Infraestrutura do Transporte no Brasil

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Segundo o Art. 7º da Lei nº 12.587/2012ª, a Política Nacional de Mobilidade Urbana tem como um dos seus objetivos, proporcionar melhorias nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática ao observar que o Governo Federal ampliou pela terceira vez, por meio da Lei n. 14.000/2020, a data de entrega dos Planos de Mobilidade Urbana (PMU) dos municípios brasileiros para o ano de 2023. Diante dessa perspectiva, é de bastante relevância entender e analisar os fatores que favorecem esse quadro atualmente.

No Brasil, existem 5.569 municípios mais o Distrito Federal. E, segundo regras estabelecidas pelo decreto nacional, cerca de 3.342 cidades deveriam ter planos de mobilidade em seus municípios. No entanto, de acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semob), apenas 311 municípios no Brasil declararam ter um plano para seu território. Vale ressaltar que esses 311 municípios representam apenas 35% da população nacional, sendo que 245 deles estão somente nas regiões sul e sudeste do país.

Diante desse panorama, pode-se perceber que grande parte das administrações públicas seguem subservientes ao modelo econômico dominante formado pelo tripé da indústria automobilística, petrolífera e da construção civil, o qual controla o imaginário social da população desde o incentivo exacerbado do modal rodoviário durante governo presidencial de Juscelino Kubitschek, na década de 1950, corroborando para a falta da democratização e da sustentabilidade da mobilidade no país.

Para inverter esse cenário, é preciso o apoio da mídia para promover debates técnicos e políticos sobre o tema, exibir programas e documentários sobre os lucros sociais, econômicos e ambientais de um transporte público de excelência. A criação de grupos de trabalho decentralizados pelo país também é um tipo mobilização popular e inteligente, que quando bem articulada, fará com que a mobilidade urbana de qualidade no Brasil não seja eternamente adiada.

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2 Correções

  1. Olha a sua redação está muito boa.
    Seus argumentos foram bons!
    Você recorreu a área do conhecimento, ótimo!
    No D2 você poderia acrescentar mais conectivos
    E se atentar em não trazer tantos dados, pois as vezes fica muita informação.
    Pouco detalhamento, fora isso, sua redação está ótima.
    C1- 200
    C2 – 200
    C3- 200
    C4- 160
    C5- 160
    920

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  2. Oi, eu não vou fazer uma correção até porque eu não sei .
    Acredito que na intervenção faltou a finalidade
    E o modo , não tenho certeza sobre o detalhamento , mesmo que tenha, fica difícil de interpretar a presença do mesmo
    Na c4 acho que você perderia alguns pontos pelo uso de conectivos , acredito que em algumas situações você deixou de usá-los

    Espero ter ajudado

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