Iniciante

Infraestrutura do transporte no Brasil e seus desafios

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(Olá! Se puder avaliar minha redação por competência, ficarei grata!)

 

Na música “Construção”, de Chico Buarque, encontra-se o relato de um acidente de trânsito, no qual o indivíduo agoniza e morre na contramão, prejudicando a movimentação da rua. Essa obra exemplifica o cotidiano da maioria da população brasileira, que vivencia diversos transtornos ao se locomover, principalmente no que se refere à qualidade do transporte público, além dos constantes engarrafamentos, que tanto a aflige.

        Em primeira análise, alguns municípios do país foram planejados, como o de Belo Horizonte durante o governo de Juscelino Kubitschek. Entretanto, com o advento do Êxodo Rural, outros núcleos habitacionais surgiram em torno dessas cidades, o que foi majoritariamente evidenciado a partir da década de 70. Logo, esse ocorrido proporcionou o aumento da demanda pelo transporte coletivo, gerando desconforto e estresse à população, que enfrenta longos períodos de tempo no processo de deslocamento, além da superlotação dos veículos públicos.

             Em segundo plano, o sistema rodoviário lidera a matriz do transporte brasileiro, de acordo com o IBGE. Sendo assim, as rodovias transformaram-se no maior palco dos problemas de mobilidade urbana do país atualmente, pois milhares de automóveis transitam por elas diariamente, acarretando longas filas de espera. Além disso, grande parte dos infortúnios noticiados sobre as estradas estão diretamente relacionados ao alto valor monetário das manutenções das mesmas, o que culmina em uma infraestrutura inadequada e na grande incidência de acidentes.

       Ademais, conclui-se que o Ministério da Infraestrutura, por meio da elaboração de um plano nacional, deve implementar um valor fixo anual para atender à necessidade de ajustes em todas as rodovias do país, assim como o estabelecimento de uma quantia para a modernização e ampliação das frotas de ônibus. Os valores estabelecidos serão definidos após um estudo sistemático por região do país, e serão divulgados para que a população possa fiscalizar o andamento de tais mudanças. Dessa maneira, o Brasil estará rumo à ordem e ao progresso, garantindo o direito basilar de ir e vir dos cidadãos, com qualidade e primazia.

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2 Correções

  1. a correção acima ta bem completa, eu gostei do texto e a forma q colocou as ideias, só precisa ajeitar certas pontuaçoes e no momento da tese, além de deixar mais explicita, deveria encaixar um encaminhamento argumentativo (caso nao saiba oq é – tem duas formas de se fazer = apresentar os argumentos dos desenvolvimentos ou apresentar uma frase encaminha tiva como:” diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro no país”, e só a partir daí iniciar seus desenvolvimentos. Ta no caminha certo, bons estudos

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  2. Na música “Construção”, de Chico Buarque, encontra-se o relato de um acidente de trânsito, no qual o indivíduo agoniza e morre na contramão, prejudicando a movimentação da rua. Essa obra exemplifica o cotidiano da maioria da população brasileira, que vivencia diversos transtornos ao se locomover, principalmente no que se refere à qualidade do transporte público, além dos constantes engarrafamentos. (“que tanto a aflige”. é desnecessário, tá longe de “população brasileira” e parece que você só quer enrolar) (na minha opinião, você arrasou na contextualização e também deixou a tese explícita, porém acho que deveria adiantar os 2 argumentos de forma sucinta pra mostrar um melhor planejamento de texto -mostrar pro corretor o que vem a seguir, eles adoram isso) (pontuação e conjunções perfeitas também, eu adorei)
            Em primeira análise, alguns municípios do país foram planejados, como o de Belo Horizonte durante o governo de Juscelino Kubitschek. Entretanto, com o advento do Êxodo Rural, outros núcleos habitacionais surgiram em torno dessas cidades, o que foi majoritariamente evidenciado a partir da década de 70. Logo, esse ocorrido proporcionou o aumento da demanda pelo transporte coletivo, gerando desconforto e estresse à população, que enfrenta longos períodos (“de tempo” desnecessário) no processo de deslocamento, além da superlotação dos veículos públicos. (achei esse parágrafo muito bom também, estrutura de 3 períodos com desfecho relacionando com sua tese no final)

                 Em segundo plano, o sistema rodoviário lidera a matriz do transporte brasileiro, de acordo com o IBGE. Sendo assim, as rodovias transformaram-se no maior palco dos problemas de mobilidade urbana do país atualmente, pois milhares de automóveis transitam por elas diariamente, acarretando longas filas de espera. Além disso, grande parte dos infortúnios noticiados sobre as estradas estão diretamente relacionados ao alto valor monetário das manutenções das mesmas, o que culmina em uma infraestrutura inadequada (na verdade, é a infraestrutura inadequada que culmina nos infortúnios, melhor seria utilizar outro elo coesivo nesse caso ou mudar a ordem da estrutura). (aqui eu acho melhor colocar um ponto final e depois concluir melhor- em vez de “e na grande incidência de acidentes.” colocaria por exemplo “Dessa forma, evidencia-se mais uma vez a necessidade da população de ter de enfrentar transtornos devido ao modal rodoviário no Brasil”)

           Ademais, conclui-se que o Ministério da Infraestrutura, por meio da elaboração de um plano nacional, deve implementar um valor fixo anual para atender à necessidade de ajustes em todas as rodovias do país, assim como o estabelecimento de uma quantia para a modernização e ampliação das frotas de ônibus. Os valores estabelecidos serão definidos após um estudo sistemático por região do país, e serão divulgados para que a população possa fiscalizar o andamento de tais mudanças. Dessa maneira, o Brasil estará rumo à ordem e ao progresso, garantindo o direito basilar de ir e vir dos cidadãos, com qualidade e primazia.
    (achei essa conclusão linda de morrer, padrão demais)

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