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infraestrutura brasileira

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Este processo de modernização da infraestrutura brasileira se iniciou na década de 1990, paralelo à ação de privatização e internacionalização da economia, tendo as ações de descentralização de setores importantes da economia – medidas também realizadas pelos governos subsequentes – como um dos instrumentos utilizados com vistas a fomentar a competitividade dos diversos segmentos industriais em um contexto de economia globalizada. No entanto, constata-se que o resultado da inserção do setor privado no processo ainda não foi o suficiente para tornar competitivos os setores de transportes do país. De acordo com os autores Wanke e Fleury (2006), ainda persistem problemas estruturais que distorcem a infraestrutura de transportes brasileira, como o uso predominante do modal rodoviário na movimentação das mercadorias em cerca de 60% em relação aos demais modais, mesmo em transações onde ele não é o mais competitivo. Reduzidas e ineficientes malhas ferroviária e hidroviária na maior parte do território brasileiro, baixa integração dos modais nas atividades logísticas, assim como gargalos existentes na maioria dos portos do país cooperam, “para o
A infraestrutura de transportes do Brasil passou por grandes transformações nos últimos quinze anos, que tiveram como objetivo reestruturar a matriz de transportes brasileira, a então bastante deficiente e geradora, como consequência de seus gargalos, de elevados custos externos para as indústrias e empresas demandantes dos serviços de logística, sendo este um dos fatores responsáveis pela baixa competitividade das empresas inseridas no comércio internacional. Os custos externos às unidades produtivas, onde podemos destacar os custos decorrentes da deficiente infraestrutura de transporte e logística, além da alta carga tributária, existentes no país. ;Algumas regiões se destacam pela alta densidade da rede de transportes, como, por exemplo, a Grande São Paulo e as Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Também se destacam pela elevada acessibilidade as áreas entre Recife e João Pessoa, entre Brasília e Goiânia, o entorno de Salvador e de São Luís. Também é possível observar alguns “vazios logísticos” onde a rede de transporte é mais escassa, como o interior do Nordeste; a região do Pantanal, excetuando-se a área de influência da hidrovia do Paraguai; e o interior da floresta amazônica, à exceção do entorno das hidrovias Solimões-Amazonas e a do Madeira.
A implantação de uma indústria farmacêutica na Bahia, por exemplo , partindo da concepção do funcionamento de sua cadeia logística de suprimentos bem como da presente oferta de transporte de cargas no Estado, requer a realização de um estudo que tenha por objetivo apresentar a(s) possível(s) localizações no Estado que permita a instalação e funcionamento desta indústria, viabilizando os fluxos de mercadorias das diversas origens e para os variados destinos, tudo isso a custos e prazos competitivos. Como não existe uma indústria deste porte na Bahia, considera-se que a instalação de uma empresa deste segmento no Estado fomentaria a aplicação de políticas voltadas para: melhorias na matriz e logística de transportes, tornando-as compatíveis com as necessidades da indústria em questão e maiores investimentos no setor de educação, de modo a formar um maior contingente de mão-de-obra técnica qualificada para as atividades afins, dentre outros investimentos, de modo que a inserção desta indústria seria responsável pela promoção de externalidades positivas do ponto de vista econômico2 , tecnológico e social, geradora de efeitos multiplicadores na economia local, na medida em que todos estes investimentos em infra-estrutura poderiam transformar o Estado em um pólo de atração de novas empresas .Para obter competitividade nacional, Porter (1989) defende que o Governo deve conduzir, de forma interativa com o setor privado o desenvolvimento econômico, investindo em segmentos da infra-estrutura, como educação, transportes, energia, telecomunicações, áreas essenciais para dotar qualquer país de uma infraestrutura capaz não só de viabilizar a competitividade das atividades das empresas, como também de formar no país um polo de atração para novas e modernas organizações. A instalação de setores de alta tecnologia demanda uma infraestrutura mais sofisticada, que ofereçam desde mão-de-obra técnica qualificada até um sistema logístico de transportes que garanta as condições necessárias de transporte e armazenamento das mercadorias, dentro dos prazos solicitados, a custos competitivos.
A infraestrutura de transportes existente na Bahia representa ainda um grande gargalo para s indústrias locais em todos os modais de transportes, conforme apresentado anteriormente. Este problema gera inclusive, obstáculos à instalação de indústrias de estrutura mais complexas e com tecnologias mais sofisticadas no Estado, como indústria farmacêutica. Neste sentido, medidas deverão ser tomadas pelos Governos Estadual e Federal com o fim de diminuir os gargalos assinalados em parágrafos anteriores, com vistas transformar a Bahia em um Estado com condições de atrair indústrias, como a do segmento farmacêutico, que sejam capazes de criar um ambiente propício ao crescimento científico e tecnológico, geradores, por sua vez, de crescimentos econômico e social para o Estado.

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1 Correção

  1. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, seria interessante se junto com o texto vc informasse qual é o tipo de texto proposto para que facilite a correção de quem for realizar ;)

    Em relação à redação, acredito que não é uma dissertação argumentativa, como exigida pelos vestibulares e se trata apenas de uma dissertação descritiva/expositiva, em que você expõe fatos. De modo geral voce tem muito conteúdo para abordar e isso é excelente, mas há algumas informações desconexas e que não consegui entender, como no seguinte trecho:

    “[…]Reduzidas e ineficientes malhas ferroviária e hidroviária na maior parte do território brasileiro, baixa integração dos modais nas atividades logísticas, assim como gargalos existentes na maioria dos portos do país cooperam, “para o
    A infraestrutura de transportes do Brasil passou por grandes transformações nos últimos quinze anos, que tiveram como objetivo reestruturar a matriz de transportes brasileira[…]

    Talvez tenha sido algum erro na hora de transcrever a redação para o site, mas isso atrapalha a compreensão.

    Lembre-se de que a dissertação argumentativa deve ter um começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão) e para não se perder no conteúdo e nos argumentos é ideal desenvolver a redação em 4 ou 5 parágrafos, sendo 2 ou 3 deles para o desenvolvimento. Ainda, caso se trate de uma dissertação expositiva, deve-se atentar na divisão do texto de forma que fique claro também a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, para não ficar períodos muito extensos e cansativos para o leitos e para que ninguém se perca na leitura, deixando fatos passarem batido.

    Ao todo, seu texto é excelente, trás muito conteúdo, tem muito embasamento e marcas de autoria, a conclusão foi bem desenvolvida, você só deve se atentar à introdução que ficou confusa e com a extensão de seus períodos e parágrafos… Antes de escrever, faça um brainstorm (chuva de ideias) e selecione apenas os argumentos e dados essenciais para a redação, para que você não faça um texto excessivamente longo, cansativo, que passe o limite de linhas e fique confuso encontrar seu posicionamento.

    Da minha parte é isso, desculpa não conseguir corrigir de uma forma mais direta, espero ajudar mesmo assim e sucesso querida!!

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