Estudante

Infância ameaçada pela era da cibercultura

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O artigo 6⁰ da Constituição Federal de 1988, garante a proteção à infância como um direito social. Entretanto, na era da cibercultura brasileira, o excesso de tecnologia na vivência do público infantil impede o pleno exercício dessa premissa. Nesse contexto, tanto a ausência de controle parental quanto a lacuna na educação contribuem para persistência desse problema.

Em primeiro lugar, é inegável a falta de limites impostos pela família quanto ao uso de tecnologias pelas crianças. A esse respeito, o sociólogo polonês Zigmunt Bauman, defendia que a sociedade atual vive em uma “modernidade líquida” no qual as relações sociais tornaram-se fúteis e momentâneas. Dessa forma, muitas vezes, os próprios familiares desses meninos e meninas ao estarem imersos na realidade descrita por Bauman, transmitem os hábitos alienantes característicos da era digital.

Além disso, observa-se que a omissão educacional configura-se como outro fator para essa situação. Sob essa ótica, o filósofo alemão Immanuel Kant explanou que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Nesse sentido,  a ausência da discussão, no ambiente escolar, acerca do uso adequado das ferramentas digitais, resulta, com efeito, no subdesenvolvimento cognitivo infantil, bem como a aprendizagem defasada em relação ao aproveitamento positivo desse material.

Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação, incluir o ensino de temas relacionados ao uso consciente da tecnologia nas escolas, públicas e particulares, de todo o país, por meio da administração de aulas interativas, com o auxílio de atividades em grupo, pelos professores. Com isso, espera-se garantir o pleno desenvolvimento das crianças conforme escrito na Magna Carta.

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2 Correções

  1. Oii,

    C1: Domínio da norma culta – 200
    Apenas dois desvios: vírgula em dois pontos do texto e uma concordância nominal após modernidade líquida, “nO qual”, pois teria que conjugar no feminino.

    C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 160
    Uso de conhecimentos prévios pertinentes ao tema, mas com falha na relação entre repertório e argumentação.

    C3: Qualidade da argumentação – 160
    A argumentação no 2º parágrafo não ficou tão bem desenvolvida.

    C4: Coesão textual – 200

    C5: Qualidade da proposta de solução – 200

    Introdução:
    Pontos positivos: iniciou o texto já com um conhecimento prévio, apresentou a tese de maneira clara;
    Pontos a melhorar: não citou nenhum problema sobre a imersão das crianças na cibercultura, apenas afirmou que é um. Reconheço que não precisa argumentar na introdução, mas ajudaria o leitor a compreender melhor seu ponto de vista logo no início.

    Argumentação:
    Pontos positivos: começou o parágrafo bem, fez um bom uso do repertório deixando seu conceito claro. E no segundo a mesma coisa, com o acréscimo de que conseguiu relacionar a questão da educação com a problemática.
    Pontos a melhorar: poderia desenvolver melhor o conceito abordado relacionando com a realidade, pois ele aborta “relações fúteis e momentâneas” e o parágrafo cita os “hábitos alienantes”, então senti falta da ligação entre as duas ideias para ficar uma argumentação mais coerente e não duas coisas soltas.

    Conclusão:
    Pontos positivos: apresenta os 5 elementos.
    Pontos a melhorar: uma retomada que relembrasse dos dois problemas abordados no texto e não apenas falar que tem que resolver. Os elementos estão presentes, mas resolve apenas um dos problemas, já que você não cita mais nada do apoio familiar, então para melhorar eu colocaria, por exemplo “com o auxílio de atividades em grupo na sala de aula, pelos professores e em casa, com o apoio dos familiares”, alguma coisa do tipo só para envolver as duas questões que você marcou.

    Não sou profissional em nada da área, mas espero ter ajudado!

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  2. 1º PARÁGRAFO: Assunto, tema e tese bem explicados.

    Ortografia: Não há vírgula após “1988”, pois não se separa sujeito do predicado com vírgula. Na penúltima linha, há crase após “quanto”.

    2º PARÁGRAFO: Argumento bem desenvolvido. Nada a acrescentar e muito menos a retirar.

    Ortografia: Na 2ª linha, não há vírgula após o nome do sociólogo (pelo menos motivo que expliquei sobre o parágrafo anterior). Na penúltima linha, há uma vírgula após “meninas”.

    3º PARÁGRAFO: Argumento bem desenvolvido. Nada a acrescentar e muito menos a retirar.

    Ortografia: Na antepenúltima linha, não há vírgula após “digitais”.

    4º PARÁGRAFO: Proposta de intervenção bem desenvolvida, já que contém os 5 elementos principais (o quê, como, quem, para quê e detalhes).

    Ortografia: Não há vírgula após “Ministério da Educação”. Na antepenúltima linha, não há vírgula após “grupo”. Na penúltima linha, há vírgula após “crianças”.

    NOTAS:
    Competência 1: 120 pontos
    Competência 2: 200 pontos
    Competência 3: 200 pontos
    Competência 4: 200 pontos
    Competência 5: 200 pontos

    Nota total: 920 pontos

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