falta de investimentos como fator extenuante da situação. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre esses problemas coletivos, como a questão dos desafios relacionados a (À) infraestrutura dos meios de transporte público, é necessário investimento massivo, sobretudo para garantir verbas direcionadas à (A) melhorias no tráfego de pessoas.
. Portanto, faz-se necessário que o Governo Federal (´´FAZ-SE NECESSÁRIO QUE“ PREJUDICA A SONORIDADE… ´´FAZ-SE NECESSÁRIA A AÇÃO DO GOVERNO DE PROMOVER O INVESTIMENTO EM TAL, TAL“ FAVORECE MAIS O TEXTO), por meio do Ministério da Economia – responsável pela administração dos recursos financeiros do país, (–) invista em construções, melhorias e manutenções de transportes utilizados pela sociedade. Também, deverá (QUEM DEVERÁ? NÃO POSSO ASSOCIAR AO SUJEITO DO PERÍODO ANTERIOR JUSTAMENTE POR ESTAR SEPARADO POR PONTO, ENCERRAMENTO)proporcionar formas alternativas de locomoção, a fim de garantir melhor mobilidade da população. Assim sendo, os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 serão respeitados.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – erros gramaticais bobos, como o uso da crase e alguma desconcordância. Nota máxima facilmente atingível com alguns vídeos sobre o assunto.
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 160 -houve repertório, muito bom. No entanto, o desenvolvimento foi um pouquinho raso… falta um pouco mais de aprofundamento para alcançar a perfeição, está quase lá!
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrtura): 180 o corpo do texto está ótimo. Mas como no comentário anterior, faltou um pouco mais de aprofundamento.
C4 (mecanismos linguísticos): 200 -ótimo vocabulário, boa progressão. Uso de conectivos e outros recursos. Tá ótimo!
C5 (proposta de intervenção): 180 -cita o agente, responde às perguntas, mas também peca no detalhamento.
nota final: 880 (maior potencial para chegar aos 1000 pontos! Minha dica é: não tenha medo de aprofundar, você tem muito potencial para tornar cabível e coerente.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro possui direitos que devem ser assegurados a fim de proporcionar uma vida digna à população. Entretanto, no Brasil, percebe-se um contexto contrário ao da lei no que tange a infraestrutura dos transportes públicos e seus desafios, criando, na realidade, um problema intensificado pela negligência governamental e por falta de investimentos.
OBS:
▪︎OK, mas na próxima redação separe TRANSIÇÃO da TESE. A introdução é dividida em 3 partes: CONTEXTUALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO e TESE.
▪︎Ausência de crase em (no que tange a infraestrurura).
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Sob esse viés, é evidente como a negligência governamental é uma das razões pelas quais a problemática perdura. Consoante ao discurso do sociólogo Karl Marx, o governo é passivo frente aos problemas sociais. Desse modo, observa-se a persistência de entraves relacionados a falta de infraestrutura nos meios de locomoção do país. Nesse sentido, as críticas de Marx se fundamentam, pois o Estado Brasileiro não promove políticas públicas com o intuito de mitigar tais obstáculos.
OBS:
▪︎Se eu fosse você trocaria a palavra (perdura) por outra, uma vez que perdura é algo pra guardar na memória ou manter como recordação.
▪︎Poderia ter argumentado mais e ser mais critica em relação a argumentação.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, nota-se a falta de investimentos como fator extenuante da situação. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores públicos e privados, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre esses problemas coletivos, como a questão dos desafios relacionados a infraestrutura dos meios de transporte público, é necessário investimento massivo, sobretudo para garantir verbas direcionadas à melhorias no tráfego de pessoas.
OBS:
▪︎Equívoco de crase em (à melhorias) antes de plural não usa-se crase.
▪︎Novamente poderia ter argumentado mais.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, faz-se necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério da Economia – responsável pela administração dos recursos financeiros do país, invista em construções, melhorias e manutenções de transportes utilizados pela sociedade. Também, deverá proporcionar formas alternativas de locomoção, a fim de garantir melhor mobilidade da população. Assim sendo, os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 serão respeitados.
OBS:
▪︎Poderia ter detalhado como seria investido em construções (será por meio de projetos ? Você poderia ter falado isso).
▪︎Que formas alternativas seriam essas ? Solto.
NOTA:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 160
TOTAL: 840
Qualquer coisa estou à disposição.
sara_2004
gostei do texto, parabéns
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.