No livro “Uma mentirinha de nada” da autora brasileira Carlie Ferrer, a vida do CEO de uma empresa de arquitetura torna-se bastante conturbada, após fotos com sua secretaria serem divulgados pela mídia, o que acaba causando uma enorme confusão na vida dos dois, pois de acordo com as manchetes divulgadas eles iram se casar. Tais fatos lembram a forte influência da mídia perante a sociedade brasileira, e na maioria das vezes causam fatores negativos, como a forte presença das Fake News, na qual são projetadas pela própria mídia, principalmente quando se trata da vida dos famosos.
É coerente afirmar que a mídia tem seu ponto positivo quando trata de informações de suma importância, e as mesmas possuem verdade, porém a sua abrangente presença também impõe a sociedade um modelo padrão correto de vida, como no quesito da estética têm-se o culto ao corpo perfeito, ou na moda o uso de roupas adequadas, com isso tais fatores comprometem o comportamento das pessoas. Diante desses fatos, existem muitos casos de mulheres que vivem de aparências, apenas com intuito de estar bem em frente a mídia, fazendo com que elas optem por alguns métodos, nos quais acabam causando problemas maiores, exemplo disso é a bulimia.
Contudo, os fatores negativos podem ser substituídos pelos positivos, como a divulgação de notícias, que deve apenas conter fatos que beneficiam uma sociedade, como informações relacionadas à saúde, a educação, quanto as informações que se preocupam mais com as atitudes das pessoas, se estão fazendo o certo ou errado devem ser deixadas de lado, não deve existir um padrão de beleza ou de vida correto, pois todos esses pensamentos são criados pela influência da mídia perante a sociedade brasileira. É também uma boa alternativa palestra em universidades, escolas, igrejas, com finalidade de mostrar as pessoas que não importa o poder que essas informações negativas geram entre elas, o importante é não deixarem levar-se por informações que muitas vezes são Fake News, possuem conteúdos falsos, apenas com objetivo de causar conflitos entre as pessoas.
SabrinaNicoleSachtleben
Muito boa redação, gostei!!!
Meus parabéns!!! :)
Mostra dados, pesquisas, compara o passado com o presente!
A pontuação está coerente!
Há conectivos!
Existe a colocação de agentes sociais.
Uma bela proposta de intervenção!
Ótima conclusão, no último parágrafo!
Pois é, existe grande urgência no combate desta questão.
Me desculpe,não sei ainda como corrigir uma redação da melhor forma,mas é que sou nova aqui e preciso de pontos para postar minhas redações.
Curte minha correção por favor!! :)
FICAREI MUITO GRATA!
Ah, e faz pouquinho tempo que postei uma redação, será que poderia me ajudar na correção, por favor!!!
Ainda não terminei ela, se puder dar uma olhada lá ficarei feliz! :)
giteodoro
Introdução)
Relacionar um livro/ filme com o tema proposto é sempre muito bom! Ainda mais quando você consegue relaciona-lo com o tema apresentado. Parabéns!
Desenvolvimento 1)
Na sua tese, apresentada na introdução, está apenas dizendo sobre as Fake News e, desse modo, espera-se que o restante do texto gire em torno desse ponto apresentado. A questão da estética está fortemente relacionada às influências da mídia, sem dúvida alguma. Entretanto, para se falar sobre esse tópico, ele deveria ter sido citado na sua tese, juntamente as Fake News.
A apresentação do seu segundo desenvolvimento poderia ser mais claro. Do que se trata? Por que é um problema?
A proposta de intervenção está confusa. As Fake News são retomadas, mas a questão não foi desenvolvida ao logo do texto.
mcaca73
Oii :)) espero poder ajudar
INTRODUÇÃO:
O uso do livro para introduzir o tema foi sensacional e relacionar em como a mídia pode distorcer fatos e gerar as fake news.
Mas acho que você poderia falar mais se você tivesse colocado dois âmbitos
” Tais fatos lembram a forte influência da mídia perante a sociedade brasileira, e na maioria das vezes causam fatores negativos, como a forte presença das Fake News, na qual são projetadas pela própria mídia, tais fatos estão presentes nos âmbitos x e y”
Caso você tivesse usado o x e y, o seu desenvolvimento seria maior e mais abrangente. Por exemplo, eu usaria os âmbitos de saúde e políticos.
SAÚDE: a questão do uso da cloroquina nos pacientes doentes por COVID-19.
POLÍTICOS: a divulgação de mensagens falsas durante as eleições presidenciais de 2018.
DESENVOLVIMENTO:
Por você não ter colocado um assunto ou âmbito específico, o seu desenvolvimento fica um pouco confuso, já que você fala sobre Fake News no primeiro parágrafo e fala sobre a questão de estética no segundo.
Se você tivesse falado sobre essa questão de estética no primeiro parágrafo, o texto fluiria mais.
I: “Tais fatos lembram a forte influência da mídia perante a sociedade brasileira, e na maioria das vezes causam fatores negativos, como a forte presença das Fake News, na qual são projetadas pela própria mídia, tais fatos estão presentes nos âmbitos da estética e y”.
D1: “É coerente afirmar que a mídia tem seu ponto positivo quando trata de informações de suma importância, e as mesmas possuem verdade, porém a sua abrangente presença também impõe a sociedade um modelo padrão correto de vida. A questão do culto ao corpo perfeito, ou a moda e o uso de roupas adequadas, com isso tais fatores comprometem o comportamento das pessoas. Diante desses fatos, existem muitos casos de mulheres que vivem de aparências, apenas com intuito de estar bem em frente a mídia, fazendo com que elas optem por alguns métodos, nos quais acabam causando problemas maiores, exemplo disso é a bulimia.”
Eu usaria o seu terceiro parágrafo como o desenvolvimento 2, você coloca que os pontos negativos não devem sobrepor os positivos, o que cria uma relação de opostos e é ótimo.
D2: “Contudo, os fatores negativos podem ser substituídos pelos positivos, como a divulgação de notícias, que deve apenas conter fatos que beneficiam uma sociedade, como informações relacionadas à saúde, a educação, quanto as informações que se preocupam mais com as atitudes das pessoas, se estão fazendo o certo ou errado devem ser deixadas de lado, não deve existir um padrão de beleza ou de vida correto, pois todos esses pensamentos são criados pela influência da mídia perante a sociedade brasileira.”
Usaria o final do D2 para parte da intervenção que é uma das características do ENEM.
INTERVENÇÃO:
Ela é bem singela no seu texto, o que pode levar a perda de muitos pontos, porque ela segue por um AGENTE (quem vai fazer?), AÇÃO (o que será feito?), POR MEIO DE…(propagandas? palestras? aulas?), FINALIDADE (qual o objetivo?) e DETALHAMENTO (que pode ser da ação ou do por meio de)
Vou usar a estética para falar no seu texto, já que foi o assunto que você abordou em dois parágrafos, ok?
“Dessa forma, a influência da mídia nas sociedades brasileira é um impasse na questão estética, portanto medidas devem ser tomadas. Cabe as instituições escolares promoverem palestras e rodas de debates para que a influência da mídia e estética estejam em seu cotidiano de uma maneira saudável e educacional. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde promover centros de ajuda com psicólogos, psiquiatras e médicos com o intuito de ajudar pessoas que sofrem de doenças relacionas a estética corporal. Com essas medidas, a influência que a mídia terá sobre a estética será mínima entre os cidadãos.”.
Espero não ter falado besteira e que possa te ajudar :)
patriciabejaram
Você tem uma ótima escrita e durante a redação se mostrou convicta sobre o assunto. Porém tente usar mais dados e estatísticas.
Lembre-se também do número de linhas para introdução, para que não fique massante e acabe se desconectando do texto, principalmente quando se trata de uma alusão.
Evite iniciar a conclusão com “contudo”, procure outros conectivos. Adicione também os agente “quem?” e a ação “o que?”. Se possível coloque também grandes poderes para resolver o problema, como ministérios e profissionais adequados.
Giokb
Oi, tudo bem?
– Introdução: Olha, tenha cautela com essas siglas, uma vez que, em alguns casos, existe a necessidade de você explicar o significado da mesma e, no seu caso, ela ainda está em inglês (Chief Executive Officer). Além disso, acredito que você tenha se equivocado ao usar o termo “na qual”, pois o mais adequado seria ” a qual”, já que não está se referindo a um ambiente nem nada do gênero, tudo bem?
– D1: Alê, é aconselhável sempre iniciar os parágrafos com conectivos, beleza? pois faz com seu texto possua uma maior coesão. Ó, o seu primeiro período está muito denso, ou seja, muito grande, não há pontuação nele, o que faz com que, em alguns momentos, as ideias fiquem confusas. Partindo disso, acredito que se você tivesse colocado um ponto de continuação após a palavra “…verdade.” e, seguisse reestruturando o próximo período, ficaria melhor, entende?
Bem, você não trouxe D2 e tudo ok, mas esse seu último parágrafo – acredito que como sendo a conclusão – está um ponto raso, superficial, saca? Além disso, você não trouxe todos os elementos necessários para a C5, não atendendo, portanto, ao modelo ENEM.
Alê, vou te dar algumas dicas para você ir aperfeiçoando, tudo bem?
Olha, não deixa de trazer um d2, pois é de grande importância para você demonstrar o domínio sobre o tema e conseguir completar a sua argumentação consistente. Somado à isso, é sempre bom trazermos alguns repertórios a exemplo de pinturas, filósofos, sociólogos, filmes, obras da literatura brasileira e afins, pois isso garante os pontinhos da c2, uma vez que mostra um repertório produtivo. Por fim, na conclusão sempre use aquelas perguntas-chave: quem vai fazer? como vai fazer? oq será feito? qual a finalidade disso? e, é claro, não esquecer do detalhamento.
ps.: você está indo no caminho certíssimo, de verdade, continua assim que vai muuito longe, só desista! um beijo e um xêro. <3
Gabriellenr8
Você tem uma ótima escrita e um bom potencial nos argumentos! Mas, para ficar ainda melhor, precisa organizar as ideias nos parágrafos (ah! E na introdução faltou a tese). Por exemplo, os de desenvolvimento 2 e a conclusão estão juntos :(, nunca faça isso. Lembre-se de sempre separá-los, porque cada um tem uma finalidade diferente. Uma coisa, é que teve repetição de algumas palavras, é bom evitar ;). E mais uma coisinhaaa rsrsrs na intro você deve especificar os pontos positivos e negativos de argumentação(pois vai falar deles em cada parágrafo), mas você colocou só os negativos, então, quando chegou no segundo desenvolvimento você falou dos positivos. Procure sempre deixar claro quais são os + e – já no começo, para o corretor ficar sabendo do que você vai falar adiante ;). Mas, no geral, você domina bem o que escreve e isso já um grande passo!
julia12
Lembre-se que na conclusão é preciso colocar o agente (quem?), a ação (o que?), o modo (como?), o efeito (para que?) e o detalhamento. É preciso se atentar também ao número de parágrafos (introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão) totalizando 4. Outro ponto importante é o número de linhas de cada parágrafo; introdução- máximo 5 linhas, D1 e D2- entre 7 e 8 linhas e conclusão- máximo 5 linhas.