Influência salarial na escolha profissional em questão no Brasil

  • 0

 

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à liberdade. No entanto, a influência salarial na escolha profissional impede que essa garantia seja constatada, de fato, na realidade brasileira, tornando-se um problema a ser enfrentado de forma organizada devido tanto a pressão familiar quanto a desigualdade social.

A princípio, no documentário “Corrida para lugar nenhum”, nota-se que os pais oprimem os filhos para serem bem-sucedidos. Fora da ficção, essa conjuntura se evidencia, visto que diversas famílias pressionam os jovens a escolherem uma carreira bem remunerada para terem uma estabilidade financeira. Desse modo, é inaceitável que uma prerrogativa essencial – a autonomia, esteja constatada só na teoria, necessitando que os genitores não coloquem seus desejos em detrimento dos sonhos da população juvenil.

Outrossim, no livro “O Quinze”, da escritora Rachel de Queiroz, se verifica o êxodo rural exacerbado em busca de melhorias. Hodiernamente, vários indivíduos que convivem com a pobreza almejam uma profissão com salários altos para terem melhores condições financeiras, resultando em profissionais ludibriados. Nessa ótica, é essencial que medidas sejam tomadas para que não haja tanta influência salarial nessa temática.

Infere-se, portanto, que as instituições de ensino devem promover um planejamento de carreira, por meio de projetos elucidativos, com palestras didáticas ministradas por diversos especialistas, como psicólogos, que discorram a importância da escolha profissional sem intervenção dos familiares e ambição monetária, de modo que a população exerça a profissão que almeja. Assim sendo, os cidadãos vão usufruir dos seus direitos constitucionais, tornando o país com menos indivíduos frustrados.

Compartilhar

4 Correções

  1. Segue algumas considerações:
    Introdução — Faltou uma especificação na sua tese. Você relacionou o seu repertório (Constituição) com o tema e apresentou seus argumentos, mas faltou uma problematização apresentando a importância do tema para ser discutido. De resto, ótimo parágrafo.
    Desenvolvimento — “A princípio, no documentário “Corrida para lugar nenhum” nota-se que os pais oprimem os filhos para serem bem-sucedidos.” o correto seria ” A princípio, no documentário “Corrida para lugar nenhum”, nota-se que os pais oprimem os filhos para serem bem-sucedidos.
    “Fora da ficção, essa conjuntura se evidencia, pois, diversas famílias pressionam os jovens” o correto seria” Fora da ficção, essa conjuntura se evidencia, pois diversas famílias pressionam os jovens”.
    “Desse modo, é incabível que uma prerrogativa essencial – a autonomia, esteja constatada só na teoria,” nesse trecho acredito que você tenha usado a palavra “incabível” de uma maneira errada, fazendo mais sentido se fosse “é perceptível”.
    Tirando essas observações, o seu parágrafo está bom e você demonstra saber a estrutura de uma argumentação (considere isso para os dois desenvolvimentos).
    Conclusão — Eu consegui encontrar todos os elementos na sua proposta de intervenção, seu parágrafo está ótimo.
    Bom, essas foram as minhas considerações. Continue treinando. Abraços.

    • 0
  2. INTRODUÇÃO: A contextualização sobre a constituição federal, talvez tenha ido em contraposição ao tema, mas você conseguiu contorná-la! Porém, lhe faltou especificar. Na frase “… quanto ‘a’ desigualdade”, creio que faltou uma crase…
    ARGUMENTO 1: As palavras foram muito bem colocadas e todos os núcleos da redação foram mencionados!
    ARGUMENTO 2: Faltou uma vírgula depois do nome da autora… mas você conseguiu citar, novamente, todos os núcleos do tema!
    INTERVENÇÃO: Está perfeita! Bem elaborada e especificou bastante para que fosse compreendida!
    Não fugiu do tema, não desrespeitou os direitos humanos… Demonstrou todos os aspectos de uma redação nota 1000! Parabéns, continue sempre assim ;)

    • 0
  3. sua redação está muito bem desenvolvida, além de argumentar muito bem, você soube organizar bem o seu texto. notas: C1= 140, C2= 200, C3= 180, C4= 200, C5= 200. você precisa ter uma atenção maior na sua caligrafia. Recomendo você assistir o curso completo do Felipe Alves no youtube. Nota final: 920.

    • 0
  4. Sua redação está muito bem elaborada, amei o uso de conectivos no inicio de cada período de cada desenvolvimento, na proposta de intervenção vc conseguiu usar bem os cinco núcleos principais e finalizou dando um detalhamento bem elaborado sobre o tema em questão. Só recomendo que você busque elaborar melhor a competencia 1, pois houve alguns desvios gramaticais relacionados a modalidade escrita formal, mas gostei muito da sua redação, espero ter ajudado!! Bjs

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.