De acordo com o pacto social, definido pelo contratualista John Rawls, é dever do Estado garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. No entanto, ao deparar-se com a falta de infraestrutura do transporte no Brasil, é notável que não há cumprimento deste direito básico. Nesse âmbito, pode-se analisar que a omissão governamental e a mentalidade capitalista por parte das empresas contribuem para essa problemática.
Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como agravante do problema. O Brasil é um dos países que mais cobra impostos dos seus cidadãos, e mediante este fato, é perceptível que o governo não redireciona corretamente este dinheiro, pois o transporte brasileiro sofre por essa falta de investimentos em sua infraestrutura -como nas rodovias e nos meios de locomoção- e pela falta de recursos para solucionar, por exemplo, os buracos em estradas e a superlotação dos ônibus e metrôs.
Outrossim, convém ressaltar a mentalidade capitalista do empresariado para resolver este entrave. Nessa lógica, compete às empresas do setor assegurar que as verbas destinadas à melhoria do transporte sejam aplicadas, porém, é notório que não ocorre essa fiscalização, pois a ganância de querer investir no seu próprio bem é maior, ou seja, tomar os recursos para si para expandir e crescer seu nome no meio dos negócios, o que faz com que a precariedade deste setor cresça cada vez mais.
Logo, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para a resolução do impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Infraestrutura, órgão responsável pelas políticas nacionais de trânsito e de transportes, realizar projetos a fim de conscientizar as empresas a aplicar corretamente às verbas destinadas a melhoria do transporte, por meio de palestras on-line ou presenciais que abranja a todos deste setor. Também, compete ao Governo Federal, efetuar mensalmente um determinado valor para ser investido no transporte, com o objetivo de garantir o bem-estar social e cumprir, de fato, esse direito imprescindível.
Se puder corrigir pelas competências do ENEM agradeço.
TestCoe
Oi, Camille, adorei sua redação, achei ela muito bem escrita, pra mim estaria muito próxima da nota máxima. Gostei das palavras utilizadas e da citação de John Rawls, bem oportuna.
Acredito que caso fosse mudar algo, mudaria o foco tão grande na visão capitalista das empresas, não que isso não seja um grande problema no ramo dos transportes, mas não é o único problema que poderia ser explorado, na minha visão ter focado tanto nesse ponto deixou o texto meio maçante. Mas de resto o texto está ótimo, um dos melhores que li no site, parabéns, bons estudos.
luizamilagress
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa