Iniciante

Infraestrutura do transporte no Brasil

  • 3

Com a revolução industrial no século 18 houve a criação e inovação de muitas tecnologias no mundo, inclusive no meio de transporte, porém, isso acarretou muitos problemas na locomoção urbana, que com o passar do tempo foram resolvidos em países mais desenvolvidos como os da União Europeia. Diferentemente, ao olhar para o Brasil nota-se que o mesmo ainda sofre com esses mesmos problemas, isso devido a má administração pública dos últimos governos, e também a falta de pressão popular para a resolução dessa problemática.

Primeiramente, é perceptível nas últimas décadas o total desgoverno por parte da classe política. Tal análise é confirmada quando vemos que no Brasil o maior meio de transporte é o rodoviário, sendo 60% entre todos os meios, ao comparar com países mais evoluídos está muito acima dos mesmos, segundo pesquisa realizada pelo site Ilos. Naturalmente, um país onde tem a predominância de um só sistema de transporte, ocorre a criação de diversos problemas como o engarrafamento dos veículos, assim afetando a vida de diversas pessoas, comércios e indústrias que dependem desse meio.

Similarmente, a população brasileira não da a atenção que deveria para as adversidades do seu país. Ao estudar a sociedade, Émile Durkheim, sociólogo alemão, chegou a conclusão que para a realização de uma mudança no meio social, tem de haver uma junção da população, pois para ele o causador social é o coletivo e não o individual. Contrariamente, as cidadãos deste país não se juntam para a concretização de nenhuma mudança, logo, continua como sempre.

Decerto, esse empecilho necessita de resolução imediata. Dessa forma, cabe ao Ministério da infraestrutura, melhorar a qualidade das estruturas rodoviárias já existentes e ao mesmo tempo ampliar as opções de transporte, isso através de uma parceria com o Ministro da economia para dispor do capital necessário para a realização desses investimentos, a arrecadação de tais fundos poderia ocorrer também com a parceria de empresas privadas, que em troca ganharia publicidade por parte do governo. Tudo isso afim de melhorar a infraestrutura brasileira, que por consequência avançaria a economia por uma melhora na rapidez de serviços, assim superando problemas como os já superados pela União Europeia.

Compartilhar

1 Correção

  1. boa tarde, sua redação ficou muuuuito boa de verdade eu ja escrevi sobre esse tema mas lendo o que tu escreveu deu até vontade de refazer kkkkkk.
    Enfim não vi nenhum problema em relação a estrutura do texto ele estava bem escrito e os parágrafos são contínuos, o que desperta a curiosidade do leitor.
    O único erro mais ”perceptível” é o afim junto que no caso como se trata de finalidade o certo é a fim de algo entende, mas de qualquer forma adorei seu texto.
    Parabéns !

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.