Iniciante

Infância e cibercultura

  • 0

O livro “O preço da liberdade”, da autora Sally Grindley, retrata o aprisionamento precoce da infância de uma criança chinesa em razão do trabalho infantil. De modo análogo à obra, percebe-se que no Brasil contemporâneo, o principal fator que limita o desenvolvimento infantil são os aparelhos eletrônicos e o acesso às mídias digitais, responsáveis por inserir a criança em um universo distante de sua realidade. Nesse sentido, pode-se inferir que o vício, a falta de sociabilidade e o baixo desempenho escolar decorrem da facilidade no acesso a computadores e celulares, o que impacta no desenvolvimento de sua personalidade e consequentemente, em aspectos de sua vida adulta.

 

Em primeiro plano, convém ressaltar que a concepção de infância variou muito com o passar do tempo. Em civilizações da Antiguidade, por exemplo, ser criança estava condicionado à socialização, ao aprendizado, às experiências e brincadeiras coletivas. Já na atualidade, o advento da globalização e da Era da Informação, proporcionaram um distanciamento entre os indivíduos, que já se verifica na primeira infância. Tal fato se observa devido às questões cotidianas que levam muitos pais a utilizarem os aparelhos eletrônicos como forma de distrair seus filhos. Sabe-se, no entanto, que os estímulos sensoriais são fundamentais na formação do ser humano, assim como o contato com seus semelhantes.

 

Outrossim, a exposição excessiva das crianças ao mundo digital pode desencadear a dependência dos mesmos a longo prazo, além de distúrbios advindos da manipulação que as redes sociais podem exercer sobre um indivíduo influenciável, como a perda da autoestima, o isolamento e inclusive transtornos de natureza patológica, resultantes do cyberbullying, como a depressão, que de acordo com dados apontados pela OMS, tende a atingir mais de dois terços da população mundial até 2030. Ademais, é nítido que os meios digitais podem influenciar a saúde física, o rendimento acadêmico e agravar casos de déficit de atenção e dificuldades em manter-se focado em uma atividade simples, o que compromete seu futuro profissional e sua desenvoltura para lidar com problemas comuns do cotidiano adulto.

 

Portanto, diante dos perigos advindos do excesso de aparelhos eletrônicos na infância e de suas respectivas consequências, é imprescindível que as Prefeituras, em consonância com a Secretaria de Educação de cada município, elabore estratégias para limitar o uso das mídias digitais nas escolas públicas por meio de cronogramas de atividades, palestras com psicólogos e profissionais da área, além de orientação às famílias. Assim, com o intuito de conscientizar primordialmente o público infantil, reduzir o uso inapropriado de eletrônicos pelos mesmos e minimizar os efeitos negativos da exposição precoce, será possível verificar uma melhoria efetiva na qualidade de vida das crianças e o zelo pela sua infância. 

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução:
    Repertório: Sociocultural. Apresentou o tema corretamente.
    Tese 1: desenvolvimento de sua personalidade .
    Tese 2: aspectos de sua vida adulta.

    Foi meio difícil encontrar as teses, uma dica é no final da introdução, dar enfâse nestas. Como: “Necessitando o debate sobre bla bla”. Mas ficou perfeita.

    Desenvolvimentos:
    Tópico frasal: Ok.
    “Em civilizações da Antiguidade, por exemplo, ser criança estava condicionado à socialização, ao aprendizado, às experiências e brincadeiras coletivas.” Um argumento meio fraco, pois na antiguidade muitas vezes crianças eram forçadas a trabalhar. Seria melhor especificar, quais ou qual civilização a criança obtinha desses direitos.

    O restante do parágrafo foi bem desenvolvido, porém faltou a conclusão do desenvolvimento.

    D2: Faltou o tópico frasal.
    Parágrafo bem desenvolvido, ótimos repertórios, com um incrível desfecho.

    Conclusão:
    Faltou o tópico frasal.
    Agente: Prefeituras, em consonância com a Secretaria de Educação de cada município.
    Ação: elabore estratégias para limitar o uso das mídias digitais nas escolas públicas
    Modo: por meio de cronogramas de atividades, palestras com psicólogos e profissionais da área, além de orientação às famílias.
    Finalidade: Assim, com o intuito de conscientizar primordialmente o público infantil, reduzir o uso inapropriado de eletrônicos pelos mesmos e minimizar os efeitos negativos da exposição precoce, será possível verificar uma melhoria efetiva na qualidade de vida das crianças e o zelo pela sua infância.
    Detalhamento: Tem.
    Retomada da introdução: Não retomou o livro que você citou na introdução, cuidado, pois ele não pode ser esquecido.

    Comentários gerais: Não analisei a ortografia, pois sou péssimo nisso.
    Recomendo que estude mais sobre tópicos frasais.
    Não esqueça de concluir e deixar tudo organizado.

    Dica:
    Desenvolvimento deve ter:
    Conectivo + tópico frasal + desenvolvimento com sua opinião + conclusão.

    Nota:
    1 – 160
    2 – 200
    3 – 120
    4 – 120
    5 – 160
    Nota: 760

    • 0
  2. Olha sinceramente, ta linda! Você consegue escrever muito bem e a leitura não fica presa nem confusa em nenhuma parte,mas uma coisa que me puxam a orelha também, é de sempre reafirmar o meu argumento no final do parágrafo de desenvolvimento e foi somente oque eu senti falta, desculpe se houve a ação e eu não notei, no meu conhecimento de estudante foi a unica coisa que eu notei neste texto ó
    Tinindo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.