Influência das redes sociais nas eleições brasileiras

  • 0

 

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao voto e à liberdade de escolha. Tais garantias não são constatadas, de fato, na prática, devido à influência negativa das redes sociais nas eleições brasileiras. Logo, cabe analisar tal problema ligado à propagação de campanhas persuasivas e informativos enganosos eleitorais.

A princípio, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado na Era Vargas, só divulgava dados que prestigiavam o Governo vigente. Hodiernamente, essa conjuntura persiste, visto que os políticos usam as redes sociais para disseminar campanhas persuasivas e assim,  manipulando o voto dos indivíduos. Nessa ótica, é incabível que uma prerrogativa essencial – a liberdade – seja manipulada e verificada só na teoria.

Outrossim, com o advento da Revolução Industrial, a comunicação humana foi aprimorada, o que culminou na rapidez da disseminação de mensagens. Com efeito, esse quadro proporcionou a transmissão de noções errôneas relacionadas, por exemplo, aos candidatos eleitorais, desrespeitando a escolha individual. Desse modo, é essencial que haja mais senso crítico das pessoas diante de \”fake news\”.

Infere-se, portanto, que o Ministério das Comunicações deve mitigar esse impasse, por meio de palestras vinculadas nos meios midiáticos, como a televisão, e ministradas por especialistas no combate a \”fake news\” que discorram a respeito das diferenças entre informações verídicas e falsas, de modo que a população não seja mais enganada e tenha formação crítica. Assim sendo, os cidadãos vão usufruir das suas garantias, escolhendo os melhores políticos para governar a sociedade brasileira.

Compartilhar

1 Correção

  1. O texto está bem escrito, só apontaria a falta de conectivos, para relacionar melhor as ideias. No primeiro parágrafo por exemplo, alguma conjunção adversativa antes de “tais garantias”, como um “entretanto”. Além disso, desenvolveria melhor os argumentos, demonstrando de maneira mais clara seu posicionamento. Não entendi muito bem a conexão entre a revolução industrial e o controle midiático. As vezes é melhor reduzir as citações para desenvolver melhor o seu ponto de vista. Espero ter ajudado :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.