A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito ao transporte como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem reverberado com ênfase na pratica quando se observa à infraestrutura do transporte no brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante desta perspectiva, convém analisar as principais consequências relacionadas a esse fenômeno na sociedade brasileira.
Em 1º instância, deve – se ressaltar a ausência de medidas governamentais parar combater o sistema precário de serviços tanto públicos como estruturais do transporte no Brasil. Nesse sentido diversas empresas e pessoas, acabam sendo prejudicadas, por meio de estruturas instáveis e suscetíveis a danos colaterais tanto físicos e econômicos ao indivíduo e a instituição.
Ademais, é fundamental apontar a distribuição de forma irregular do dinheiro publico para a melhoria e construção de transportes, assim sendo um impulsionador deste contratempo no Brasil. Segundo pesquisas grande parte da população faz uso de meios de transporte como bicicletas e outros tipos de veículos econômicos e os mesmos se agravaram na pandemia, passando a ser para uma grande parte população um meio de trabalho. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende- se, portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de ações e investimentos públicos, assim consequentemente diminuindo e minimizando os problemas da população e das instituições, com a finalidade de posteriormente melhorar a logística do transporte brasileiro.
ANGELMUSIC
HELLO ʕ•́ᴥ•̀ʔっ♡
-parabéns pela redação.
– REDAÇÃO COESA.
-ESTRUTURADA.
– PRESEÇA DE ARGUMENTAÇÃO.
– CONECTIVOS, USADOS CORRETAMENTE.
– CONCLUSÃO, OBJETIVA, PORÉM E NECESSÁRIO QUE VC EXPONHA OS AGENTES DE MANEIRA SEQUENCIAL, SEM DESVIOS E SEM INVERSOES.
– NÃO HOUVE FUGA DO TEMA.
*** ATENTE-SE somente ao desenvolvimento 01, achei um pouco vago sem muita defesa a sua tese (LINHA SOLTA). Detalhe mais um pouco, ABORDANDO A QUESTÃO DA INFRAESTRUTURA DO TRANSPORTE.
——————ORDEM ESTRUTURAL PARAGRAFAL——————–
# Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).
Correção por Competência:
Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 180– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 _200– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 160– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 : 160– elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. – não identifiquei de maneira explícita os agentes da conclusão. Cuidado com isso.
> CONTINUE PRATICANDO…
ESPERO TER TE AJUDADO.
sucesso. ( ◜‿◝ )♡
Anabeatrizvizzotto
Gostei bastante da sua redação e você está no caminho certo.
– Repertório bom.
– Não é legal usar números na redação (em primeira instância)
– Coloque as teses (causadores da problemática) a serem defendidas na introdução.
– Problematize melhor o tema, oq tem de errado com a infraestrutura do transporte?
– No desenvolvimento vc precisa provar a relação da tese com o problema.
Em relação ao D1, se pergunte como a negligência governamental afeta no problema.
– Na conclusão: QUEM… O QUÊ… COMO…PRA QUÊ… DETALHAMENTO
Tente usar nessa ordem para quando o corretor ler, ele visualize melhor a proposta e não tem risco de perder nota.
Espero ter ajudado um pouquinho.