Iniciante

Infraestrutura do transporte no Brasil e seus desafios

  • 0

   De acordo com o pacto social, definido pelo contratualista John Rawls, é dever do Estado garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. No entanto, ao deparar-se com a falta de infraestrutura do transporte no Brasil, é notável que não há cumprimento deste direito básico. Nesse âmbito, pode-se analisar que a omissão governamental e a mentalidade capitalista por parte das empresas contribuem para essa problemática.

   Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como agravante do problema. O Brasil é um dos países que mais cobra impostos dos seus cidadãos, e mediante este fato, é perceptível que o governo não redireciona corretamente este dinheiro, pois o transporte brasileiro sofre por essa falta de investimentos em sua infraestrutura -como nas rodovias e nos meios de locomoção- e pela falta de recursos para solucionar, por exemplo, os buracos em estradas e a superlotação dos ônibus e metrôs.

   Outrossim, convém ressaltar a mentalidade capitalista do empresariado para resolver este entrave. Nessa lógica, compete às empresas do setor assegurar que as verbas destinadas à melhoria do transporte sejam aplicadas, porém, é notório que não ocorre essa fiscalização, pois a ganância de querer investir no seu próprio bem é maior, ou seja, tomar os recursos para si para expandir e crescer seu nome no meio dos negócios, o que faz com que a precariedade deste setor cresça cada vez mais.

   Logo, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para a resolução do impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Infraestrutura, órgão responsável pelas políticas nacionais de trânsito e de transportes, realizar projetos a fim de conscientizar as empresas a aplicar corretamente às verbas destinadas a melhoria do transporte, por meio de palestras on-line ou presenciais que abranja a todos deste setor. Também, compete ao Governo Federal, efetuar mensalmente um determinado valor para ser investido no transporte, com o objetivo de garantir o bem-estar social e cumprir, de fato, esse direito imprescindível.

Se puder corrigir pelas competências do ENEM agradeço.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, Camille, adorei sua redação, achei ela muito bem escrita, pra mim estaria muito próxima da nota máxima. Gostei das palavras utilizadas e da citação de John Rawls, bem oportuna.
    Acredito que caso fosse mudar algo, mudaria o foco tão grande na visão capitalista das empresas, não que isso não seja um grande problema no ramo dos transportes, mas não é o único problema que poderia ser explorado, na minha visão ter focado tanto nesse ponto deixou o texto meio maçante. Mas de resto o texto está ótimo, um dos melhores que li no site, parabéns, bons estudos.

    • 2
  2. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.