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INFLAÇÃO NO BRASIL

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Inflação (redação descritiva-argumentativa)

Desde os primórdios no governo de Fernando Collor, na década de 90 o Brasil vem sofrendo altos e baixos na sua economia, resultado da inflação, preço pago pela incompetência administrativa e corrupção dos governos passados, e além do mais, acaba afetando sobretudo a população, polos altos preços que não param de subir.

É de conhecimento de todos que nos anos 90 o real (nossa moeda oficial) já chegou a ser a mais forte no mundo, ultrapassando o dólar, deixando os brasileiros confiantes de que tudo se tendia a melhorar, era o que se esperava no baixo preço dos alimentos e outros importantes produtos, também com salários satisfatórios, porém a desilusão logo veio pela falta de competência e dinheiro mau usado que o governo vinha trazendo, chegando então a uma hiperinflação, com altas maiores que cem porcento ao ano que deixaram o povo assustado.

Convém lembrar que as altas exageradas nos preços vinham desde alimentos até gasolina, preço de veículos, energia entre outros. Tais preços que deixavam, principalmente a população pobre sem saída, dependendo da ajuda do governo, que não era suficiente, para se manterem. Vale ressaltar que a inflação está até os dias de hoje em nosso país, e os governantes se vendo obrigados a privatizar estatais que eram públicas, como Correios e a Petrobras, para reduzir os gastos, que acabam afetando com altos preços os indivíduos que aqui vivem, recebendo a pena por más gestões passadas.

Em virtude dos fatos mencionados, remos que o Brasil sofre há anos com a inflação, mas para isso se reverter é necessário repensar o sistema econômico, juntamente com governos e ministros mais responsáveis pela economia, e com novos tipos de investimentos além do Agro, para assim favorecer o próprio povo, e ao menos diminuindo a força da crise que passamos e dando mais qualidade de vida ao povo.

 

 

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2 Correções

  1. Correção com base no Modelo de Competências Enem (sei q n é dissertativo-argumentativo, mas achei q seria uma boa)

    Competência I (escrita formal e domínio da gramática) = Alguns desvios gramaticais e algumas incongruências de sentido. Tente não passar de mais de 4 períodos por ideia no parágrafo (muita escrita, porém pouca conclusão da ideia representada por “pontos finais”. – 120 pontos

    Competência II (compreensão da proposta de redação, a interdisciplinaridade) = Fez muita falta nos dois desenvolvimentos a utilização de repertórios (apesar de ter sido utilizado na introdução), o que deixou o texto um pouco sem base argumentativa. – 160 pontos.

    Competência III (seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) = Senti que faltou uma linearidade das opiniões e argumentos no texto, é passada a sensação de improviso na escrita. – 160 pontos

    Competência IV (capacidade de o participante demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) = Texto carente de mecanismos que liguem a ideias dos parágrafos anteriores e ideias apresentadas (No entanto, assim, logo, dessarte, consequente, etc). – 120

    Competência V (elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos) = Ausência do Modo e do Detalhamento. – 120

    Nota = 680

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  2. Breves observações para melhorar a produção textual.

    INTRODUÇÃO:

    – Boa contextualização temática
    – Falta de conectivo interperíodos
    – uso da vírgula
    – Uso – repetitivo – de gerúndio(sofrendo, afetando)

    Primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1)

    – Falta de estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Diante desse cenário, …)
    – Uso da virgula (veja trecho: “…de todos que nos anos 90(,) o real”
    – Uso – repetitivo – de gerúndio (ultrapassando, deixando)
    – Pontuação (pontuar períodos é fator importante para a coesão textual)
    – Uso de um único período para construir o D1 – parágrafo de desenvolvimento
    – Períodos longo dificultam a coerência (sentido – compreensão da ideia)
    – Faltou o repertório cultural para fundamentar a ideia.

    Segundo parágrafo de desenvolvimento (D2)

    – Falta de estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Ademais, …)
    – Uso da virgula (veja trecho: “…de todos que nos anos 90(,) o real”
    – Uso – repetitivo – de gerúndio (ultrapassando, deixando)
    – Pontuação (pontuar períodos é fator importante para a coesão textual)
    – Uso de períodos longos
    – Períodos longo dificultam a coerência (sentido – compreensão da ideia)
    – Faltou o repertório cultural para fundamentar a ideia.
    – Uso repetitivo de gerúndio (afetando, recebendo, vendo, dependendo)

    PROJETO DE INTERVENÇÃO:

    – É encaixada no nível precário a redação que apresenta uma proposta de intervenção vaga ou muito abrangente, relacionada apenas ao assunto central.
    – Sua proposta de intervenção precisa ser mais clara; apontar os elementos (Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.)
    – Uso repetitivo de gerúndio (diminuindo, dando)

    SUGESTÃO PARA PRODUÇÃO do Projeto de Intervenção:

    Em virtude dos fatos mencionados, vemos, portanto, que o Brasil precisa resolver o problema da inflação. Para isso, é mister que o Ministério da Economia repense o sistema econômico com governos e ministros – responsáveis pela manutenção da economia – por meio de novos tipos de investimentos como o agronegócio. Isso deve feito com a finalidade de favorecer uma melhor condição de vida do povo. Feito isso, haverá diminuição da crise por que passa o país e dará mais qualidade de vida ao corpo social mais carente.

    Bons estudos!

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