Informalidade no Brasil, e suas problemáticas.

  • 1

No dito popular “ O trabalho dignifica, o homem”, é exibida a supervalorização do trabalho na contemporaneidade. Partindo daí cria-se um cenário trabalhista irreal, visto que, o sistema trabalhista brasileiro atual apresenta divergências. Mediante o déficit apresentado, vale à análise de causas, consequências e possíveis soluções da problemática.

Em primeira observação, fica implícito que o sistema De trabalho brasileiro apresenta lacunas à serem preenchidas. Perante à pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que 40% dos trabalhadores brasileiros, são informais, significando não possuir carteira assinada, Renda fixa e direitos trabalhistas. Onde os mesmos por não possuírem graduações ou níveis técnicos, acabam optando por trabalharem informalmente, exemplo: motoristas de aplicativo, manicure e Domésticas . Faz-se assim à maturação De uma sociedade retrógrada, desqualificada e pobre.

Concomitantemente, o sistema de trabalho é deficitário, resulta na criação de uma situação homóloga a escravidão. Visto que, os trabalhadores em Uma busca incessante a obtenção de dinheiro do dia após dia , tornam-se escravos ao trabalho diário. Por assim, dificultando assim à progressão financeira, além de ,por não possuírem direitos trabalhistas, os trabalhadores informais chegam mais  rapidamente a exaustão física e mental. Assim dando continuidade a pobreza e desigualdades sociais.

Portanto, os altos níveis de informalidade no Brasil, é problemático, visto que inviabilizam o crescimento financeiro dos cidadãos e fomenta continuidade as desigualdades sociais. Tornando-se mister a necessidade da ação governamental em sanar o problema. Onde cabe ao Ministério do Trabalho (MT), órgão responsável pela manutenção do trabalho no país. Que o mesmo Realize à criação de políticas públicas educacionais, por meio de cursos profissionalizantes gratuitos em universidades federais, sem a necessidade de exames (provas) para ingressão. com a finalidade de capacitar profissionalmente os informais, assim facilitando a sua aquisição no mercado de trabalho. Somente assim será possível a restruturação do sistema Trabalhista Brasileiro.

Compartilhar

1 Correção

  1. 1° parágrafo: o argumento apresentado é bom e consistente, e foi indicada a problemática a ser tratada. Houve três desvios de vírgula.
    2° parágrafo: o argumento apresentado é coerente, mas atente – se para não fazer um discurso de ódio, pois isso pode fazer com que a redação seja zerada. Houve desvio de duas vírgulas, duas letras (ortográfico) e uma crase.
    3° parágrafo: o argumento apresentado neste parágrafo é bom, mas cuidado ao fazer alusão a um fato histórico como a escravidão, pois apesar de serem situações semelhantes, tem sias especificidades. Houve quatro desvios de crase, um problema de concordância nominal e um erro ortográfico.
    4° parágrafo: a proposta de intervenção está completa e é coerente. Porém, há a utilização do termo “somente”, e isso pode ser um problema na correção pois se está restringindo o modo como se fará a redução do problema descrito. Houve desvio de concordância, ortografia, 4 vírgulas e uma crase
    I – 80
    II – 160
    III – 160
    IV – 120
    V – 200
    Nota: 720

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.