Influência alimentar
A alimentação escolar é de grande importância na vida dos estudantes, causando muitas vezes curiosidade de experimentar alimentos desconhecidos em seu paladar, influenciado sua alimentação cotidiana. Portanto, esse cardápio deve ser saudável e diferenciado, para melhor desempenho do organismo dos estudantes.
A alimentação infanto-juvenil na maioria das vezes é composta basicamente por alimentos industrializados e fast foods. Essa alimentação erronia vêm causando graves problemas de saúde entre as crianças e adolescentes, como a obesidade que atinge aproximadamente 15% das crianças, segundo o SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
Para a mudança desses índices os Estados brasileiroestão desenvolvendo decretos que proíbem a venda, disponibilização ou propaganda de alimentos não saudáveis nas escolas, como visa a Lei 11.947, sancionada pelo Pnae(Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Além dessa Lei deve-se criar métodos que interessem esse público a desenvolver novos hábitos alimentares, como fazer com que o público infanto-juvenil, tanto em casa quanto na escola, possam participar da produção do alimento, seja na horta ou cozinha. Desse modo criando expectativas sobre o que eles ajudaram a produzir e que está pronto para o consumo.
rhayssacj
Boa noite, não tenho experiência em correções de redação, vou avaliar de acordo com as competências do Enem com o pouco que eu sei.
Competência 1: Demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, porém contém alguns erros gramaticais. | 140 |
Competência 2: sua redação tem a compreensão do tema, e o repertório, mas não está bem adequado ao tipo textual ( dissertativo argumentativo). | 120 |
Competência 3: contém a seleção de informações, mas não foram bem interpretadas, apresenta alguns erros de pontuação, e não tem uma argumentação firmada. |100 |
Competência 4: Está faltando conectivos, os parágrafos não estão bem estruturados e conectados. | 130 |
Competência 5: Não apresentou o AGENTE.
Apresentou a AÇÃO, o MEIO, o DETALHAMENTO e a FINALIDADE. | 160 |
NOTA FINAL: 650.
Continue estudando e treinando, assista vídeo aula no YouTube do ” Canal Inteligente”, tem me ajudado bastante com as redações. Boa sorte! ✨
VitoriaCastro_
Ei, tudo bem? Espero que esteja certo!
Vou dar uma analisada no seu texto, ok?
A alimentação escolar é de grande importância na vida dos estudantes, causando muitas vezes(1) curiosidade de experimentar alimentos desconhecidos em seu paladar(2), influenciado sua alimentação cotidiana. (3). Portanto, esse cardápio deve ser saudável e diferenciado, para melhor desempenho do organismo dos estudantes (4).
(5)A alimentação infanto-juvenil na maioria das vezes é composta basicamente por alimentos industrializados e fast foods. (6) Essa alimentação erronia vêm causando graves problemas de saúde entre as crianças e adolescentes, como a obesidade que atinge aproximadamente 15% das crianças, segundo o SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) (7). (8).
Para a mudança desses índices os Estados brasileiro estão desenvolvendo decretos que proíbem a venda, disponibilização ou propaganda de alimentos não saudáveis nas escolas, como visa a Lei 11.947, sancionada pelo Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) (9).
Além dessa Lei deve-se criar métodos que interessem esse público a desenvolver novos hábitos alimentares, como fazer com que o público infanto-juvenil, tanto em casa quanto na escola, possam participar da produção do alimento, seja na horta ou cozinha. Desse modo criando expectativas sobre o que eles ajudaram a produzir e que está pronto para o consumo. (10).
(1) – acrescentar “a” (quem causa, causa algo)
(2) – inserir algum conectivo de consequência como, “e, por conseguinte,”
(3) – faltou a tese
(4) – faltou a apresentação das duas problemáticas
(5) – faltou conectivo
(6) – faltou conectivo
(7) – deveria ter argumentado mais, em defesa do seu ponto de vista
(8) – faltou a finalização do paragrafo, com uma frase de efeito.
(9) – esse paragrafo não aborda nenhuma problemática. Isso não concerne com a estrutura do ENEM
(10) – dê uma estudada na estrutura da redação para o ENEM e também analise os 5 elementos para uma conclusão completa.
agente/ação/modo-meio/detalhamento/finalidade
espero que te ajude de alguma forma!
se você quiser, tenho um PDF sobre estrutura + competências da redação do ENEM. Tenho certeza que vai te ajudar muito. Abraço.
LINK DO PDF: https://drive.google.com/file/d/104law_uRxnt6Wp6pqlgrKNAk0bP823Cw/view?usp=sharing