Iniciante

Indústrias tecnológicas

  • 0

Recentemente algumas empresas do Brasil, por exemplo, a “Ford”, retiraram suas indústrias, criticando e alegando sobre os altos impostos e o pouco lucro gerado no país, gerando mais desemprego para a população.  Com isso é notório a observação sobre os impactos problemáticos econômicos e sociais causadas com a desindustrialização no país, sendo esses a extrema necessidade de comércio externo e a baixa renda da maior parte da população.

Em primeiro lugar, desde a expansão do comércio marítimo feita por Portugal, as trocas externas vêm sendo ocorridas com mais freqüência por todo o mundo, sendo alguns países como o Brasil necessitados desse tipo de comércio. Baseado nisso, as crises industriais e consequentemente sua retirada dos países afetam diretamente na intensidade e necessidade nesse tipo de comércio, o que é ruim para o Brasil, pois acaba ficando preso financeiramente a outros países, gerando grandes dívidas externas que acabam afetando internamente no país.

Posteriormente, a China nos dias atuais vem sendo considerado um dos países com a mão de obra mais barata, entretanto por ser um país bastante industrializado reflete na questão de baixos impostos sobre suas indústrias. Em relação às grandes dívidas externas do Brasil, acabam afetando diretamente nas tarifas dentro do país, sendo a administração pública obrigado a lhes aumentar e consequentemente as empresas acabam desvalorizando o salário dos brasileiros prejudicando na economia e na renda destes.

Portanto, as problemáticas causadas pela desindustrialização vêm sendo consequência das atitudes governamentais do país. Em relação a isso, cabe tanto a União do Governo Federal e administração pública resolverem a questão da dependência do comércio externo do Brasil, realizando medidas para atrair mais indústrias de produção no país, além da reformulação na quantidade de impostos nessas indústrias, a fim de que o Brasil evolua de um país produtor de matéria-prima para mais tecnológico, assegurando-se que no futuro mais indústrias queiram se instalar na república brasileira gerando mais empregos para todos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oiii!

    Vou começar falando da sua introdução. Sendo assim, não recomendo que você comece suas redações com ”recentemente” ou ”atualmente, tenha em ideia que sua redação deve ser um texto que poderá ser lido daqui 10 anos, ou seja, esse ”recentemente” prende sua redação em um momento histórico, e não a transforma em um texto permanente. Nesse casso do repertório, poderia deixar claro a data que a Ford retirou suas industrias do brasil e apresentando uma fonte para tal informação. Por fim, te recomendo pegar todas as redações nota 1000 dos últimos 2/3 anos e dar uma lida, pra vc ter uma ideia do que estou tentando dizer.

    E sobre seus dois parágrafos de desenvolvimento, senti falta de repertórios concretos, pois você está citando fatos econômicos e esse tipo de informação requer muito fontes confiáveis, para dar mais sustento ao seu argumento.

    E para finalizar, sobre sua redação, gostei que detalhada, mas ainda acho que faltou mais, por exemplo: na frase ”realizando medidas para atrair mais indústrias de produção no país”, que medidas são essas? a conclusão está aí para vc colocar em jogo essas medidas, tome cuidado com isso. :)

    No todo faltou um repertório concreto no seu texto. Procure vídeos no youtube sobre como usar repertórios.

    Parabéns, eu chutaria aí uns 500 até 600 pontos. Espero ter te ajudado e boa sorte!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.